Restauros
Em 1991, prosseguiram as obras de aprumamento da fachada Norte, tendo-se concluído a consolidação das paredes com microestacas. Procedeu-se também ao escoramento da fachada Este.
Prosseguiram as obras de conservação dos azulejos tendo-se procedido à consolidação de todos os azulejos do exterior com excepção dos da Galeria das Artes e Galeria dos Reis.
Foram feitas obras de conservação e renovação no palácio e em diversas dependências anexas.
Foi dado início à renovação total da instalação eléctrica do palácio.
Aquisições
Em 1991 foram adquiridos mais dois cadernos com manuscritos de Alcipe. Foram também adquiridas outras obras manuscritas e impressas relevantes para o estudo do Palácio Fronteira e das famílias Mascarenhas e Almeida Portugal.
Visitas Guiadas
Continuaram as visitas nos mesmos termos de 1987, mas a periodicidade passou a ser diária, de Segunda a Sábado. Continuaram a fazer-se os primeiros Domingos de cada mês a preços reduzidos.
Ciclos, Semanas, Colóquios e Encontros
Ciclo “A Experiência do Memorialismo”, concebido com uma periodicidade quinzenal, decorreu de 23 de Janeiro a 13 de Março, com a participação de António Alçada Baptista, Otelo Saraiva de Carvalho, António Seabra e Marcelo Duarte Matias, e Mário Soares (5 de Junho).
“I Semana sobre Filosofia e Ciência (Matemática, Biologia e Física)” constituída por palestras agrupadas 2 a 2, em 10, 11 e 12 de Junho, que contou com as seguintes participações: Tiago de Oliveira e António Marques, A. Bracinha Vieira e Filomena Molder, Carlos Fiolhais e Rosário Cruz, respectivamente.
“II Encontro sobre História da Azulejaria em Portugal (Da passagem para a monocromia seiscentista à Azulejaria Joanina)” em 21 e 22 de Junho, sob a orientação de Rafael Salinas Calado (Conselheiro Cultural) e de José Meco.
Encontro sobre “Casos de Restauro em Arquitectura Civil”, em 21 e 22 de Novembro, em que a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna apresentou, com a colaboração de Rafael Salinas Calado, Frederico George, Jorge Bastos e Miguel Tavares, os restauros em curso no Palácio Fronteira, (azulejaria, arquitectura e engenharia), para além de um breve historial dos restauros anteriormente efectuados. Convidou também a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e o Instituto Português do Património Cultural que apresentaram respectivamente, o restauro da cobertura do Teatro Nacional de São Carlos, e os restauros em curso no Palácio Nacional de Queluz.
Outras Actividades de Nossa Iniciativa
Exposição dos trabalhos de fim de ano das disciplinas relacionadas com Artes Plásticas da Universidade de Lisboa para a Terceira Idade (ULTI) de 8 a 13 de Julho.
Actividades em Colaboração com Outras Entidades
Concerto-Debate por ocasião do lançamento do primeiro CD do Miso Ensemble, em colaboração com este conjunto, em 18 de Dezembro.
Apoio a Actividades de Outras Entidades
Cedência da Sala das Batalhas para apresentação de um espectáculo concebido por um grupo de alunos da Faculdade de Motricidade Humana, para efeitos de avaliação, em 18 de Fevereiro.
Cedência da Sala das Batalhas para a apresentação de originais do pintor Eugeni Torrens. Trata-se de 22 edições de livros de prestígio com tiragem de 1 exemplar, iniciativa da Editora Preto No Branco, em 20 de Março.
Cedência da Sala das Batalhas para o Encontro “As Elites e o Poder” promovido pelo Instituto de Ciências Sociais em 18 e 19 de Abril.
Cedência da Sala das Batalhas para a realização da exposição de objectos maçónicos da Colecção Pisany-Burnay, de 28 de Junho a 3 de Julho, iniciativa da Grande Loja Regular de Portugal.
Cedência da Sala das Batalhas para a reunião da Assembleia Geral da Union des Associations Européennes de Demeures Historiques em 8 e 9 de Outubro.
Cedência da Sala das Batalhas para o Encontro “Aspectos da História Luso-Alemã” promovido pela Associação Luso-Alemã para a Ciência e Cultura em 28 de Outubro.
Cedência da Sala das Batalhas para a apresentação do livro Francisco Relógio com tiragem de 100 exemplares, iniciativa da Editora Preto No Branco, em 19 de Dezembro.
Cedência da Sala das Batalhas para a apresentação do livro Raquel Zagallo com tiragem de 100 exemplares, iniciativa da Editora Preto No Branco, em 20 de Dezembro.
Apoio ao primeiro CD do Miso Ensemble, quer pela garantia de aquisição de 200 exemplares, quer pela cedência da Entrada do Palácio Fronteira para gravação, no espaço para que foi concebida, da peça “Constelações – Homenagem a Alcipe” encomendada pela Fundação em 1989.
© 2021 Todos direitos reservados
© 2021 Todos direitos reservados