Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)
Não foi ainda possível, apesar de várias tentativas, obter o apoio do IPPAR para completar a recuperação dos interiores do Palácio.
Ainda assim procedeu-se a diversas obras de recuperação e restauro.
A Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais concluiu as obras de recuperação do Pombal e do Torreão NE do pátio da entrada.
Por sua conta a Fundação realizou as seguintes obras de recuperação: muro junto ao portão do pombal, obras diversas nos nº 2, 3, 5 e 9 do Sítio do Barcal, pequenas intervenções no jardim, deu ainda início a um plano anual de conservação de janelas com as janelas do pátio. Completou-se a limpeza e consolidação dos bustos do prolongamento da Galeria dos Reis e das estátuas do lago, procedeu-se ao restauro das balaustradas no jardim e no lago, no qual se deu também inicio à obra actualmente em curso de implantação de um sistema com vista à manutenção da água do lago, finalmente procedeu-se à recuperação das estátuas de Vénus e Marte do portão do pátio da entrada. Continuaram as intervenções com vista à conservação da azulejaria.
Assinale-se a atribuição do Prémio GECoRPA à firma “Lourenço, Simões & Reis, Lda.” pela sua intervenção no Palácio Fronteira.
Realizaram-se dois estágios, um de três meses e outro de seis meses, de duas alunas da Universidade Nova de Lisboa que incidiram no restauro dos painéis de azulejos do mês de Julho, Dialéctica e Rhectorica.
Em colaboração com a Escola de Recuperação do Património de Sintra realizaram-se as Provas de Aptidão Profissional que incidiram na conservação e restauro de nove estátuas de mármore e respectiva zona envolvente (vieira e balaustrada) situadas na Galeria das Artes, um berço em pau santo, duas credências douradas e uma harpa.
Procedeu-se finalmente ao restauro de algumas peças de mobiliário.
Em cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)
Património Referido na alínea a) do ponto 3 do artigo 4º dos estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)
Como sempre, foram facultados:
– acesso gratuito aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos, que seria fastidioso enumerar.
– autorização gratuita para fotografar os Jardins e Palácio para certos fins.
Entre as publicações de assinalar a referência à 4ª Marquesa de Alorna “Alcipe” no livro de Ana Vicente “As Mulheres Portuguesas Vistas por Viajantes Estrangeiros”, da Editora Gótica.
Foram oferecidas por D. José Mascarenhas e por D. Fernando Mascarenhas, respectivamente, uma espada tipo sabre com protecção de mão, contendo as Armas Reais de 1834, e uma espada de campanha, pertencentes ao Marquês de Fronteira, D. José Trazimundo Mascarenhas.
Com relevo ainda para este ponto, de salientar as diversas intervenções de Fernando Mascarenhas:
No dia 23 de Fevereiro, entrevista para a RTP1, programa “Pessoas” (ainda por difundir).
No dia 28 de Fevereiro, entrevista para a Agência Lusa sobre o Palácio Fronteira.
No dia 9 de Abril, participou como moderador na sessão de encerramento do ciclo de conferências relacionadas com o “Processo da Arquitectura”, organizado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. Esta sessão teve lugar no Edifício da União de Associações de Comerciantes de Lisboa, e estiveram presentes Elíseo Summavielle e Criner, tendo participado Ricardo Bak Gordon.
No dia 18 de Abril, participou como conferêncista no Encontro “Portas Abertas” no painel sobre “Jovens em movimento: Perspectivar o futuro com olhares no passado”, organizado pela Fundação Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Participaram neste painel: Fernanda Pinto Basto, como moderadora (Escola Profissional de Recuperação do Património), Inês Ferro (Directora do Palácio da Vila), Pedro Serra Lopes (Director do Parque de Sintra Monte da Lua) e Pedro Dias (ex-aluno da Escola Profissional de Recuperação do Património).
No dia 2 de Maio, apresentou uma conferência intitulada “A Estética e a Preservação do Património” na Escola Secundária S. Lourenço em Portalegre.
No dia 29 de Maio, entrevista para a revista “Point View” sobre o Palácio Fronteira.
No dia 29 de Novembro, apresentou uma conferência sobre “Alcipe” na Escola Secundária Marquesa de Alorna, em Almeirim.
(Ver na alínea C) do ponto 1 do artigo 4, os projectos de investigação).
Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral)
A Fundação iniciou as suas actividades com o Seminário sobre “A Nobreza Portuguesa Contemporânea e o Contexto da Nobreza Europeia”, que decorreu nos dias 11, 12 e 13 de Janeiro. Este Seminário contou com a participação da equipa de George Marcus (George Marcus, Diana Hill e James Faubion) e 3 especialistas europeus (Monique de Saint-Martin (França), Mariella Pandolfi (Itália) e Mikkel Venborg Pedersen (Dinamarca). No dia 11 de Janeiro a sessão foi reservada às pessoas intervenientes no projecto, com o seguinte programa: 1) Apresentação e Comentários aos Relatórios da equipa de George Marcus por membros da Nobreza Portuguesa que participaram no projecto, e respectiva discussão; 2) Apresentação de pequenos apontamentos autobiográficos por membros da Nobreza Portuguesa. No dia 12 de Janeiro este projecto foi apresentado aos docentes do Instituto de Ciências Sociais, nas instalações do referido Instituto. No dia 13 de Janeiro a sessão foi pública, com o seguinte programa: 1) Apresentação do Relatório sobre a Nobreza Portuguesa Contemporânea, por George Marcus e a sua Equipa (Diana Hill e James Faubion) e sua discussão; 2) Apresentação de comunicações sobre a Nobreza Europeia Contemporânea pelos referidos especialistas e debate sobre a Nobreza Portuguesa no Confronto com outras Nobrezas Europeias.
Nos dias 16, 18, 23,25 e 30 de Janeiro, 1 e 6 de Fevereiro, decorreu um Ciclo intitulado “Grandes Mestres do Desenho”, apresentado por Lagoa Henriques. Estas sessões incluíram a apresentação dos vídeos “Risco Inadiável” e abordaram os seguinte artistas: I sessão – Le Corbusier; II sessão – Rembrandt; III sessão – Matisse; IV sessão – Almada; V sessão – Sequeira; VI sessão – Picasso; VII sessão extraordinária de Homenagem a Frederico George, com apresentação do programa vídeo sobre S. Domingos de Benfica da série “Pare, Escute e Olhe” que inclui uma conversa de Lagoa Henriques com o homenageado.
Nos dias 13, 14, 15 e 16 de Fevereiro realizou-se um Ciclo de Música, no âmbito do protocolo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, em que se realizaram os seguintes concertos: em 13 de Fevereiro Jean-Michel Garetti (oboé) interpretou Britten e Telemann. Em 14 de Fevereiro Tatiana Afanasieva (violino) e Sofia Vinogradova (piano) interpretaram Bach. Em 15 de Fevereiro Dula Ceh (violino) e Evgueny Ozimkevitch (piano) interpretaram Beethoven e Grieg. Em 16 de Fevereiro Bruno Hiron (trompa) e Alexandra Simpson (piano) interpretaram Schumann, Dukas e J. Kofren.
Durante o mês de Março, decorreu o Ciclo “O Sermão Pregado”, dividido em três partes, cada uma das quais composta por dois sermões: Sermões ao Passado, em que foram lidos o Sermão de “Santo António aos Peixes” do Padre António Vieira, com leitura e comentário de Teresa Almeida, e o Sermão IX “Do Juízo Final” de Frei António das Chagas, com leitura e comentário de Aníbal Pinto de Castro; Sermões no Presente, em que foram oradores: Frei Mário Botas, O.P. com o Sermão “Livre Percurso Teológico sobre a Homossexualidade” e Padre José Luís Gonçalves da Costa com o Sermão “IV Domingo de Quaresma – O Filho Pródigo”; Sermões ao Futuro, em que foi apresentado o “Sermão sobre a Política” de Jorge Sampaio e o Sermão “Notas para uma Ética e uma Estética da Preservação do Património Cultural ” de Fernando Mascarenhas.
Com início em Maio e estendendo-se a Junho, teve lugar um curso intitulado “Das Origens da Faiança Portuguesa até à Faiança Pombalina”, por Rafael Salinas Calado.
Nos dias 15, 16, 17, 18 e 29 de Maio, decorreu o Ciclo de Música e Poesia – Sonetos de Luís de Camões, que constou na leitura integral e respectivos comentários, dos sonetos de autoria incontroversa, segundo a edição da I.N.C.M. da responsabilidade de Maria de Lourdes Saraiva. Nas sessões de Música, no âmbito do protocolo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, realizaram-se os seguintes concertos: em 15 de Maio Elena Dimitrieva (violino), Daniela Bobos Radu (violino), Zeng Lu (viola), Anne Hermant (violoncelo) e Nuno Silva (clarinete) interpretaram Brahms. Em 16 de Maio Pedro Neves (violoncelo) e Alexandra Simpson (piano) interpretaram Brahms, Messiaen e Chostakovitch. Em 17 de Maio James Dahlgren (violino), Tatiana Afanasieva (viola), Paul Wakabayashi (viola) e Paulo Gaio Lima (violoncelo) intrepretaram Borodine e Ligeti. Em 18 de Maio Ágnes Sarosi (violino) e Anna Tomasik (piano) interpretaram Bach e Beethoven. As sessões de Poesia deste deste ciclo contaram com a participação de: Ângela Pinto, Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Filomena Quadrado Silva, João Grosso, Maria Germana Tanger, Maria Luís Pinto, Teresa Lima e Vanda Anastácio (como leitores) e de Aníbal Pinto de Castro, Maria Vitalina Leal de Matos, Rita Marenoto e José Augusto Cardoso Bernardes (como comentadores).
No Mês de Junho, teve lugar um Mini Ciclo sobre “Restauro Arquitectónico, dividido em 3 sessões que contaram com a participação de: Victor Mestre com o tema “Intervir para Conservar e Usufruir – Uma Práctica entre Conceitos”, Sérgio Infante com o tema “Autenticidade e Reversibilidade na Recuperação Arquitectónica” e Francisco Gentil Berger com o tema “O Restauro e Remodelação do Palácio do Correio-Mor em Loures”.
Em 21 de Junho realizou-se a “Festa do I Solstício do Milénio, cujo programa descrevemos: 18h00 – Aperitivos – Grupo de Sopros da Sociedade Filarmónica Ferreirense e Jogos Tradicionais; 20h00 – Teatro, adaptação de Sonho de uma Noite de Verão de William Shakespeare, pelo grupo de teatro “Fatias de Cá” (Tomar); 21h00 – Bufete; 22h00 – Poesia de e por Maria Teresa Horta com apontamentos de guitarra e Flauta; 22h30 – Orquestra das Harmónicas de Ponte de Sor; 23h00 – Poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen por Isabel Cardigos com apontamentos de Guitarra e Flauta. Actuou também o acordeonista Bruno Gomes; 23h30 – Poesia de Ana Hatherly por Pedro Sena Lino com apontamentos de guitarra e flauta; 24h00 – Apontamento de Fogo de Artificio.
Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, decorreu o Encontro “O Século Romântico”, orientado por Clara Rocha, Fátima Freitas Morna e Paula Morão. Foram apresentadas comunicações por Abel Barros Baptista, Clara Rocha, Eduíno de Jesus, Ernesto Rodrigues, Fátima Freitas Morna, Fernando Catroga, Gustavo Rubim, Helder Garmes, Helena Buescu, Isabel Pires de Lima, Isabel Rocheta, Joaquim Feio, José Augusto França, Jorge Trindade, Luiz Francisco Rebello, Maria de Lurdes Ferraz, Maria João Reynaud, Maria Lúcia Lepecki, Ofélia Paiva Monteiro e Paula Morão. Integrados neste Encontro realizaram-se nos dias 15 e 16 Recitais de Poesia com a participação de Pedro Sena-Lino e Fernando Mascarenhas; a 16 realizou-se um Recital de Música com Luísa Sawaya (canto) e Alexandra Torrens (piano).
Nos dias 17, 19, 24 e 26 de Outubro, decorreu o curso intitulado “Iniciação à Música Barroca”, com orientação de Rui Vieira Nery.
Nos dias 20, 21, 22 e 23 de Novembro, decorreu o Ciclo de Música e Poesia, que constou na leitura de poemas de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. Nas sessões de Música, no âmbito do protocolo com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, realizaram-se os seguintes concertos: em 20 de Novembro Janete Santos (flauta) e Savka Konjikusic (piano) interpretaram G. Hue, E. Bozza, G. Tailleferre, A. Honegger e G. Enescu. Em 21 de Novembro Nuno Miguel Silva (clarinete) e Anna Tomasik (piano) interpretaram Schumann, Stravinsky, J. Frainçaix e Brahms. Em 22 de Novembro Du Xuan (violino) e Alexandra Simpson (piano) intepretaram Mozart, Paganini, Wieniawski e Brahms. Em 23 de Novembro Liviu Scripcaru (violino) e Sofia Vinogradova (piano) interpretaram Paganini, Massenet, H. Wieniawski, G. Boulanger, G. Enescu e T. Vitali. As sessões de Poesia contaram com a participação de Diogo Bento, Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino.
Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural)
Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições pontuais de livros; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação.
Projectos de Investigação
Seguidamente referem-se três projectos autónomos relevantes para a alínea b) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer das alíneas do ponto 3 dos Estatutos.
Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna
Em Julho de 2001 deu-se início ao 2º projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com vista à Edição Crítica da Marquesa de Alorna, estando em curso a transcrição da respectiva correspondência.
Procedeu-se também à pesquisa de fontes impressas de relatos de viajantes contemporâneos da Marquesa de Alorna a fim de encontrar referências da sua pessoa. Este trabalho foi executado por um jovem mestrando em História que fez um estágio de nove meses, em condições especiais, graças à colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional – Centro de Emprego de Benfica.
Projecto – Sala das Batalhas
Em Março deu-se início ao projecto de investigação multidisciplinar (História, História Arte, História Social, História Militar, etc.), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo-se produzido o documentário “As Batalhas” de Álvaro García de Zúñiga para o qual se procederam a entrevistas com os diferentes especialistas envolvidos no projecto.
Projecto – A Nobreza em Portugal
O Relatório de George Marcus foi publicado em versão portuguesa no Boletim nº 3 (2001) da Associação da Nobreza Histórica de Portugal.
Prosseguiu a troca de correspondência entre George Marcus e Fernando Mascarenhas com vista à preparação de um volume a publicar.
Projectos em Colaboração com outras Entidades
Projecto de Educação Ambiental e Projecto Janelas Abertas
Ver Relatório em anexo.
Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor
No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor tiveram lugar este ano as seguintes actividades que decorreram na Biblioteca Municipal Calouste Gulbenkian dessa cidade:
A 20 de Janeiro, conferência intitulada “Arte e Verdade – Considerações sobre a Pintura” por Celestino Froes David, e inauguração da exposição de pintura e desenho de José Lamas.
A 17 de Fevereiro, conferência intitulada “Alves Reis – um precursor da globalização”, por Francisco Teixeira da Mota, e inauguração da exposição de gravura e serigrafia intitulada “25 Anos de Gravuras” de Filipe Rocha da Silva.
Em 17 de Março, conferência sobre “Escultura Barroca em Portugal” por Teresa Vale, e inauguração da exposição de azulejos e pintura a óleo de Florence Patte.
A 7 de Abril, conferência de Teresa Almeida intitulada “Subversão e Desencanto na Obra de Mário de Carvalho”, e inauguração da exposição de fotografia de Camille Hermant intitulada “Tirada da Cortiça – Torre das Vargens 2000”. Esta exposição contou com o apoio do Institut Franco Portugais.
A 4 de Maio, inauguração da exposição de pintura e objectos em papel de Ward Janssen e Catherine Henke intitulada “Uma Realidade Separada”, precedida de uma conferência de António Cruz de Carvalho sobre “Agricultura Biológica”.
Protocolo com a Câmara Municipal de Monforte
No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Monforte tiveram lugar este ano as seguintes actividades, que decorreram na Galeria Municipal dessa cidade:
A 22 de Fevereiro, inauguração da exposição de pintura e desenho de José Lamas.
Protocolo com a O.M.L.
Ver Ciclos de Música e Música e Poesia na alínea B) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos.
Outras Actividades em Colaboração
No dia 31 de Janeiro, cedência do Palácio Fronteira para as filmagens do documentário “Filhos do Vento” sobre o Cavalo Lusitano, para o Grupo Lisboa Filmes, em que foram filmados alguns painéis de azulejos da Sala das Batalhas e Jardins.
Em 2 de Março, decorreu a récita do espectáculo “Ligações Perigosas” de Chordelos de Laclos, pelo grupo de teatro “Fatias de Cá” (Tomar).
No dia 5 de Abril, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro de Ana Vicente “As Mulheres Portuguesas Vistas por Viajantes Estrangeiros”, da Editora Gótica.
Nos dias 4, 11 de Maio, 1, 15, 22, 29 de Junho, 20, 27 de Julho, 3, 10, 17 e 31 de Agosto, cedência do Palácio Fronteira e Jardins para a realização da peça “Ligações Perigosas” de Chordelos de Laclos, pelo grupo de teatro “Fatias de Cá” (Tomar).
Nos dias 5, 26, 29 de Maio, 2 de Junho, 22 de Setembro e 20 de Outubro, realizaram-se visitas guiadas ao Palácio Fronteira e Jardins por José Meco a alunos da Study Journeys.
Nos dias 5, 7, 10 e 14 de Maio, realizaram-se visitas guiadas aos Jardins do Palácio Fronteira por João Mateus a alunos do Instituto Superior de Novas Profissões e da Universidade Moderna.
Nos dias 20, 29 e 31 de Maio, realizaram-se visitas guiadas ao Palácio Fronteira e Jardins por Marieta Dá Mesquita a alunos da Faculdade de Arquitectura.
No dia 26 de Maio, cedência do Palácio Fronteira ao Instituto Superior Técnico, para uma visita de 30 alunos e apresentação de uma conferência sobre o tema “Recuperação de Jardins Históricos”, integrado no Curso de Recuperação e Valorização de Edifícios e Conjuntos Históricos.
No dia 30 de Maio, cedência do Palácio Fronteira para a realização do Encontro “Diálogos com Eça no Novo Milénio”, organizado pela Universidade Aberta.
No dia 2 de Junho, realizou-se uma visita guiada por Maria do Carmo Ribeiro Corrêa a alunos do SENFIC.
Em 29 de Junho, cedência da Sala das Batalhas à Escola de Música do Conservatório Nacional para a apresentação da ópera “Dido & Eneias” de Henry Purcell.
No dia 25 de Julho, cedência do Palácio Fronteira para as filmagens de um CD-ROM para a divulgação do Património da Área Metropolitana de Lisboa.
No dia 11 de Setembro, lançamento da exposição de fotografia de Camille Hermant intitulada “Tirada da Cortiça, Torre das Vargens 2000”, em colaboração com o Instituto Franco Português, e realizada nas instalações do referido Instituto.
No dia 2 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para a apresentação e discussão das Provas de Aptidão Profissional dos alunos finalistas das áreas de madeiras e cantarias da Fundação Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, e que teve a participação de Filipe Benjamim Santos como Júri das Provas.
A 5 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas à Fundação Calouste Gulbenkian para a realização de um concerto integrado nas XXII Jornadas Gulbenkian de Música Antiga (As cordas na música antiga).
No dia 23 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro de Aníbal Pinto de Castro “Eça de Queirós – da realidade à perfeição da fantasia”, dos C.T.T..
No dia 30 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro de Nuno Júdice “Cartografia de Emoções”, das Edições D. Quixote.
No dia 7 de Novembro, em colaboração com a Embaixada do Brasil, realizou-se um recital de flauta e piano de António Carrasqueira e Maria José Carrasqueira.
No dia 29 de Novembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro de Pedro Tamen “Retábulo das Matérias (1956-2001), da Editora Gótica.
No dia 6 de Dezembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro de Fernanda Prim “Brincar com Música”, do Instituto de Inovação Educacional.
Relatório de Actividades do Projecto de Educação Ambiental
referente ao ano de 2001
Neste Relatório apresentamos o número de participantes e as actividades desenvolvidas no âmbito da educação ambiental em 2001, referentes aos projectos Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira (DJPF) e Janelas Abertas (JA).
Grau de Escolaridade | DJPF | JA |
Pré-escolar | 20 | 0 |
1º Ciclo | 411 | 763 |
2º Ciclo | 70 | 256 |
3º Ciclo | 0 | 536 |
Secundário | 0 | 365 |
Animações | 0 | 0 |
Ateliers | 0 | 28 |
Professores e Educadores que acompanharam os grupos | 0 | 145 |
Visitantes para conhecer o projecto de Educação Abiental | 44 |
Total de alunos projecto Descobrir Jardins Palácio Fronteira 501
Total de alunos projeto Janelas Abertas 1948
Total alunos dois dois projectos 2449
Total de professores/visitantes par conhecerem projetctos 238
Número Total de visitantes 2867
No que se refere ao projecto Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira continuámos a receber grande número de solicitações, sobretudo do primeiro ciclo, conforme é possível observar no mapa. Devido ao facto de este ano estarmos já a trabalhar em pleno no projecto Janelas Abertas, houve a necessidade de recusar vários pedidos de visita do 1º e 2º ciclos, salvaguardando assim os horários necessários para este segundo projecto. Pelo mesmo motivo não se efectuarem animações nem Ateliers, razões pelas quais, os números de visitantes do Projecto DJPF são muito inferiores aos verificados em 2000.
O Pré-escolar foi também uma faixa etária que continuou a interessar-se por visitar os jardins do Palácio, ao que não foi possível aceder pelas razões já acima mencionadas. Abriu-se uma excepção para a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, com a qual temos trabalhado regularmente.
Manteve-se a tendência já observada nos anos anteriores, da ausência de solicitações do 3º ciclo e secundário para este projecto.
Quanto ao projecto Janelas Abertas trabalhámos com as seguintes Instituições:
– Colégio tutelado pelo Ministério da Justiça.
– Colégio tutelado pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social.
– Instituto do Centro Regional da Segurança Regional de Lisboa.
– Juntas de Freguesias e Centros Paroquiais.
– Cooperativa de Solidariedade Social.
– Escolas de Ensino Oficial.
Neste ano demos continuidade ao trabalho com o Centro Educativo Navarro Paiva, Instituição tutelada pelo Ministério da Justiça, que acolhe jovens com comportamentos delinquenciais e problemáticas psicopatológicas. Mantiveram-se as sessões com os alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico iniciadas no primeiro trimestre do ano lectivo 2000/2001. Por se terem verificado melhorias evidentes tanto nas aprendizagens como em termos de comportamento nestes jovens, o corpo docente e directivo desta instituição solicitou-nos que incluíssemos neste programa um grupo de alunos do primeiro ciclo.
No último trimestre de 2001 as sessões passaram a ter uma periodicidade semanal, para minorar as dificuldades de aprendizagem verificadas nesta população escolar. De facto, e em conformidade, com o parecer do corpo docente, verificou-se uma melhoria em termos de comportamento e de aquisição de conhecimentos, o que nos leva a crer que esta estratégia foi bem sucedida.
Ainda em 2001 reunimos com a nova directora pedagógica desta instituição e obtivemos uma grande abertura para conciliar o nosso trabalho com os currículos escolares. Foram-nos fornecidas as temáticas que mais interesse teriam para trabalhar com estes jovens, constituindo assim uma mais valia para o seu desenvolvimento escolar. Elaborámos várias fichas, como por exemplo de identificação física e psicológica dos jovens, sobre as Estações do Ano e acerca da União Europeia. Foi possível motivar os jovens para pesquisas mais aprofundadas sobre o último assunto, uma vez que constituía o tema principal da exposição que realizaram no final do 1º período escolar no seu espaço escolar.
Fomos solicitados pelo corpo docente do Centro Educativo Navarro Paiva, para realizarmos um conjunto de 10 sessões, com o objectivo de, alguns casos, iniciá-los na utilização do computador enquanto ferramenta de trabalho, e em outras situações aperfeiçoar conhecimentos.
Este trabalho suscitou grande interesse neste grupo etário (com uma média de idade superior a quarenta), pela aprendizagem e manuseamento de novas tecnologias, uma vez que constataram a possibilidade real de aplicarem os conhecimentos adquiridos à sua vida profissional e pessoal, simplificando as suas tarefas. Por este motivo solicitaram-nos mais um conjunto de 10 sessões de trabalho. Por outro lado esta aprendizagem reflectiu-se de forma positiva nas actividades com os jovens, pois alguns destes docentes já conseguem acompanhar e prestar esclarecimentos aos alunos nas sessões de trabalho.
Em 2001 trabalhámos regularmente com outras instituições que apoiam crianças e jovens em risco. Estes institutos, que seguidamente caracterizamos, recebem jovens e adultos com patologias, quer a nível físico e/ou mental, e problemas de ordem familiar e/ou social.
A casa do Lago, uma instituição do Instituto de Solidariedade e Segurança Social, destinada a acolher crianças e jovens em regime de internato pelo facto de a sua situação familiar não lhes permitir um normal desenvolvimento pessoal e social.
Das sessões realizadas com o Colégio Casa do Lago foi possível verificar que estes jovens revelam uma grande instabilidade em termos de comportamento e estão pouco motivados para qualquer tipo de aprendizagem, mesmo quando não se prende com os currículos escolares. A nossa dificuldade em trabalhar com estes jovens foi acrescida pelo monumento que se viveu naquela instituição, a transição da tutela do Ministério da Justiça para a Segurança Social. Esta mudança implicou a alteração dos corpos dirigentes e da grande maioria dos funcionários, bem como a passagem de um regime fechado para um regime aberto. Registou-se igualmente uma grande mobilidade de jovens entre instituições, o que dificultou a sua assiduidade neste projecto.
O Instituto Adolfo Coelho pertence ao Centro Regional de Segurança Social de Lisboa. Um dos seus objectivos é integrar jovens com limitações, quer físicas quer mentais, que condicionam a aprendizagem dos currículos escolares. Para minorar esta dificuldade o Instituto apoia os jovens que frequentam as escolas da sua zona, disponibilizando-lhes “Currículos Alternativos”, “Iniciação Pré-Profissional”, “Actividades Ocupacionais” e um programa de “Extensão Comunitária”.
Estes jovens bem como os docentes que os acompanhavam, revelaram um grande interesse por este tipo de actividade, cumprindo os alunos na totalidade as propostas de trabalho que apresentámos.
No terceiro trimestre colaboramos com a instituição RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social que promove Acções de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Dificuldades de Integração, portadoras de Doença Mental ou Deficiência. As actividades com este instituto foram organizadas em sessões de trabalho com uma periodicidade semanal, decorrendo durante os meses de Setembro e Outubro.
Para além das parcerias referidas, realizaram-se visitas com os alunos do Ensino público e privado. Nesta actividade e tendo em conta que os alunos vêm a uma só sessão, são utilizados guiões que exploram temáticas que vão desde a História do Palácio, a História de Portugal, espécies vegetais e animais e temas de interesse para a educação ambiental. Para completar estes guiões é sugerida a pesquisa na Internet, a consulta de Enciclopédias digitais e a descoberta de elementos do próprio jardim. Depois de concluídos são impressos recebendo cada aluno o seu exemplar.
Foi necessário proceder à elaboração de novos guiões, mais curtos e simplificados, uma vez que recebemos jovens de diferentes níveis etários e por vezes com reduzidos níveis de aprendizagem.
Inseridas no período de férias escolares realizámos também neste mês quatro sessões com instituições diversas, como Juntas de Freguesia e Centros Paroquiais, que dinamizam actividades para Ocupação de Tempos Livres.
O interesse suscitado pelo projecto Janelas Abertas junto das camadas mais jovens, fez com que introduzíssemos na visita do projecto Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira, uma componente nova. Após a visita aos jardins os jovens são chamados a elaborar uma pequena pesquisa na Internet sobre alguns animais, espécies vegetais e factos relacionados com a História de Portugal ou do Palácio, questões essas que são abordadas durante o percurso no jardim. As crianças têm revelado uma grande motivação e facilidade para a aprendizagem no que diz respeito às novas tecnologias. Registe-se que esta população é constituída maioritariamente por alunos das escolas oficiais, cujo acesso a estes equipamentos é pouco frequente.
Constava do plano de actividades do projecto Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira desde o início, a realização de Ateliers temáticos relacionados com as datas festivas. Optou-se por não realizar estas actividades em 2001, uma vez que era necessário disponibilizar maior número de sessões para o projecto Janela Abertas. Como acontecera em anos anteriores recebemos muitas solicitações para a realização deste tipo de actividade, razão pela qual se optou por associar as novas tecnologias de que agora dispomos para a concretização de um Atelier de Natal.
Neste atelier foi pedido às crianças que pesquisassem o Clipart imagens relacionadas com o Natal, com as quais elaboraram um postal, onde depois de impresso foram realizadas colagens com desperdícios recolhidos do jardim.
Ficou demonstrado o interesse por parte dos professores neste tipo de actividades, razão pela qual pensamos preparar novos Ateliers, para o próximo ano.
Elaborou-se um novo folheto de divulgação em colaboração com a Microsoft, que foi enviado em Setembro por mailing para os estabelecimentos de ensino do segundo ciclo, do terceiro ciclo e do secundário, a nível nacional.
Após contactos telefónicos com várias associações de professores, para divulgação do projecto Janelas Abertas, foi publicada informação nos boletins da Associação dos Professores de Português, Associação dos Professores de Sintra e a Associação Nacional dos Professores de Biologia e Geologia.
A Microsoft e a Fundação apresentam o projecto Janelas Abertas à Imprensa no dia 19 de Setembro. Esteve presente um grupo de alunos do Centro Educativo Navarro Paiva, que realizaram uma sessão de trabalho na presença dos jornalistas, dando assim início às actividades referentes ao ano lectivo 2001/2002.
Total de alunos Janelas Verdes 254
Total de professores 162
Número Total de visitantes 416
Número Total de visitantes dos dois projectos 3539
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