1992

Restauros

Foram finalmente concluídas as obras de aprumamento da fachada Norte. Consolidadas as paredes, procedeu-se à colocação de uma viga metálica sobre a qual se assentou uma estrutura também metálica da qual pende a estrutura em madeira da abóbada e na qual assenta a cobertura que foi isolada com tela asfáltica.

Foi concluída a renovação total da instalação eléctrica do Palácio.

Foram feitas obras de conservação e renovação no Palácio e em diversas dependências anexas, nomeadamente no nº 5 do Sítio do Barcal, cujo telhado foi inteiramente renovado e protegido com “onduline”.

 

Aquisições 

Em 1992 foi adquirido um lote de correspondência entre o 2º Marquês de Alorna e suas filhas. Continuaram a ser adquiridas outras obras manuscritas e impressas relevantes para o estudo do Palácio Fronteira e das famílias Mascarenhas e Almeida Portugal.

 

Visitas Guiadas 

Continuaram as visitas nos mesmos termos do ano anterior. 

 

Ciclos, Semanas, Colóquios e Encontros 

“Colóquio sobre a Crítica de Artes Plásticas”, em 11 e 12 de Fevereiro, sob Orientação de José Augusto França, Nuno Portas, Pedro Vieira de Almeida e Rui Mário Gonçalves.

Ciclo “O Conto Contado”, em que se procurou recuperar a tradição da literatura oral e da leitura em voz alta ao serão, concebido com uma periodicidade quinzenal, decorreu de 18 de Março a 3 de Junho, com a participação de escritores portugueses e brasileiros, docentes universitários, bons leitores em voz alta, contadores tradicionais de histórias, investigadores de literatura popular, antropólogos, críticos literários, actores, jornalistas, etc.

“III Encontro sobre História da Azulejaria em Portugal (Do Pombalino ao Romantismo)” em 8 e 9 de Maio, sob a orientação de Rafael Salinas Calado (Conselheiro Cultural) e de José Meco.

“Encontro sobre Mundos Alternativos na Literatura” em 11 e 12 de Dezembro, com Orientação de Maria Leonor Machado de Sousa, Filipe Furtado e Martin Kayman.

“II Semana sobre Filosofia e Ciência (Psicologia, História, Antropologia e Sociologia)” constituída por palestras agrupadas 2 a 2, com a participação de Leonel Garcia Marques, Branco Vasco, Isabel Matos Dias, António Hespanha, Carlos Silva, José Gil, Jorge Crespo, José Barata Moura e Manuel Vilaverde Cabral.

 

Outras Actividades de Nossa Iniciativa 

Publicação e lançamento em 26 de Maio da obra VISITAÇÕES DE ALCIPE do poeta Ivo Barroso.

 

Actividades em Colaboração com Outras Entidades 

Apresentação, em 11 de Abril, da versão encenada de concerto do 1º Acto da Ópera “King Philip of Macedon” de Roger Steptoe com libreto de Ursulla Vaughan Williams antecedido de uma série de canções dos mesmos autores, em co-produção com o British Council e TCC, Lda. Participaram o autor e a poetisa além de Anaester Neves, Jozic Koc, Octávio Neto e Lawrence Wallington.

Apresentação em 17 de Maio do espectáculo Danças Barrocas produzido por Ana Batarda, para efeitos de avaliação na Faculdade de Motricidade Humana, com o grupo Canora Turba.

Lançamento, em colaboração com a etiqueta MISO RECORDS, do 1º CD do grupo IDEFIX, que foi apoiado pela Fundação, e incluiu um pequeno concerto pelo grupo no dia 10 de Junho.

Concerto no dia 24 de Junho, com música das viagens portuguesas de quinhentos, pelo grupo “Concerto Atlântico”, dirigido pelo maestro Pedro Caldeira Cabral, integrado no ciclo “Os Portugueses e o Novo Mundo”, promovido pela Antena 2.

“Música Improvisada no Terraço do Palácio Fronteira”, série de concertos organizada por Sérgio Pelágio, em colaboração com os próprios músicos, dedicada à música improvisada do jazz à música clássica, passando pelo rock, organizada da seguinte forma: dia 12 Setembro – IDEFIX, dia 13 Setembro – JOSÉ PEIXOTO, dia 19 Setembro – MISO ENSEMBLE, dia 20 Setembro – PEDRO MADALENO GROUP, dia 26 Setembro – PLOPOPLOT POT, dia 27 Setembro – CONCERTO FINAL dos 17 músicos.

 

Apoio a Actividades de Outras Entidades 

Autorização gratuita para fotografar o Palácio Fronteira para a exposição sobre Azulejaria Portuguesa que a Fundação Calouste Gulbenkian fez no seu Centro de Portugal em Paris.

Cedência da Sala das Batalhas para o lançamento, em 5 de Fevereiro, do ROTEIRO DA FREGUESIA DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA editado pela Junta de Freguesia.

Cedência da Sala das Batalhas, Terraço e Jardins para o lançamento, em 19 de Maio, do livro “LA FRONTIERE” de Pascal Quignard, com reproduções de azulejos dos Jardins e Terraço do Palácio Fronteira e um importante estudo de José Meco sobre estes, edição conjunta em francês e português (“A FRONTEIRA” – tradução de Pedro Tamen), respectivamente das edições Michel Chandeigne e Quetzal.

Cedência da Sala das Batalhas, em 3 de Junho, para a Conferência de Imprensa de lançamento da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados