Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)
No ano de 2012 a Fundação realizou as seguintes obras de recuperação:
– Reparação e pinturas do quarto e casa de banho do 1º andar do Palácio Fronteira.
– Continuação das obras de conservação e manutenção permanentes que o palácio necessita.
– Restauro de algumas peças de mobiliário e continuação do programa de inventariação, prevenção e manutenção de mobiliário do palácio.
– Recuperação das caixilharias e telhado dos anexos da moradia nº 2.
– Grandes obras de intervenção nas casas nº 5, 7 e 9.
– Intervenções de manutenção dos jardins.
– Replantações no jardim do laranjal.
– Intervenções de restauro e assentamento de azulejos que se encontravam em risco de queda no corredor de acesso à Sala dos Painéis, na fachada nascente, na parede exterior junto à capela. Foram ainda intervencionados os azulejos dos painéis dos meses de Maio, Julho e Agosto, o Painel de Pan, bem como alguns azulejos dos painéis dos signos Peixes, Caranguejo e Capricórnio e dos bancos do jardim.
– Elaboração de candidatura ao «Prémio Villalva» para recuperação e restauro da pintura e estuques da parte do tecto da Sala dos Painéis que se encontra por tratar.
Em Cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)
Património Referido na alínea a) do ponto 3. do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)
Como sempre, foi facultado:
– o acesso gratuito, e por vezes guiado, aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos.
– a autorização gratuita para a utilização da imagem dos Jardins e Palácio para fins não comerciais.
Foram adquiridos durante o exercício de 2012:
– Um Manuscrito de 1685 (Escritura de Dote da Condessa de Coculim).
– Um Manuscrito do Séc. XVIII (Carta da Marquesa de Távora a sua filha).
Este último manuscrito foi adquirido pela Fundação graças à generosidade de Vanda Anastácio, que das verbas que tinha a receber por ministrar o Curso/Grupo de Leitura sobre o livro “As Luzes de Leonor” e pelo Curso “A Marquesa de Alorna”, prescindiu de uma parte.
Foi oferecido por Ana Mascarenhas:
– Acordão de Despacho sobre os Marqueses de Távora, de 12 de Janeiro de 1759.
Com relevo ainda para este ponto são as diversas intervenções de Fernando Mascarenhas, designadamente:
A 22 de Fevereiro, entrevista (ver alínea C) do ponto 1. Do artigo 4 dos estatutos (promover a investigação, criação artística e a formação cultural), Outras Actividades em Colaboração).
A 20 de Setembro, entrevista (ver alínea C) do ponto 1. Do artigo 4 dos estatutos (promover a investigação, criação artística e a formação cultural), Outras Actividades em Colaboração).
No dia 28 de Setembro, a convite da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, participou como moderador no Painel III – “Viagem entre Textos. Representações do Feminino”, no Colóquio Textos em Viagem, Viagem entre Textos realizado nos dias 27 e 28 de Setembro, na Sala D. Pedro V da FLUL, em Lisboa. Este painel contou com a participação de Marília Martins Gil e Vanda Anastácio que apresentaram comunicações sobre as traduções da 4ª Marquesa de Alorna.
De destacar ainda:
No dia 6 de Setembro, entrevista de Pedro Cassiano Neves (ver alínea C) do ponto 1. Do artigo 4 dos estatutos (promover a investigação, criação e a formação cultural), Outras Actividades em Colaboração).
De destacar também as diversas intervenções de Vanda Anastácio, designadamente:
Nos dias 20 e 21 de Janeiro, participação na “Annual Conference of the Dutch-Belgian Society for Eighteenth-Century Studies” dedicada ao tema Centre and Periphery in the Enlightenment, que teve lugar em Groningen, na Holanda, com a comunicação: «Looking back at eighteenth-century European cultures: How peripheral are peripheries?».
Nos dias 1 e 2 de Março, ao abrigo do Protocolo de Cooperação com o Centro de História do Banco Espírito Santo, co-organizou, integrou a Comissão Científica e participou no Colóquio com a comunicação: «Os Livros de Fronteira e a biblioteca de Alcipe» (ver alínea B) do ponto 3. Do artigo 4 dos estatutos (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).
Entre 30 de Abril e 4 de Maio, leccionação do Seminário de 1 crédito (10 horas lectivas) intitulado Portuguese Women Writers (XVI-XVIIIth Centuries) com ênfase na obra e na actuação da 4ª Marquesa de Alorna leccionado no programa de Doutoramento em Hispanic and Luso-Brazilian Studies, a convite do Graduate School and University Center da City University of New York (N.Y., E.U.A.).
Nos dias 6 a 8 de Junho, participação no X Congresso Internacional História de la Cultura Escrita subordinado ao tema Espacios y formas de la escritura epistolar en el área Románica (ss XIV a XX) que teve lugar na Universidade de Alcalá de Henares com o apoio da Casa se Velazquez, com a comunicação «Entre líneas. Función e intención en la correspondência de Doña Maria Ana Victoria de Bourbon (1718-1781)».
De 21 a 31 de Junho, organização do workshop «Communities and Connectivities: Iberian Considerations» com Lisa Vollendorf e Nieves Romero Diaz na Conferência Internacional Attending to Early Modern Women: Remapping Routes and Spaces que teve lugar na UWM School of Continuing Education Milwakee, Wisconsin).
Nos dias 5 a 7 de Julho, participação no Congresso Internacional Escritoras entre Rejas. Cultura Conventual feminina en la España Moderna, organizada pelo Grupo BIESES na Universidad Nacional de Educación a Distancia, que teve lugar em Madrid, com a Conferência plenária «Detrás de las rejas y sin professar. Reflexiones sobre algunos aspectos de la cultura feminina en âmbito conventual».
Nos dias 27 a 29 de Agosto, participação no Colóquio Internacional A circulação transatlântica dos Impressos – Conexões, que teve lugar no Auditório Paulo Emílio na ECA-Universidade de São Paulo (USP) com a comunicação intitulada «Pensar os livros da Marquesa de Alorna (1750-1839)».
De 3 a 8 de Setembro, leccionação do Curso/Grupo de Leitura (ver alínea B) do ponto 3. Do artigo 4 dos estatutos (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).
Entre os dias 19 e 21 de Setembro, participação no Training School realizado no âmbito da Acção COST IS901 Women Writers in History sobre «Manuscripts Reception and description» que teve lugar em Madrid, na UNED.
Nos dias 27 e 28 de Setembro, participação no Colóquio Textos em Viagem, Viagem entre Textos que teve lugar na FL-UL, no âmbito do projecto «Bibliotecas e formação do cânone» com a comunicação intitulada «A Marquesa de Alorna tradutora do Inglês» (Mesa com moderação de Fernando Mascarenhas).
Entre 29 e 31 de Outubro, participação no Seminário Educar los sentimentos y las costumbres: una mirada desde la história que teve lugar em Valência, na UIMP (Universidad Internacional Menéndez Pelayo, com a conferência: «La educacion de los sentimentos y las costumbres femininas: el punto de vista del 2º Marqués de Alorna (1726-1802)».
Nos dias 9 e 10 de Novembro, participação no Colóquio internacional Rapports hommes / femmes dans l’Europe moderne: Figures et paradoxes de l’enfermement que teve lugar em Montpellier, na Universidade Paul-Valéry, com a comunicação: «Figurations de l’enfermement dans la correspondance de Marie Anne Victoire de Bourbon, reine du Portugal (1718-1781)».
Nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de Novembro, leccionação do Curso (ver alínea B) do ponto 3. Do artigo 4 dos estatutos (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).
Entre as publicações assinala-se as referentes ao Palácio Fronteira e à 4ª Marquesa de Alorna “Alcipe”, também por Vanda Anastácio:
– «A Biblioteca do Palácio Fronteira e a Biblioteca de Alcipe» Páginas a&b Arquivos e Bibliotecas, Lisboa, série 2, nº 9, 2012, pp. 109-120 (ISSN: 0873-5670-0208).
– «Livros, Leitores e Bibliotecas. Breve apontamento sobre o mundo dos «Livros de Fronteira» Euphrosyne, vol. XL, Nova série, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2012, pp. 409-414. (ISSN: 0870-0133).
– «Escrever para o Futuro: tempo e duração nas estratégias autorais da Marquesa de Alorna (1750-1839)» in.: Carlos Reis, Maria Helena Santana e José Augusto Cardoso Bernardes (orgs.) Uma Coisa na Ordem das Coisas. Estudos para Ofélia Paiva Monteiro, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, pp. 609-618.
– «Written in Prison » in. : João Dionísio (ed.) Private do (not) enter. Personal writings and textual scholarship, Variants, nº 8, Rodopi, 2012, pp. 43-56 (ISSN 1573-3084).
– «O que é uma autora? Reflexões sobre a presença feminina no campo cultural luso-brasileiro antes de 1822», A Matraga, Rio de Janeiro, UERJ, vol. 18, Julho/Dezembro, 2011 [publicada em 2012], pp. 215-224. (ISSN: 1414-7165).
– «Nota de investigação sobre a Marquesa de Alorna (1750-1839) e o Brasil» Navegações: Revista de Cultura e Literaturas de Língua Portuguesa, vol. 5, nº 1, 2012, pp. 68-72 http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/navegacoes/article/viewFile/11080/7605.
Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral)
A actividade da Fundação em 2012 iniciou com o Grupo de Leitura sobre Romance Francês do Séc. XIX. As 5 sessões realizaram-se nos dias 18 de Janeiro, 1 e 15 de Fevereiro, 14 de Março e 4 de Abril, e foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Vermelho e Negro” de Stendahl, “A Dama das Camélias” de Alexandre Dumas Filho, “A Mulher de Trinta Anos” de Honoré Balzac, “Madame Bovary” de Auguste Flaubert e “O Horla” de Guy Maupassant, e contou com a participação, como comentadores, respectivamente, Helena Buescu, Kelly Basílio, Teresa Almeida, Maria Alzira Seixo e José Gabriel Pereira Bastos. Foram, em cada sessão, visionados, respectivamente o filme “Le Rouge et le Noir (1ère époque e 2éme époque), de Claude Autant-Lara, a ópera “La Traviata” de Verdi, Orchestra & Chorus of the Royal Opera House Convent Garden, dirigidos por Sir Georg Solti e o filme “Madame Bovary” de Vicente Minnelli.
Com início em Janeiro até Junho, todas as segundas-feiras, realizaram-se os Torneios de Bridge do Palácio Fronteira. A partir de Setembro até Dezembro de 2012, os Torneios de Bridge passaram a realizar-se mensalmente, na quarta 2ª feira de cada mês. Nos dias 7, 9, 14, 16, 23 e 28 de Fevereiro, realizou-se o curso “História dos Estuques Decorativos”, ministrado por Isabel Mendonça.
Nos dias 1 e 2 de Março, realizou-se o colóquio “Tratar, Estudar, Disponibilizar – um futuro para as Bibliotecas Particulares”, com comissão organizadora de Inês de Ornellas Castro (Universidade Nova de Lisboa), Carlos Alberto Damas (Centro de História do Banco Espírito Santo) e Vanda Anastácio (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e comissão científica de Aires Nascimento (Universidade de Lisboa) e Artur Anselmo (Universidade Nova de Lisboa) e Vanda Anastácio (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Foram apresentadas comunicações de: Aires Nascimento, António Ramalho, Artur Anselmo, Cristina Domingues, Isabel Cepeda e Leonor Antunes, João Luís Lisboa, José Pacheco Pereira, Luiz Fagundes Duarte, Luiza Braga de Macedo, Manuela Delille, Marcello Moreira, Márcia Abreu, Margarida Cunha, Patrícia Gomes, Teresa Payan Martins, Tiago dos Reis Miranda e Vanda Anastácio. Este colóquio realizou-se ao abrigo do Protocolo de Cooperação entre o Centro de História do Banco Espírito Santo e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (3 de Fevereiro de 2011), tendo também contado com as parcerias da Academia de Ciências de Lisboa, o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa e o Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e os patrocínios do Hotel Tivoli e Novabase.
Nos dias 6, 8, 15 e 20 de Março e 17 de Abril, realizou-se o XII Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Séc. XX – Geração de 61, que constou no seguinte programa: I – Gastão Cruz; II – Casimiro de Brito; III – Fiama Hasse Pais Brandão; IV – Luísa Neto Jorge e V – Maria Teresa Horta. Estas sessões contaram com a participação de, respectivamente, Paula Morão, Casimiro de Brito, Nuno Júdice, Fernando J. B. Martinho e Ana Luísa Amaral (como comentadores) e Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Teresa Albuquerque e Vanda Anastácio (como leitores). Os recitais de música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 6 de Março realizou-se o recital de canto e piano de Maria João Sousa (soprano) e Marta Manuel (piano), que interpretaram obras de Richard Wagner, Gabriel Fauré, Pauline Viardot, Léo Delibes, Charles Gounod, Jacques Offenbach, Gioachino Rossini, Gaetano Donizetti e Giacomo Puccini. No dia 8 de Março realizou-se o recital de piano de Domingos-António, que interpretou obras de Robert Schuman, Frédéric Chopin e Franz Liszt. No dia 15 de Março realizou-se o recital de canto, piano, flauta, bandolim e trompete pela Academia dos Renascidos (Alberto Pacheco (tenor), Andréa Luisa Teixeira (piano e flauta), David Cranmer (piano), Mário Trilha (piano), José Grossinho (Guitarra e bandolim), André Santos (guitarra) e Rui Magno Pinto (trompete), que interpretaram obras de Aleixo Botelho de Ferreira, António Carlos Jobim/Vinícius de Moraes, António Luís Miro/Almeida Garrett, António Teixeira/Ântonio José da Silva (o Judeu), Augusto Machado, Carlos Gomes/Almeida Garrett, Edmundo Vilani Cortes, Furtado Coelho/Bulhão Pato, Henrique Lopes Mendonça, Januário da Silva Arvelos/António Batista Tomás de Aquino e Marcos Portugal. No dia 20 de Março realizou-se o recital de canto e piano de Emília Urwintea (soprano lírico) e Joe Coronado (piano), que interpretaram obras de H. Villa-Lobos, Francisco de Lacerda, J. Croner Vasconcelos, Francisco de Lacerda, Rudolf Sieczyns, Artur Santos, Cesare Cesarini, Ern. De Curtis/G. B. de Curtis, E A. Mário, Nisa,/C. A. Bixio/ Erm. Rusconi, Carlos Gardel/Alfredo Le Pêra, E. Granados/F. Periquet, Maria Grever, George Gershwin, Leonard Bernstein, Frederick Loewe/Alan Jay Lerner, Harold Arlen/E Y Harburg e Nacio Herb Brown/Arthur Free. No dia 17 de Abril realizou-se o recital de canto e piano de Manuel Pedro Nunes (barítono) e Ian Mikirtumov (piano), que interpretaram obras de Handel, Mozart, Donizetti, Wagner, Massenet, Verdi e Giordano.
Nos dias 18 de Abril, 2, 16 e 30 de Maio e 6 Junho, realizaram-se 5 sessões do Grupo de Leitura sobre Óscar Wilde e foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “De Profundis”, “O Retrato de Dorian Gray”, “O Leque de Lady Windermere”, os contos “O Príncipe Feliz” e “O Gigante Egoísta”, e “O Declínio da Mentira”. Este Grupo de Leitura contou com a orientação de Isabel Barbudo, nas 4 primeiras sessões, e António Feijó na última sessão. Nos dias 2 e 16 de Maio, foram visionados, respectivamente, os filmes “The Picture of Dorian Gray”, do realizador John Gorrie, e “Lady Windermere´s Fan”, do realizador Tony Smith.
Nos dias 15, 17, 22 e 24 de Maio, realizaram-se 4 sessões do Ciclo de Música e Poesia – 5 Leitores escolhem 5 poetas, em que foram lidas poesias de Álvaro García de Zúñiga, Cesário Verde, Fernando Pessoa (ortónimo), Francisco Joaquim Bingre e Luís Filipe Castro Mendes, tendo como leitores, respectivamente, Teresa Albuquerque, Antónia Brandão, Paulo Godinho, Vanda Anastácio e Fernando Mascarenhas. Os leitores escolheram os poetas, bem como as respectivas poesias a ler em cada sessão. Os recitais de música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 15 de Maio, realizou-se o recital de piano a solo e piano a 4 mãos de Daniela Ignazzitto e Ana Marques, que interpretaram obras de L. van Beethoven, Claude Debussy e Edward Grieg. No dia 17 de Maio, realizou-se o recital de piano de Ana Cristina Fernandes, que interpretou L. van Beethoven, Clara Schumann, Robert Schumann e J. Brahms. No dia 22 de Maio, realizou-se o recital de canto e piano de Natasa Sibalic (soprano) e Anne Kaasa (piano), que interpretaram obras de V. da Motta, E. Grieg, F. Liszt, R. Strauss, F. Chopin e W. A. Mozart. No dia 24 de Maio, realizou-se o recital de flauta e piano de Andréa Luísa Teixeira (flauta e piano), Luís Carlos Furtado (flauta) e Mário Trilha (piano), que interpretaram obras de Johann Sebastian Bach, Franz Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Joseph Haydn.
De 25 a 30 de Junho, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Grupo de Leitura e Curso sobre o livro “A Guerra e Paz” de Lev Tolstoi, orientado e ministrado por Maria Alzira Seixo.
De 3 a 8 de Setembro, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Grupo de Leitura e Curso sobre o livro “As Luzes de Leonor”, orientado e ministrado por Vanda Anastácio, tendo contado com a presença da autora Maria Teresa Horta.
Nos dias 19 e 26 de Setembro, 3, 17 e 24 de Outubro, realizaram-se 5 sessões do Grupo de Leitura – De “Don Juan” a “Don Giovanni”, e foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “El Burlador de Sevilla” de Tirso de Molina, “Don Juan” de Molière, “Don Giovanni” de Mozart, “Don Juan Tenório” de José Zorrilla e “Don Juan – L´Amour de la Géometrie” de Max Frisch, e contou com a participação, como comentadores, respectivamente, de Álvaro García de Zúñiga, Vanda Anastácio, Jorge Matta, Pedro Ferre e Teresa Oliveira. Nos dias 19 e 26 de Setembro, 3 e 17 de Outubro, foram visionados, respectivamente, dos filmes “El Burlador de Sevilla” de Tirso de Molina, dirigido e realizado por Gustavo Perez Puig, “Dom Juan”, realizado por Marcel Bluwal, “Don Giovanni”de Mozart, realizado por Josephn Losey e “Don Juan Tenório” de José Zorrilla, dirigido e realizado por Gustavo Perez Puig.
Nos dias 16, 18, 23 e 25 de Outubro, realizou-se o Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Séc. XVII – Fénix Renascida, em que foram lidas poesias de André Rodrigues de Matos, António Barbosa Bacelar, António Telles, Bernardo Vieira Ravasco, D. Tomás de Noronha, Diogo de Monroy, Duarte Ribeiro de Macedo, Francisco de Brito Freire, Francisco de Vasconcelos, Jerónimo Baía, Joseph do Couto Pestana, Simão Cardoso e Soror Violante do Céu, entre outros. Estas sessões contaram com a participação de Vanda Anastácio, Zulmira Santos, Micaela Ramon Moreira e José Augusto Cardoso Bernardes (como comentadores) e Antónia Brandão, Maria Adelaide Hidalgo, Paulo Godinho, Teresa Albuquerque e Vanda Anastácio. Os recitais de música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 16 de Outubro, realizou-se o recital pelo Coro Scherzo, dirigido pela maestrina Sofia Norton, e interpretaram obras de Bach, John Bennet, Pavana-Jean Tabourot, D. Pedro de Cristo, W. P. Berger, A. Bruckner, Pedro Moreira, Rodrigo Gomes, Giuseppe de Marzi, 1 peça instrumental de anónimo do Mosteiro de Santa Clara e 4 peças do Cancioneiro de Elvas Vilanciccos (séc. XVI). No dia 18 de Outubro, realizou-se o recital do Grupo Coral “O Tempo Canta”, dirigido pelo maestro Sérgio Peixoto, e interpretaram: cantiga de Santa Maria (1221-1284), 1 cantiga do Cancioneiro do Palácio (Espanha), Thoinet Arbeau (França), Claudin de Sermisy (França), Clément Jannequin (1480-1560), John Dowland (Inglaterra), Thomas Revenscroft (Inglaterra), Henrique VII (Inglaterra), António de Ribera, 3 cantigas de anónimo (Portugal), 1 cantiga do Cancioneiro do Palácio (Renascença Ibérica), 1 cantiga de anónimo (Renascença França), 1 cantiga de anónimo (Espanha), 1 cantiga de Anónimo (Portugal) e 1 cantiga de Romance da Batalha de Alcácer Quibir. No dia 23 de Outubro, realizou-se o recital de Música de Câmara – piano a 4 mãos, pelo DueAna, Ana Luísa Monteiro e Ana Margarida Silva, que interpretaram obras de S. Azevedo, A. Dvorak, J. Brahms e C. Saint-Saëns. No dia 25 de Outubro, realizou-se o recital de canto e piano de Natasa Sibalic (soprano) e Anne Kaasa (piano), que interpretaram obras de H. Wolf, S. Rachmaninoff, C. Debussy e G. Charpentier.
No dia 30 de Outubro, realizou-se a Sessão Comemorativa dos 25 Anos da 1ª Actividade Cultural da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. Esta sessão Comemorativa contou com a participação de António Mascarenhas, Augusto Ferreira do Amaral, Fernando Mascarenhas, Filipe Benjamim Santos, Isabel Taborda, José Gabriel Pereira Bastos, Maria Adelaide Hidalgo e Pedro Paulo de Faria. Nesta sessão realizou-se também um concerto de Canto e Piano de Manuel Pedro Nunes (barítono) e Ian Mikirtoumov (piano) que interpretaram “Schwanengesang” de Franz Schubert.
No dia 6 de Novembro, realizou-se uma Homenagem a Alcipe D. Leonor de Almeida Portugal, que constou do seguinte programa: I – Recital de Música pelo Grupo Camerata Acácia Brazil, composto por Odette Ernest Dias (flauta), Pedro Motta (flauta), Raul Costa d´Ávila (flauta), Cosme Silveira (fagote) e Pedro Vieira de Almeida (piano), que interpretaram Michel Cornette, Johann Quantz, António Vivaldi, Johann Sebastian Bach, Joseph Haydn, Pixinguinha e Benedito Lacerda, Avendano Júnior e compositores anónimos de Diamantina. Este Recital teve a colaboração da Missão do Brasil junto à CPL. II – Leitura de poemas da Marquesa de Alorna relativos ao Brasil, por Vanda Anastácio e Fernando Mascarenhas e III – Puzzle de Versos.
Nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de Novembro, realizou-se o Curso “A Marquesa de Alorna (1750-1839) – Ser mulher e escrever no Portugal das Luzes”, ministrado por Vanda Anastácio.
Nos dias 14 de Novembro e 12 de Dezembro, realizam-se 2 sessões do Curso e Grupo de Leitura “Memórias de Dom José Trazimundo (7º Marquês de Fronteira) ”, orientado e ministrado por Fátima Bonifácio.
No dia 5 de Dezembro, realizou-se uma sessão do Grupo de Leitura sobre Walter Scott, e foi debatida a obra “The Abbot”, tendo contado com a participação como comentadora Alexandra Lopes. Foi ainda nesse dia visionada a Ópera “Maria Stuarda” de Gaetano Donizetti.
Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural)
Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições de livros em função da programação anual; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação.
Projectos de Investigação
Seguidamente referem-se os projectos autónomos relevantes para a alínea b) e c) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer das alíneas do ponto 3 do artigo 4º dos Estatutos.
Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna
Não houve desenvolvimentos assinaláveis nesta área. Será publicado em breve o volume I da Correspondência de D. Leonor com o seu marido o Conde de Oyenhausen.
Projecto – Sala das Batalhas / Site da Fundação
Não há desenvolvimentos nesta área, continuando disponíveis no site da Fundação (www.fronteira-alorna.pt) a base de dados criada no âmbito deste projecto, bem como os textos resumidos e desenvolvidos.
“Livros de Fronteira.
Tornar Acessível Uma Colecção Privada”
Foi concluído o levantamento do catálogo da Biblioteca dos livros anteriores a 1900, no âmbito deste projecto, faltando a sua disponibilização online.
Ao abrigo do protocolo de cooperação com o Centro de História do Banco Espírito Santo, para apoio e organização conjunta de acções destinadas a promover informação sobre bibliotecas e livro antigo, realizou-se a 1 e 2 de Março de 2012 um Colóquio “Tratar, Estudar, Disponibilizar – um futuro para as Bibliotecas Particulares”.
Projectos em Colaboração com outras Entidades
Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor
No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, com a colaboração de a Loja do Lopes (Isabel Vaz Lopes), tiveram lugar este ano as seguintes actividades, decorridas no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor:
A 11 de Fevereiro, inauguração da exposição “Enciclopédia um projecto de desenho” de Engrácia Cardoso, antecedida de conferência com o título “Agricultura Portuguesa – Como fomos, o que somos e para onde vamos…” por José Pedro Fragoso de Almeida.
A 14 de Abril, inauguração da exposição de cerâmica de Elsa Gonçalves e Paulo Óscar “Arqueologia da Sombra”, antecedida de conferência com o título “Torres Senhoriais do Alto Alentejo” por António Pestana de Vasconcelos.
No dia 16 de Junho, inauguração da exposição escultura “Substantial Words” de Joana Consiglieri, antecedida de conferência intitulada “Pobreza e assistência municipal em Ponte de Sor (1834-1926) por Ana Silva.
No Dia 8 de Setembro, inauguração da exposição de pintura de Manuel Amorim, antecedida de uma leitura de poemas de Herberto Hélder por Antónia Brandão e Fernando Mascarenhas.
No dia 17 de Novembro, inauguração da exposição de pintura/instalação “Histórias Extraordinárias” de Emanuel Berenguel e Gabriel Garcia, antecedida de conferência com o título “Em Torno das Relações da Nobreza com a Monarquia na Idade Média Portuguesa” por José Augusto Sotto Mayor Pizarro.
Outras Actividades em Colaboração
No dia 10 de Fevereiro, cedência do Palácio Fronteira para a realização do II Concerto do Congresso Internacional “A Língua Portuguesa em Música”, da I Semana Caravelas de Música, organizada pelo Caravelas – Núcleo de Estudos de História da Música Luso-brasileira, CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e FCSH – Universidade Nova de Lisboa.
A 22 de Fevereiro, cedência do Palácio Fronteira e seus Jardins, para filmagens para a RTP Internacional, para um programa sobre “Palácios de Portugal”. Estas filmagens contaram com uma entrevista de Fernando Mascarenhas sobre o Palácio Fronteira.
No dia 10 de Abril, cedência do Palácio Fronteira para o lançamento do livro de Oswaldo Market A Revolução Kantiana e o Idealismo Alemão / La Revolución Kantiana y el Idealismo Alemán, do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
No dia 4 de Maio, teve lugar a Assembleia Geral da Associação Portuguesa das Casas Antigas.
Nos dias 9 e 16 de Maio, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura, realizaram-se 2 sessões Ler no Palácio Fronteira, com alunos da Escola Secundária da Ramada (4 turmas de alunos do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º anos). As obras de Luísa Costa Gomes, debatidas, foram A Janela da Despensa como argumento moral, Eça de Queirós – um episódio menos conhecido da sua intimidade, Hades, Por Extenso. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão e Conceição Sampaio.
A 23 de Maio, cedência do Palácio Fronteira, para a entrega dos prémios do projecto SOS-Azulejo.
No dia 5 de Junho, em colaboração com o Grupo de Teatro Artistas Unidos, realizou-se no Palácio Fronteira uma Leitura Encenada da peça Os Caprichos da Marianne de Alfred de Musset.
No dia 19 de Junho e 27 de Dezembro, tiveram lugar as Assembleias Gerais da “Associação de Estudos Portugueses”.
No dia 20 de Junho, realizou-se o jantar inaugural do Encontro “The Grimm Brothers Today – Kinder- und Hausmärchen and Its Legacy – 200 Years After”, organizado pela Universidade do Algarve, e que teve lugar nos dias 21, 22 e 23 de Junho na Fundação Calouste Gulbenkian e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa.
No dia 3 de Julho, teve lugar a Assembleia Geral do Instituto de Nobreza Portuguesa.
A 6 de Setembro, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins, para filmagens do documentário “Portugal: uma identidade, um destino”, para uma TV Francesa. Este documentário contou com uma entrevista de Pedro Cassiano Neves sobre a Família Mascarenhas e sobre o Palácio Fronteira.
A 20 de Setembro, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins, para filmagens do programa sobre Castelos e Palácios na Europa, para o canal de televisão franco-alemão ARTE. Estas filmagens contaram com uma entrevista de Fernando Mascarenhas sobre o Palácio Fronteira.
Nos dias 13 e 18 de Dezembro, em colaboração com o Artlier e o Grupo de Teatro do Paiol, realizaram-se na Sala das Batalhas 2 sessões da Récita de Teatro Ligações Perigosas, adaptação para teatro de Christopher Hampton. Estas récitas contaram com a colaboração de: Encenação – Mariana Amaral, Figurinos e Adereços – Binhas Paiva Brandão e Luisa Martins, Iluminação – Daniel Verdades, Som – Inês Lima, Banda Sonora – António Carlos Martins, José Frederico Correia Pereira e Madalena Amaral, Elenco – Madalena Branco, Gonçalo Sarávia, Teresa Costa Félix, Concha Cassiano Neves, Ana Azul, José Frederico Correia Pereira, Inês Monteiro e António Carlos Martins Pereira.
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