Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)
No ano de 2013 a Fundação realizou as seguintes obras de recuperação:
– Continuação das obras de conservação e manutenção permanentes que o palácio necessita.
– Restauro de algumas peças de mobiliário e continuação do programa de inventariação, prevenção e manutenção de mobiliário do palácio.
– Recuperação do telhado do Torreão do nº 2.
– Intervenções de manutenção dos jardins.
– Replantações no jardim do laranjal.
– Consolidação dos painéis de azulejos da fachada nascente do Palácio Fronteira.
– Elaboração de candidatura ao «Prémio Villalva» para recuperação e restauro da pintura e estuques da parte do tecto da Sala dos Painéis que se encontra por tratar.
Em Cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)
Património Referido na alínea a) do ponto 3. do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)
Como sempre, foi facultado:
– o acesso gratuito, e por vezes guiado, aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos.
– a autorização gratuita para a utilização da imagem dos Jardins e Palácio para fins não comerciais.
Com relevo ainda para este ponto destaca-se a intervenção de Fernando Mascarenhas, designadamente:
A 25 de Outubro, (ver alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).
De destacar ainda:
No dia 30 de Abril, moderação de mesa redonda, por Filipe Benjamim Santos (ver alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).
No dia 12 de Abril, conferência “O bom gosto do Palácio Fronteira” de Ana Duarte Rodrigues (ver alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).
De destacar também as diversas intervenções de Vanda Anastácio sobre temas relacionados com a obra da Marquesa de Alorna e com a Biblioteca do Palácio Fronteira, designadamente:
– Participação no Colóquio Internacional Writers and their Libraries: na International Conference organizado no Institute of English Studies School of Advanced Study, University of London, em 15-16 de Março de 2013 com a comunicação: “In Search of a Woman’s Library: the books of the Marquise of Alorna in the Library of the Fronteira Palace».
– Participação nas Jornadas Luso-Brasileiras de Pensamento e Literatura Temas Clássicos do pensamento Moderno, organizadas pelo Centro de Estudos Clássicos, na FL-UL nos dias 15 e 16 de Abril de 2013 com a comunicação intitulada «Recriar os géneros da Antiguidade no século das Luzes: alguns exemplos».
– Co-organização (com Tobias Brandenberger) da Jornada/Colóquio Internacional Gender & Autoria na Universidade de Göttingen, no dia 3 de Junho de 2013.
– Participação no Colóquio Internacional Female Authorship in Europe: Networks and Obstacles, Final Conference of COST Action IS0901, que teve lugar no Huyghens Institute, em Haia, 19-21 de Junho de 2013, com a comunicação conjunta com Marie-Louise Coolahan e Nieves Baranda intitulada “Early modern manuscript culture and the reception of women’s writing».
– Participação no Congresso Internacional 21st Annual Conference da SHARP (Society for the History of Authorship, Reading and Publishing) subordinado ao tema Geographies of the Book que teve lugar em Filadélfia, na Universidade da Pensilvânia entre os dias 18 e 21 de Julho de 2013 com a comunicação “Three generations of Portuguese Women Readers of Foreign Novels: the Marquise of Alorna, her Daughter Leonor Benedita, and her Granddaughter Maria”.
Assinalam-se as publicações de Vanda Anastácio de 2013, referentes à Biblioteca do Palácio Fronteira e à 4ª Marquesa de Alorna “Alcipe”:
– «A Sonnet by the Marquise of Alorna» in.: Cláudia Pazos Alonso e Stephen Parkinson (eds.), Reading Literature in Portuguese, Oxford, Legenda MHRA, 2013, pp. 117-123. (ISBN 978-1-907975-62-2).
– «Poetry and feminine crafts in the letters of the young Marquise of Alorna (1750-1839)» knjizenstvo. Journal for studies in literature, gender and culture, 2 pp. (ISSN 2217-7809).
http//www.knjizenstvo.rs/magazine.php?text=50
– «Bibliotecas Particulares e Problemas concretos» in.: Vanda Anastácio (org.) Tratar, Estudar, Disponibilizar. Um Futuro para as Bibliotecas Particulares, Lisboa, Banco Espírito Santo Centro de História, 2013, pp. 47-58. (ISBN 978-989-98315-3-7).
– Vanda Anastácio (org.) Tratar, Estudar, Disponibilizar. Um Futuro para as Bibliotecas Particulares, Lisboa, Banco Espírito Santo Centro de História, 2013 (ISBN 978-989-98315-3-7).
Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral)
A actividade da Fundação em 2013 iniciou com a continuação do Grupo de Leitura sobre Walter Scott. As 2 sessões realizaram-se nos dias 9 de Janeiro e 6 de Fevereiro, e foram debatidas, respectivamente, as seguinte obras: “The Lady of the Lake” e “The Bride of Lammermoor”, e contou com a participação, como comentadores, de Maria Laura Bettencourt Pires e João Almeida Flor, respectivamente. Foram, em cada sessão, visionadas, respectivamente as óperas “La Donna del Lago” de Giaccomo Rossini e “Lúcia di Lammermoor” de Donizetti.
Com início em Janeiro, mensalmente, na quarta 2ª feira de cada mês, ao longo do ano 2013, realizaram-se os Torneios de Bridge do Palácio Fronteira.
Nos dias 16 de Janeiro e 13 de Fevereiro, continuou o Curso e Grupo de Leitura “Memórias de Dom José Trazimundo (7º Marquês de Fronteira) ” iniciado em 2012, orientado e ministrado por Fátima Bonifácio.
Nos dias 29 e 31 de Janeiro, 5, 7, 14, 19, 21 e 26 de Fevereiro, realizou-se o curso “Introdução à Paleografia (Sécs. XVII-XVIII), ministrado por Cristina Costa Gomes.
Nos dias 20 de Fevereiro, 19 de Março, 15 de Abril e 29 de Maio, realizou-se o Grupo Leitura sobre Figuras Mitológicas na Cultura Europeia, coordenado por José Pedro Serra. Neste grupo de leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Coéferas” de Ésquilo e “Electra” de Sófocles, “Electra” e “Orestes” de Eurípedes, “A Vingança de Agamenon” de Anrique Ayres Victoria e “Persas” de Ésquilo.
Nos dias 2, 4, 16 e 23 de Abril, 7, 9 e 15 de Maio, realizou-se o Curso “Introdução aos Estudos Camonianos”, ministrado por Vanda Anastácio.
No dia 12 de Abril, realizou-se o Colóquio “Pensar o Gosto – Matizes, tendências e dinâmicas do Gosto em Portugal, com organização de Ana Duarte Rodrigues, e comissão científica de Alexandra Gago da Câmara, Ana Duarte Rodrigues, António Filipe Pimentel, Fernando António Baptista Pereira, Fernando Mascarenhas e Miguel Cabral Moncada. Neste colóquio foram apresentadas comunicações de: Carlos Couto, Miguel Cabral Moncada, Aurora Carapinha, David Cranmer, Ana Isabel Buescu, Ana Duarte Rodrigues que apresentou a conferência com o título “O bom gosto do Palácio Fronteira”, Teresa Leonor M. Vale, Alexandra Gago da Câmara, Fernando António Baptista Pereira, Alexandra Curvelo e José Alberto Ribeiro.
No dia 13 de Abril, foi realizada uma visita guiada por José Alberto Ribeiro à Casa-Museu Anastácio Gonçalves, em Lisboa.
No dia 30 de Abril, teve lugar a Homenagem “Almada Negreiros: 120 anos de Presença/Ausência”, com coordenação de Celina Silva. Nesta homenagem realizou-se uma mesa redonda “De Boa Memória”, com apresentação de Filipe Benjamim Santos, com a participação de Fernanda Lapa, João Bigotte Chorão, Rui Mário Gonçalves e Simões da Fonseca.
Nos dias 8 de Maio, 19 de Junho e 9 de Outubro, realizaram-se 3 sessões do Grupo de Leitura – Narrativa Inglesa do Séc. XVIII – II. Nestas sessões foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Castle of Otranto” de Horace Walpole, “A Sicilian Romance” de Ann Radcliffe e “Frankenstein” de Mary Shelley, e contou com a participação como comentadores, respectivamente, de: Maria Leonor Machado de Sousa, Zulmira Castanheiro e João Almeida Flor. Foram em cada sessão visionados, respectivamente, os filmes “Nosferatu” de F. W. Murnau e a curta metragem “The Castle of Otranto” de Jan Svankmajer e “Dracula” de Carl Laemnie e “Frankenstein” com Boris Karloff.
Nos dias 14, 16, 21 e 23 de Maio, realizou-se um Ciclo de Música e Poesia Francesa do Séc. XX, que constou no seguinte programa: I – Blaise Cendrars; II – Jacques Prevert; III – Paul Éluard e IV – Louis Aragon. Estas sessões contaram com a participação de, respectivamente, Nuno Júdice, Helena Buescu, Lourdes Câncio Martins e Kelly Basílio (como comentadores) e Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Paulo Godinho e Vanda Anastácio (como leitores). No dia 23 de Maio, Coca Froes David, acompanhada à viola por António Cruz de Carvalho, cantou poemas de Louis Aragon. Os recitais de música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 14 de Maio, realizou-se o recital pelo Coro Capela Nova, com direcção de Fernando Pinto, que interpretou obras de Gerard Finzi, Giovanni P. da Palestrina, Camille Sain-Sans, Paul Hindermith, Thomas Morley, Maurice Ravel e Eurico Carrapatoso. No dia 16 de Maio, realizou-se o recital de canto e piano por Maria João Sousa (soprano) e Marta Manuel (piano), que interpretaram obras de Robert Schumann e Georges Bizet. No dia 21 de Maio, realizou-se o recital de piano por Ronaldo Rolim, que interpretou obras de Frédéric Chopin, Sergei Rachaninov, Francisco Mignone, Cláudio Santoro e Lorenzo Fernandez. No dia 23 de Maio, realizou-se o recital de canto, violino e piano “Pontes de Alma (Portugal, França e Roménia” por Liliana Bizineche (meio-soprano) Liviu Scripcaru (violino) e Yan Mikirtumov (piano), que interpretaram obras de Francisco de Lacerda, Carlos Marrecos, Luis de Freitas Branco, Ernesto Halffter, Francis Poulenc, Jules Massenet, Maurice Ravel, Gabriel Fauré, Ernest Henri Alexandre Boulanger, Édith Piaf, George Enescu, Ciprian Parumbescu, Tiberiu Brediceanu e Maria Tânase. Este ciclo contou com o apoio do Institut Franco-Portugais e do Instituto Cultural Romeno.
Nos dias 2 e 4 de Julho, realizou-se 2 visionamentos comentados do filme “Camões” de Leitão de Barros, por Vanda Anastácio.
De 2 a 7 Setembro, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Curso e Grupo de Leitura sobre o livro “Os Irmãos Karamazov” de Fiódor Dostoiévski, orientado e ministrado por Ana Paula Coutinho.
Nos dias 16 e 17 de Setembro, realizou-se o Grupo de Leitura – Molière, coordenado por Vanda Anastácio. Nestas duas sessões foi debatida a obra “Escola de Mulheres” e foram visionados os 5 actos da comédia francesa “L´École des Femmes”.
Nos dias 8, 10, 15 e 17 de Outubro, realizaram-se 4 sessões do XIII Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Séc. XX, que constou no seguinte programa: I – José Gomes Ferreira; II – Ruy Belo; III – António Ramos Rosa e IV – Herberto Helder. Estas sessões contaram com a participação de, respectivamente, de Carina Infante do Carmo, Fernando J. B. Martinho, Fátima Freitas Morna e Ricardo Namora (como comentadores) e de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Isabel Cardigos, Maria Adelaide Hidalgo e Vanda Anastácio (como leitores). Os recitais de música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 8 de Outubro, realizou-se o recital de canto e piano, por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), que interpretaram obras de Wagner, Beethoven e Schumann. No dia 10 de Outubro, realizou-se o recital pelo Coro LNEC, dirigido pelo maestro Jorge Resende, que interpretou obras de D. Pedro Cristo, Felix Menddenssohn, Orlandus Lassus, Henry VIII, Mário Sampayo Ribeiro, Jakob Arcadelt, Antonio de Ribeira, Harm. M. Branco de Matos, Hymn Tune (Aaron Copland) e Patrik Huber. No dia 15 de Outubro, realizou-se um recital de canto e piano, com Maria João Sousa (soprano) e Marta Manuel (piano), que interpretaram obras de George Bizet, Benjamin Briten, Francis Poulenc e Édith Piaf. No dia 17 de Outubro, realizou-se o recital de canto e piano, de Manuel Pedro Nunes (barítono) e Yan Mikirtumov (piano), que interpretaram excertos de óperas de Verdi.
Nos dias 21, 23 e 25 de Outubro, realizou-se o Grupo de Leitura – Narrativa Inglesa do Séc. XIX – Sequelas – Segundas Matinés. Nestas 3 sessões, foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras de Edgar Allan Poe: “A Morte da Máscara Vermelha”, “A Queda da Casa de Usher” e “O Poço e o Pêndulo”, e ‘contou com a participação como comentadores, respectivamente, de: Margarida Vale de Gato, Maria Leonor Machado de Sousa e Fernando Mascarenhas e Isabel Franco. Foram em cada sessão visionados, respectivamente, os filmes realizados por Roger Corman “The Masque of the Red Death”, The Fall of the House of Usher” e “The Pit and the Pendulum”.
No dia 30 de Outubro, realizou-se uma Homenagem a Alcipe, que constou da leitura de poemas de D. Leonor de Almeida Portugal e extractos do livro “As Luzes de Leonor” de Maria Teresa Horta, por Silvina Pereira.
Nos dias 22, 24, 29 e 31 de Outubro, 5, 12 e 14 de Novembro, realizam-se 7 sessões do Curso e Grupo de Leitura “O Anel do Nibelungo” de Richard Wagner, orientado e ministrado por Manuel Pedro Nunes.
Nos dias 19 e 26 de Novembro, 3 e 10 de Dezembro, realizou-se o Grupo de Leitura de Poesia sobre o Salmo 137 (136) Super Flumina Babylonis, coordenado por Vanda Anastácio. Nestas sessões foram debatidas, respectivamente, as poesias: versão latina, versão vulgata, tradução de Jorge de Sena do Salmo 137 e Jorge de Sena e Conto de Jorge de Sena, “Babel e Sião, Sóbolos rios que vão” de Luis Vaz de Camões, “Sóbolas águas correntes” de D. Francisco Manuel de Melo, “En cima de las corrientes” de San Juan de la Cruz, “Sobre os arenosos braços” de Alcipe e “Papel & Chão” poema de Ivo Barroso.
No dia 1 de Dezembro, realizou-se uma sessão de Poesia da Restauração. Esta sessão contou com a participação de Vanda Anastácio que apresentou e comentou a sessão, e de Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo e Vanda Anastácio como leitores.
Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural)
Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições de livros apenas em função da programação anual; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação.
Projectos de Investigação
Seguidamente referem-se os projectos autónomos relevantes para a alínea b) e c) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer das alíneas do ponto 3 do artigo 4º dos Estatutos.
Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna
Estão em curso os trabalhos preparatórios da edição crítica da obra Poética.
Site da Fundação
A Fundação tomou a decisão de rescindir o contrato que possuía para alojar o seu servidor, passando este a estar situado no Palácio Fronteira. Para além de uma apreciável diminuição de custos, esta decisão permitiu reorganizar e aumentar toda a informação disponível, pois para além da já patente se abriram links para o “projecto biblioteca” e “Alcipe”. Foi refeita toda a interface, tendo este melhorado em termos de facilidade de acesso e leitura.
“Livros de Fronteira.
Tornar Acessível Uma Colecção Privada”
Foi feita a disponibilização online do catálogo da Biblioteca do Palácio, que entrou numa fase de refinamento dos termos de pesquisa.
Projectos em Colaboração com outras Entidades
Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor
No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, e com a colaboração de a Loja do Lopes (Isabel Vaz Lopes), tiveram lugar este ano as seguintes actividades, decorridas no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor:
A 16 de Fevereiro, inauguração da exposição de obras da colecção privada de Fernando Mascarenhas, adquiridas ao longo de 20 anos de protocolo entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, antecedida de apresentação da colecção por Fernando Mascarenhas com o título “Fernando Mascarenhas – Coleccionador, afectos e peripécias”.
No dia 20 de Abril, inauguração da exposição de fotografia “a horse with no name” de Raquel Melgue, antecedida de conferência com o título “Fotografia e encenação (ou, da ficção ao real uno) ” por Miguel Proença.
No dia 22 de Junho, inauguração da exposição “Tudo na vida quer tempo e medida” de Laurinda Farmhouse, antecedida de conferência com o título “A moda no último quartel do séc. XX” por Madalena Braz Teixeira.
A 14 de Setembro, inauguração da exposição “Fotografias/Photographie” de Camille Hermant, antecedida de conferência com o título “Virgínia Wolf – Espaço de Intimidade” por Berta Bustorff.
No dia 16 de Novembro, inauguração da exposição de pintura “Luz Efémera” de Coca Froes David, antecedida de três histórias de Mulheres Cisne contadas por Isabel Cardigos.
Outras Actividades em Colaboração
Nos dias 4, 11, 18 e 25 de Janeiro, 1, 8, 15 e 22 de Fevereiro e 1 de Março, em colaboração com o cehfcí – Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência, realizou-se na Sala das Batalhas do Palácio Fronteira o curso “História da Ciência em Portugal”. Este curso contou com a participação dos membros do cehfcí: Augusto J. Santos Fitas, João Brigola, João Brandão, José Pedro Sousa Dias, Luís Carvalho, Marcial Rodrigues e Maria Fátima Nunes.
A 16 de Janeiro, cedência da Biblioteca do Palácio Fronteira, para sessão fotográfica incluída no livro “Bibliotecas – Maravilhas de Portugal” de Libório Manuel Silva, publicado em 2013, pela Editora Centro Atlântico.
No dia 17 de Janeiro, no âmbito do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e do protocolo assinado entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, o Instituto de Museus e da Conservação, IP e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, realizou-se no Palácio Fronteira o Encontro “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (Séc. XVII, XVIII e XIX). Anatomia de Interiores”, organizado por Isabel Mayer Godinho Mendonça. Neste encontro foram apresentadas comunicações de: Ana Pessoa (Fundação da Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro), Hélder Carita (ESAD/Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, IHA / Universidade de Lisboa), Ana Lúcia Vieira dos Santos (Fundação da casa de Rui Barbosa, centro Universitário Metodista Bennett, Rio de Janeiro), Ana Paula Rebelo correia (ESAD/Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, IHA / Universidade Nova de Lisboa), Isabel Mayer Godinho Mendonça (ESAD/Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, IHA, Universidade Nova de Lisboa, José Meco (ESAD/Fundação Ricardo Espírito Santo Silva), Marize Malta (Escola de Belas Artes / Universidade Federal do Rio de Janeiro), Anísio Franco e Celina Bastos (Museu Nacional de Arte Antiga), Kátia Regina de Oliveira Frecheiras (Museu da República / IBRAM, Ministério da Cultura, Rio de Janeiro) e Isabel Maria Carneiro de Sanson Portella (Museu da República / IBRAM, Ministério da Cultura, Rio de Janeiro).
Nos dias 22, 23 e 24 de Janeiro, em colaboração com o Artlier/Teatro do Paiol, realizaram-se na Sala das Batalhas do Palácio Fronteira 3 sessões da Récita de Teatro Ligações Perigosas, adaptação para teatro de Christopher Hampton. Estas récitas contaram com a colaboração de: Encenação – Mariana Amaral, Figurinos e Adereços – Binhas Paiva Brandão e Luisa Martins, Iluminação – Daniel Verdades, Som – Inês Lima, Banda Sonora – António Carlos Martins, José Frederico Correia Pereira e Madalena Amaral, Elenco – Madalena Branco, Gonçalo Sarávia, Teresa Costa Félix, Mariana Amaral, Ana Azul, José Frederico Correia Pereira, Inês Monteiro e António Carlos Martins Pereira.
Nos dias 29 de Janeiro, 28 de Fevereiro e 8 de Março, realizaram-se 3 visitas “Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira”, por Rita Marques e Margarida Sá Domingues.
A 20 de Fevereiro, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins, para filmagens de um episódio do programa da SIC Noticias “Isto é Matemática”, da produtora Sigma 3 Produções Audiovisuais, Lda.
A 6 de Fevereiro, cedência dos Jardins do Palácio Fronteira, para filmagens para realização do filme “Pós-Graduação em Jardins e Paisagem”, para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Nos dias 7 e 8 de Março, realizou-se o colóquio “Lisboa e os Estrangeiros / Lisboa dos Estrangeiros” – até ao terramoto de 1755, organizado em conjunto com o Grupo Amigos de Lisboa, com colaboração de Instituto de História de Arte – Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Insituto de História de Arte da Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Centro de História de Aquém e de Além Mar (CHAM) unidade de investigação interuniversitária da Universidade dos Açores e da Universidade Nova de Lisboa, com comissão científica de Maria João Ferreira, Pedro Flor, Teresa Leonor Vale, Nuno Senos, Raquel Henriques da Silva e Vitor Serrão. Foram apresentadas comunicações de: Carlos Guardado da Silva, Jorge Fonseca, Paulo Drumond Braga, Nunziatella Alessandrini, Maria Zulmira Castanheira, Maria Leonor Machado de Sousa, Ana Maria Leal de Faria, Silvia Ferreira, Pedro Flor, Nuno Vassallo e Silva, Maria João Ferreira, Maria João Pereira Coutinho, Teresa Leonor M. Vale, Vitor Serrão, Isabel Mendonça, David Martin López, Ana Cristina leite, Fernando Lopes e Margarida Bastos.
Em 2013 foram feitos contactos com diversas instituições do Ensino Secundário destinadas a estabelecer parcerias que resultassem na atracção de novos públicos para as actividades da FCFA bem como na acreditação para os Professores do Secundário dos Cursos Livres ministrados na Fundação. Desta colaboração, resultaram 2 sessões, nos dias 10 e 20 de Abril de 2013. No dia 10 de Abril, fez-se uma apresentação, no auditório da Escola António Sérgio, nos Olivais, da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, sua missão e realizações, seguida de uma apresentação da obra Luzes de Leonor de Maria Teresa Horta com a presença da autora. No dia 20 de Abril foi organizada uma visita guiada ao Palácio e Jardins destinada a um grupo de Professores do referido agrupamento de Escolas seguido de uma conferência sobre a história do Palácio e de algumas das personalidades históricas que o habitaram com destaque para as mulheres da família Mascarenhas, Oyenhausen e Almeida Portugal.
A 11 de Abril, cedência do Palácio Fronteira e seus Jardins, para filmagens de um documentário “Secrets d´Histore”, sobre a Rainha D. Amélia, para a TV France 2.
No dia 9 de Maio, realizou-se na Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, um recital de violoncelo por Pavel Gomziakov, que interpretou a suite nº 1 em Sol Maior, BWV 1007 de Johann Sebastian Bach. Este recital contou com o apoio de Maria João Seixas e Fernando Mascarenhas.
A 28 de Maio, cedência do Palácio Fronteira, para a entrega dos prémios do projecto SOS-Azulejo.
No dia 3 de Junho, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura, realizou-se 1 sessão Ler no Palácio Fronteira, com alunos da Escola Secundária da Ramada. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão e Conceição Sampaio.
A 3 de Junho, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins, para filmagens de uma série televisiva “A Summer in Portugal”, da produtora alemã Rowboat Film.
No dia 18 de Junho, teve lugar no Palácio Fronteira a Assembleia Geral da Associação Portuguesa das Casas Antigas.
A 25 de Junho, cedência do Palácio Fronteira e seus Jardins, para filmagens para o programa televisivo “Avenue de L´Europe”, da TV France 3.
No dia 18 de Julho, teve lugar a Assembleia Geral do Instituto de Nobreza Portuguesa.
No dia 25 de Julho, cedência da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, para o lançamento do livro “Uma Antologia Improvável. A Escrita das Mulheres (Séculos XVI a XVIII), da Relógio D´Água Editores, com organização de Vanda Anastácio. A obra foi apresentada por António Feijó e contou com a participação das escritoras Maria Teresa Horta e Patrícia Reis.
A 14 de Agosto, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins, para filmagens e fotografias para realização de um guia turístico alemão “Fluglanden MS4L”, sobre a cidade de Lisboa.
De 20 a 22 de Agosto, no âmbito do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e do protocolo assinado entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, o Instituto de Museus e da Conservação, IP e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, realizou-se na Fundação Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, Brasil, o Encontro “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (Séc. XVII, XVIII e XIX). Anatomia dos Interiores”, organizado por Isabel Mayer Godinho Mendonça. Neste encontro foram apresentadas comunicações de: Hélder Carita (IHA-FCSH, UNL), Ana Lucia Vieira dos Santos (FCRB), Tiago Molarinho Antunes (IHA-FCSH/UNL), José Fonseca (UFF), Maria Paula Van Bienne (MN/UFRJ), Isabel Mendonça (ESAD/FRESS-IHA-FCSH/UNL), Ana Pessoa e Ana Lúcia V. Santos (FCRB), Isabel Sanson Portella (MR/Ibram), Claudia S. Rodrigues de Carvalho, Patrícia C. Cordeiro, Fernanda de Oliveira N. Costa, Marize Malta (EBA/UFRJ). Este encontro para além das instituições acima referidas contou ainda com o apoio do Museu Nacional de Arte Antiga, Fundação Casa de Rui Barbosa, Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa, do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ).
A 19 de Outubro, cedência do Palácio Fronteira, para a realização de uma noite de fados, para a Irmandade do Senhor dos Passos, Igreja da Graça.
A 2 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, para lançamento do livro de poesia “Emigrei – chove música nas minhas mãos – Será que os pássaros também partem tristes” de Maria João Saraiva, da Editora Coisas de Ler.
Nos dias 7 e 8 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, para a realização do Encontro “European Courts in a Globalized World – 1400-1700”, organizado pelo Centro de Histórias de Além Mar – CHAM da Universidade Nova de Lisboa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Universidade dos Açores. Este Colóquio contou com o apoio do Court Residences Palatium, do European Science Foundation e da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
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