Actividades Culturais
A 31 de Agosto a Professora Vanda Anastácio, responsável pelo gabinete de cultura da FCFA, e o Dr. Filipe Benjamim, Secretário-geral da FCFA cessaram funções.
Por seu turno, no dia 1 de Julho, foi admitido como novo secretário-geral e vice-presidente do Conselho Executivo o Dr. Joel Moedas-Miguel, que desta forma introduziu algumas alterações no Plano 2022:
O Conselho Directivo registou notas de pesar pelo falecimento do Senhor Professor Doutor José Gabriel Pereira Bastos, Vice-Presidente do Conselho Consultivo Cultural e pela Senhora Dona Mafalda Osório Teixeira Rebelo de Miquelino Mascarenhas, instituidora da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
Nota Prévia sobre o presente relatório:
2. CONCERTOS
(291 espectadores presenciais. 32 visualizações na sala de concertos virtual)
Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia, a temporada de concertos prevista para o ano de 2022 foi cancelada em Janeiro e Fevereiro, tendo sido possível retomar os concertos em Março em formato híbrido (presenciais, com número de espectadores limitado, e virtuais, através da transmissão em directo, acessível através de uma sala de concertos virtual criada para o efeito).
Março
No dia 19 de Março, realizou-se no Palácio Fronteira o Concerto dos Laureados do VI Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa 2021, com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla. Apresentaram-se Filipa Espírito Santo, violino, Leonor Sanmarful, viola, Paulo Lima, violoncelo, Beatriz Guedes, de contrabaixo, Pedro Aparício, contrabaixo, Inês Araújo, contrabaixo, e Marinha Campos, viola, acompanhados ao piano pelos Professores, Karina Aksenova, Joana Barata, Hélder Marques, Isolda Crespi, interpretaram obras de Maurice Ravel, Tomaso Antonio Vitali, David Popper, Giovanni Bottesini, Karl Ditters Von Dittersdorf e Johannes Brahms.
Este concerto teve o apoio à divulgação da Antena 2, do Prémio Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”, Camerata Atlântica, Instituto Politécnico de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa.
Maio
Nos dias 2, 9 e 16 de Maio, realizou-se no Palácio Fronteira o III Festival de Música Dom Fernando Mascarenhas, com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla, de acordo com o seguinte programa:
Philipp Telemann; pré-lançamento e leituras de excertos da obra “Diários de D. Constança da Câmara, 7.ª Marquesa de Fronteira, edição de Pedro Urbano, por Mariana Duarte Meneses e Vanda Anastácio. A sessão contou com a participação do autor; concerto de canto e guitarra, por Fado Violado (Ana Pinhal, fadista e Francisco Almeida, guitarra, acompanhados por uma segunda guitarra, teclas, baixo e percursão), interpretaram obras de Francisco Almeida, Ricardo Borges de Sousa, Caco Velho & Piratini, Amália Rodrigues / Alfredo Marceneiro, Ramon Pernelló, Alberto Janes e Artur Ribeiro; concerto de canto e cordas, por Carolina Figueiredo e pela Camerata Atlântica (12 músicos em concerto – Carolina Figueiredo, mezzo-soprano, Ana Beatriz Manzanilla, Maria José Laginha e João Andrade, violinos I, Francisca Fins, Beatriz Saglimeni e Sandra Escobar, violinos II, Pedro Saglimeni Munõz e Barbara Pires, violas, Nuno Abreu e Jeremy Lake, violoncelos e Marine Triolet, contrabaixo), com direção artística de Ana Beatriz Manzanilla, que interpretaram obras de Jonathan Sebastian Bach e George Friedrich Händel.
Este festival contou com os apoios à divulgação de Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, Camerata Atlântica, Editora Caleidoscópio, British Council, Embaixada de Espanha em Portugal, Embaixada da Suíça em Portugal, Institut Français du Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação Turismo de Lisboa.
Junho
No dia 21 de Junho, realizou-se no Palácio Fronteira o concerto de cordas “Um passeio por três épocas da História da Música”, pelo Ensemble Independente (Daniel Bolito, violino I, Carolina Campos Costa, violino II, Sofia Gomes, viola de arco, Luís Azevedo, violoncelo e Francisco Viana, contrabaixo) que interpretaram obras de Georg Friedrich Händel, Wolfgang Amadeus Mozart e Giovanni Bottesini.
Este concerto teve o apoio à divulgação do Ministério da Cultura da República Portuguesa – Fundo Garantir Cultura, Antena 2, Associação Intervalo do Tempo, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação Turismo de Lisboa.
Outubro
No dia 24 de Outubro, realizou-se no Palácio Fronteira, em parceria com a Embaixada do Peru e o apoio da Operu Asociación Cultural, o concerto “Lírica para Ti” do tenor peruano John Schofield acompanhado pela pianista polaca Zarowiecka, que interpretaram obras de Umberto Giordano, Vincenzo Bellini, Giacomo Puccini, Frédéric Chopin, Pablo Saronzábal, José Serrano, Astor Piazzola, Eduardo Di Capua, Salvatore Cardillo, Rosa Mercedes Ayarza de Morales, Chabucca Granda e Ernesto De Curtis.
Novembro
No dia 21 de Novembro, realizou-se no Palácio Fronteira o concerto de piano a quatro mãos “Música no Tempo da 8.a Marquesa de Fronteira”, pelo Bose-Pastor Duo (Pia Bose e Antonio Pastor), que interpretaram obras de George Gershwin, Samuel Barber, Johannes Brahms e Maurice Ravel.
Este concerto teve apoio à divulgação da Antena 2.
3. Grupos de Leitura
(142 participantes presenciais. 19 participantes na sala de leitura virtual)
Janeiro
As sessões da comunidade de leitores tiveram início no dia 19 de Janeiro, com uma sessão do grupo de leitura O mundo à nossa volta. Ler a Natureza e a sustentabilidade – I, sobre a fábula O Homem que plantava árvores, de Jean Giono, e contou com a visualização comentada da curta-metragem de Frédéric Back, que a obra inspirou em 1987, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato virtual, em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito.
Esta sessão teve apoio à divulgação de Antena 2, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Fevereiro
No dia 23 de Fevereiro, teve lugar uma sessão do Mini-Ciclo Grupo de Leitura O Livro dentro do Filme. Quando a Escrita e a Leitura se Cruzam com o Cinema… VI, actividade gratuita de entrada livre, com a visualização comentada do filme O Despertar das Tormentas (Storm Center), de 1956, realização de Daniel Taradash, com Bette Davies, Brian Davies, Brian Keith e Kim Hunter. Esta sessão contou com a apresentação e moderação de Vanda Anastácio.
Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Embaixada da Suíça e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Março
No dia 30 de Março, teve lugar a primeira sessão do grupo de leitura Vidas de Escritas, sobre a obra A Tia Júlia e o Escrevedor, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado na sala, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito.
Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Edições Dom Quixote do Grupo Leya, Embaixada da Suíça, Institut Français au Portugal, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Abril
No dia 27 de Abril, teve lugar a segunda sessão do grupo de leitura Vidas de Escritas, sobre a obra O Jogo do Anj”, de Carlos Ruiz Zafón, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado na sala, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito.
Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Editora Planeta, Embaixada da Suíça, Institut Français au Portugal, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Maio
Nos dias 11 e 18 de Maio, tive lugar a primeira sessão do grupo de leitura Da Sociedade em Rede à Vigilância Permanente, actividade gratuita de entrada livre, com as visualizações comentadas do filme “Snowden”, de 2016, realização de Oliver Stone, com Zachary Quinto, Joseph Gorden Levitt, Shailene Woodley e Melissa Leo, e do documentário “Vigilância Permanente: O Fim da Privacidade” da National Geographic, de 2019. No dia 19 de Maio houve discussão do livro de Edward Snowden “Vigilância Massiva. Registo Permanente”. Este grupo de leitura contou com a apresentação e moderação de Vanda Anastácio.
Este grupo de leitura teve apoios à divulgação da Antena 2, Editora Planeta, Embaixada da Suíça, Institut Français au Portugal, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Junho
Nos dias 15 e 29 de Junho, teve lugar a segunda sessão do grupo de leitura Da Sociedade em Rede à Vigilância Permanente, actividade gratuita de entrada livre, sobre a obra O Círculo, de Dave Egger, em que houve o visionamento comentado do filme O Círculo, de 2012, do realizador James Ponsoldt, com Emma Watson e Tom Hanks. Este grupo de leitura contou com a apresentação e moderação de Vanda Anastácio.
Estas sessões tiveram apoios à divulgação de Antena 2, Relógio d´Água Editores, Embaixada da Suíça, Institut Français au Portugal, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Outubro
No dia 26 de Outubro, teve lugar uma sessão do grupo de leitura – LEITURAS COMENTADAS PELO AUTOR sobre a obra Diário de Viagem de D. Constança da Câmara, 7.ª Marquesa de Fronteira, de Pedro Urbano, com a presença do autor e moderação de Joel Moedas-Miguel.
Esta sessão teve apoio à divulgação da Antena 2.
Novembro
No dia 21 de Novembro, teve lugar o grupo de leitura – LEITURAS COMENTADAS PELO AUTOR sobre a obra Os Médicis – A Nossa História, de Dom Lorenzo de Medici, com a presença do autor e moderação de Joel Moedas-Miguel.
Esta sessão teve apoio à divulgação da Antena 2 e da Editora Casa das Letras do Grupo Leya.
(95 participantes na sala de curso virtual)
Março / Abril / Maio
Nos dias 29 de Março, 5, 19 e 26 de Abril, 3 e 10 de Maio, em parceria com o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Brasil, realizou-se em formato virtual, em direto, acessível através da SALA DE CURSOS VIRTUAL criada para o efeito, o curso Letras do Mundo II – uma viagem paleográfica (séculos XVI- XIX) (12 horas), ministrado por Cristina Costa Gomes. Este curso teve o apoio à divulgação do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
5. Jornadas, Colóquios e Reuniões científicas
(998 pessoas (671 pessoa em actividades programadas +164 pessoas nas visitas regulares + 163 pessoas nos jardins não guiados)
Setembro
Nos dias 22, 24 e 25 de Setembro, realizaram-se no Palácio Fronteira as Jornadas Europeias do Património, de acordo com o seguinte programa:
o Discurso inaugural pelo Presidente do Conselho Directivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Dom António Mascarenhas e pelo Vice-Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel;
o Lançamento do livro Natureza de Poesia, de António Bagão Félix e Ana Paula Figueira, da BlueBook. Este lançamento contou com a apresentação dos autores;
o Lançamento do livro “Diário de Viagem de D. Constança da Câmara, 7.ª Marquesa de Fronteira, de Pedro Urbano, Edições Caleidoscópio. Este lançamento contou com a participação do autor e apresentação de Vanda Anastácio;
Calebe Barros, barítono, Pedro Martins e Tiago Leal, guitarras, que interpretaram obras de Marcos Portugal, Cândido Inácio da Silva, José Totti, António Leal Madeira e António da Silva Leite; Jardins Iluminados do Palácio Fronteira.
6. Homenagens e Comemorações
Setembro
(300 participantes presenciais)
No dia 30 de Setembro, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna realizou uma sessão pública de Homenagem ao Senhor Dom José Maria Mascarenhas (1945-2020), 1.º Marquês de Fronteira e 14.º Conde da Torre, de acordo com o seguinte programa:
II – Apontamentos musicais de piano solo de Matilde Mascarenhas Cumbre e violino e viola de arco, por Ana Beatriz Manzanilla e Pedro Saglimeni Muñoz.
Outubro
No dia 27 de Outubro, celebrando o Dia da Instituição da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, foi realizada uma actividade cultural com a equipa da Fundação, com o seguinte programa: visita ao Chiado com Rua das Chagas, Igreja do Loreto, Igreja da Encarnação e Palácio Xabregas, seguido de almoço convívio.
7. Lançamento de Livros
(236 participantes presenciais)
Outubro
No dia 11 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro Isabel II, Rainha e Mulher – A vida pública e o universo íntimo, de Alberto Miranda, da Editora Guerra e Paz. Este lançamento contou com a participação do autor e a apresentação da escritora Isabel Machado e do Fadista Salvador Taborda.
Novembro
No dia 9 de Novembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro Escritos do Cárcere de D. João de Almeida Portugal (2.º Marquês de Alorna), com transcrição, fixação do texto e anotação de Vanda Anastácio, da Editora Caleidoscópio. Este lançamento contou com a participação da autora e apresentação de Nuno Gonçalo Monteiro.
Dezembro
No dia 1 de Dezembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro Ruídos e Corroídos, Ecos de Tesouros Perdidos, de Gastão de Brito e Silva, edição de autor. Este lançamento contou com a participação do autor e a apresentação de Maria Isabel da Veiga Cabral.
8. Promoção do Livro e da Leitura
Dezembro
Nos dias 10 e 11 de Dezembro, no intuito de fomentar o interesse pelo livro e pela leitura, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, em parceria com a livraria on-line “De A a Zola”, abriu no Palácio Fronteira uma livraria temporária. A iniciativa Há Livros no Palácio permitiu ao público interessado encontrar livros de ficção, poesia, biografias ensaios e livros de História, sobretudo.
9. Parcerias com Instituições de Ciência e de Cultura
Ao abrigo do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Fundação, durante o ano de 2022 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna realizou no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, em cooperação com a Autarquia e o Centro de Artes e Cultura, as seguintes actividades:
Exposições em Parceria com a Câmara de Ponte de Sor Março
Exposição de pintura de Stela Soares, inaugurada a 25 de Junho e patente até 21 de Janeiro de 2023, com o título Desvelar.
Concertos em Parceria em Parceria com a Câmara de Ponte de Sor
(50 espectadores presenciais)
Dezembro
No dia 4 de Dezembro, realizou-se o Concerto de Natal Magnificat em Talha Dourada, de Eurico Carrapatoso, com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla, no Teatro Cinema de Ponte de Sor. Este concerto contou com a presença do autor da peça interpretada pela Camerata Atlântica (Ana Beatriz Manzanilla, Maria José Laginha e João Andrade, violinos I, Francisca Fins e Sandra Escovar, violinos II, pela soprano Mariana Castello-Branco e pelo Coro Juvenil da Camerata Atlântica, sob a direcção do maestro Nuno Margarido Lopes (Mónica Beltrão e Marta Assunção, sopranos, Rita Coelho e Sara César, contraltos, Dinis Rodrigues e Simão Andrade, tenores, Frederico Paes e Diogo Lopes, baixos).
Instituto Politécnico de Lisboa
Ao abrigo do protocolo celebrado em 2017 entre o Instituto Politécnico de Lisboa e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para cooperação entre as duas instituições com o fim de realizar actividades de índole cultural, académica e científica, durante o primeiro trimestre de 2020 foram entregues à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 20 vídeos dos concertos organizados pela Fundação e gravados pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social. 15 destes concertos foram disponibilizados no canal youtube da Fundação inaugurado a 8 de Fevereiro de 2021.
Em Abril de 2022, o Instituto Politécnico de Lisboa entregou à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna os últimos 3 vídeos dos concertos organizados pela Fundação e gravados pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social.
Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Brasil
Foi celebrado em 19 de Outubro de 2021, um Protocolo de Cooperação de actividades de índole cultural académica e científica, entre o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
10. Turismo Cultural
Visitas Regulares
Agosto
Em Agosto foram introduzidos novos horários das visitas regulares.
Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira às segundas-feiras, incluindo o dia 15.de Agosto (feriado): 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00 – Inglês
10h30, 12h00, 15h00 e 16h30 – Francês 11h00 e 15h30 – Português / Espanhol
Setembro
A partir de 19 Setembro foram introduzido novos horários full-day nos dias da restante semana. Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira:
10h00, 11h30, 14h30 e 16h00 – Inglês 10h30, 12h00, 15h00 e 16h30 – Francês 11h00 e 15h30 – Português / Espanhol
Outubro
Em Outubro foram introduzidos os Horários de Inverno (deixaram de ser realizadas as visitas das 16h00 e das 16h30).
A partir do dia 29 de Outubro foram reabertas as visitas aos sábados, das 9h30 às 14h00. E foi introduzida a abertura no último domingo de cada mês, das 9h30 às 14h00.
Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira e FERIADOS: 10h00, 11h30, 14h30 – Inglês
10h30, 12h00, 15h00 – Francês
11h00 e 15h30 – Português / Espanhol
Sábados (a partir 29/10) e ÚLTIMO domingo do mês 10h00, 11h30 – Inglês
10h30, 12h00 – Francês 11h00 – Português / Espanhol
Novembro
Continuação de abertura aos feriados, sábados e último domingo do mês.
Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira e FERIADOS: 10h00, 11h30, 14h30 – Inglês
10h30, 12h00, 15h00 – Francês
11h00 e 15h30 – Português / Espanhol
Sábados e ÚLTIMO domingo do mês 10h00, 11h30 – Inglês
10h30, 12h00 – Francês 11h00 – Português / Espanhol
Dezembro
Continuação de abertura aos feriados, sábados e último domingo do mês.
Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira e FERIADOS: 10h00, 11h30, 14h30 – Inglês
10h30, 12h00, 15h00 – Francês
11h00 e 15h30 – Português / Espanhol
Sábados e ÚLTIMO domingo do mês 10h00, 11h30 – Inglês
10h30, 12h00 – Francês 11h00 – Português / Espanhol
ÚLTIMO domingo do mês de Dezembro, foi dia 25 de Dezembro, NATAL – o Palácio Fronteira esteve encerrado.
Visitas Temáticas
Visitas à noite ao jardim iluminado
(Visitantes: 232 adultos e 1 criança / 69 áudio-guias)
Com vista à dinamização das visitas ao jardim à noite, tirando partido da iluminação dos jardins e espaços exteriores do Palácio Fronteira instalada em 2019, a Fundação da Casas de Fronteira e Alorna abriu os seus jardins à noite pela segunda vez sem guia, de 1 de Abril a 26 de Agosto, das 20h30 às 22h30 (18 noites). Durante estes passeios o visitante teve à sua disposição os áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo-guias em língua gestual portuguesa.
Visita Temática Segredos do Palácio Fronteira
(Visitantes: 27 adultos)
Realizaram-se nos dias 5 e 10 de Outubro, 27 Novembro, 1 e 8 de Dezembro, cinco visitas temáticas intituladas “Os Segredos do Palácio Fronteira”, guiadas ao Palácio Fronteira e seus jardins, para 27 pessoas.
Actividades Destinadas a Públicos com Necessidades Especiais
Apesar da quebra total nas visitas de pessoas com necessidades especiais, as actividades culturais promovidas pela Fundação continuaram a ser divulgadas nas plataformas da Tur4all www.tur4all.pt e Cultura Acessível www.cultura-acessivel.pt.
Actividades Dirigidas ao Público Infanto-Juvenil
(29 crianças e 30 adultos)
Visita Encenada “Passeio com a Marquesa de Alorna nos jardins do Palácio Fronteira”
Realizou-se no dia 26 de Março, uma visita encenada para crianças intitulada “Passeio com a Marquesa de Alorna nos jardins do Palácio Fronteira”, para 14 crianças e 2 adultos.
Visita Encenada “As Aventuras de Dom João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira”
Realizaram-se nos dias 5 e 10 de Outubro, 27 de Novembro, 1 e 8 de Dezembro, cinco visitas encenadas para crianças intitulada “As Aventuras de Dom João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira”, para 13 crianças e 17 adultos.
Visita Encenada “D. Leonor, Marquesa de Alorna mostra o Palácio”
Realizou-se no dia 1 de Novembro, na evocação do aniversário de D. Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre, 4.a Marquesa de Alorna, duas visitas encenadas “D. Leonor, Marquesa de Alorna, mostra o Palácio, para 2 crianças e 11 adultos.
Acolhimento de Visitas de Estudo
(308 participantes)
Fevereiro
No dia 23 de Fevereiro, realizou-se uma visita aos jardins e ao Palácio Fronteira, a 38 alunos da Academia Senior da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
Março
No dia 11 de Março, realizou-se uma visita aos jardins do Palácio Fronteira, a 44 alunos do 4.o ano da EB1/J1 Frei Luís de Sousa, Lisboa, acompanhados por 5 adultos.
No dia 23 de Março, realizou-se uma visita aos jardins e ao Palácio Fronteira, a 40 alunos da Escola Verdes Anos.
Agosto
No dia 19 de Agosto, realizou-se uma visita aos jardins e ao Palácio Fronteira, a 20 refugiados da Ucránia.
Outubro
No dia 28 de Outubro, realizou-se uma visita aos jardins e ao Palácio Fronteira, para a Junta de Freguesia das Avenidas Novas, conduzida por Joel Moedas-Miguel, a 40 participantes.
Novembro
Nos dias 16 e 19 de Novembro, realizaram-se duas visitas aos jardins e Palácio Fronteira, para 38 alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, conduzidos pelo Eng. Jorge Bastos.
No dia 19 de Novembro, realizou-se uma visita aos jardins e Palácio Fronteira, para a Real Associação de Lisboa, conduzida por Joel Moedas-Miguel, a 23 participantes.
No dia 23 de Novembro, realizou-se uma visita aos jardins e Palácio Fronteira, a 60 participantes no Congresso Asian Art in the World: Historical Influences on Culture and Society, que decorreu em Lisboa, com boas-vindas por Joel Moedas-Miguel e conduzida por guias da casa.
11. Comunicação e Difusão
Site da Fundação
Continuaram a ser introduzidos melhoramentos no novo site da Fundação e foi disponibilizado o catálogo on-line da biblioteca para consulta universal pela internet.
Redes Sociais e Multimédia
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna continuou a fazer a difusão das suas actividades através das suas páginas do Facebook:
( https://www.facebook.com/fronteira.alorna/ 8.000 seguidores) ( https://www.facebook.com/PalacioFronteira/ 5.600 seguidores) ( https://www.instagram.com/palaciofronteira/ 4.110 seguidores)
Canal Youtube
(671 visualizações de 3 Concertos (11 músicos consagrados e jovens talentos) (196 visualizações de 4 sessões Ciclo Conversas na Biblioteca)
Nos dias 10 de Janeiro, 14 de Fevereiro, 28 de Março e 18 de Abril de 2022, foram disponibilizados no canal youtube da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna o total de 4 gravações de concertos realizados no Palácio Fronteira em 2021, organizados pela Fundação, um concerto por mês, às segundas-feiras. Estes concertos foram gravados pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
No dia 7 de Junho, foram disponibilizados no canal Youtube da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna o total de 4 gravações das sessões do Ciclo Conversas na Biblioteca, realizadas no Palácio Fronteira, conduzidas por Vanda Anastácio:
12. Filmagens e Sessões Fotográficas
Junho
No dia 20 de Junho, cedência dos jardins e Palácio Fronteira, para sessão fotográfica da Associação de Turismo de Lisboa, para promoção do Palácio Fronteira nas redes sociais (instagram, facebook, linkedin e Twitter) do Turismo de Lisboa.
Outubro
No dia 7 de Outubro, cedência da loggia do Palácio Fronteira, para sessão fotográfica de produção do cartaz da peça de teatro Noite de Reis de William Shakespeare, encenação de Ricardo Neves, do Teatro da Trindade Inatel, espectáculo em cena de 26 de Janeiro a 19 de Março de 2023.
No dia 17 de Outubro, cedência do Palácio Fronteira à produtora Até ao Fim do Mundo, para filmagens de reportagem com o Maestro Martim Sousa Tavares, que foi transmitida na RTP 2 em 23 de Outubro 2022.
Dezembro
No dia 9 de Setembro, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins à RAI Televisão Italiana para filmagens de um episódio sobre Lisboa para o programa “Meraviglie”, que foi transmitido em 28/12/2022.
13. Actividades de Divulgação do património material e imaterial da Fundação
Conversas na Biblioteca (747 visualizações no Facebook da Fundação) Março
No dia 23 de Março, realizou-se em streaming em directo da Biblioteca do Palácio Fronteira, através da página de facebook da Fundação, a quarta sessão do ciclo “Conversas na Biblioteca”, uma conversa com Cristina Costa Gomes sobre “Livros e Papéis do Palácio Fronteira”, conduzida por Vanda Anastácio.
Esta sessão teve o apoio à divulgação da Antena 2 e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
14. Publicações
Foram publicadas com o apoio da Fundação as seguintes obras:
Foram publicadas em Dezembro com o patrocínio da Associação dos Amigos da FCFA:
Apoio a Publicações
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna apoiou a publicação do livro Ruídos e Corroídos, Ecos de Tesouros Perdidos, de Gastão de Brito e Silva, edição de autor, publicada em Novembro de 2022.
15. Apoios à Difusão
Em 2022 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna contou com o apoio na divulgação das suas actividades das seguintes entidades:
16. Prémios e Distinções
No dia 12 de Novembro, na sessão de encerramento do VI Congresso Internacional A Casa Nobre: Um Património para o Futuro, foi entregue o Prémio D. Fernando José Mascarenhas (1945-2014), 12.º Marquês de Fronteira, à melhor comunicação apresentada no evento. Esta entrega foi realizada por Joel Moedas-Miguel, Vice-Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, que representou a Fundação neste congresso realizado em Arcos de Valdevez, de 10 a 12 de Novembro.
17. Participação e Colaboração com Entidades Associativas
A Fundação continuou a ser membro activo das associações:
18. Representações
Setembro
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, na Visita Técnica ao National Trust e Viagem de Estudo acompanhada de sessões in loco ministradas pelos responsáveis das entidades / projectos visados, sobre as temáticas: Community Engagement; Partnerships and Volunteering; Marketing and Communications; Visitor Experience e Property Operations. Decorreu nos dias 11, 12, 13 e 14 de Setembro de 2022, em Bristol, Newport e Swindon (Inglaterra).
Novembro
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, no VI Congresso Internacional A Casa Nobre: Um Património para o Futuro, que decorreu em Arcos de Valdevez, nos dias 10, 11 e 12 de Novembro de 2022.
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, no Congresso Asian Art in the World: Historical Influences on Culture and Society, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu do Oriente e no Museu Nacional de Arte Antiga, nos dias 24, 25 e 26 de Novembro de 2022.
19. Cedência de Instalações
Fevereiro
No dia 7 de Fevereiro, cedência da Sala das Batalhas à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, para a realização de um concerto de canto e piano, pelo tenor Carlos Guilherme acompanhado ao piano por Pedro Vieira de Almeida, por Ocasião do 63.º Aniversário da Freguesia. Estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, bem como outros membros do Executivo e representantes das variadas instituições da Freguesia de São Domingos de Benfica.
Março
No dia 25 de Março, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do XVIII Torneio de Canasta do Gato Azul do Palácio Fronteira.
Abril
No dia 7 Abril, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Jantar/Debate com Henrique Burnay que proferiu a conferência A Europa à procura de um novo lugar num mundo novo.
No dia 6 de Abril, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
Maio
No dia 4 de Maio, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
No dia 24 de Maio, cedência do Palácio Fronteira, para a entrega dos prémios do projecto SOS-Azulejo 2021.
No dia 29 de Maio, a Fundação cedeu os Jardins do Palácio Fronteira, para a realização do Festival Lisboa Jardins Abertos, projecto social organizado pela equipa Tomás Tojo, Rosana Ribeiro, Ana Rita Simões, Maria Albergaria, Rodrigo Pereira, Mafalda Bivar, Rita Gama e Rita Pereira, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Junho
No dia 6 de Junho, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
No dia 24 de Junho, cedência da Sala das Batalhas para a realização da Assembleia Geral da Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
Julho
No dia 6 de Julho, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
No dia 21 de Julho, cedência de espaço para realização de reunião de trabalho da Direcção do Instituto da Nobreza Portuguesa.
Setembro
No dia 7 de Setembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
No dia 21 de Setembro, cedência de espaço para realização de reunião de trabalho da Direcção do Instituto da Nobreza Portuguesa.
Outubro
No dia 12 de Outubro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
Novembro
No dia 2 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
No dia 4 Novembro, cedência do Palácio Fronteira, ao Banco do Bébé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, para a realização de um Jantar com Fados para angariação de Fundos. Estiveram presentes 100 pessoas.
No dia 12 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, para a realização da Lisbon Art Week para os visitantes/parceiros do Young Collectors Circle (Amsterdam), REd Collectors (Madrid) e SAHA Foundatin (Turquia). Este evento contou com a exposição de esculturas, na Biblioteca do Palácio Fronteira, do escultor Miguel Rodrigues.
No dia 17 Novembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna para a realização de um Jantar/Debate com Luísa Leal de Faria que proferiu a conferência Do Brexit à Global Britain: perspectivas sobre a nova posição do Reino Unido na Europa e no Mundo.
No dia 24 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do XIX Torneio de Canasta do Gato Azul do Palácio Fronteira.
No dia 29 de Novembro, cedência de espaço para realização de reunião de trabalho da UNAC – União da Floresta Mediterânica.
Dezembro
No dia 7 de Dezembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação para a realização de um Torneio de Bridge do Palácio Fronteira.
No dia 20 de Dezembro cedência de espaço para realização de reunião de trabalho da Direcção e a Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa.
20. Acções de Conservação e Restauro do Património da Fundação
Ao longo do ano de 2022 foi dada continuidade às obras de conservação e manutenção do património da Fundação, de acordo com os seus estatutos, a seguir discriminadas:
Património azulejar:
Finalizados os trabalhos da 1ª fase de conservação e restauro dos azulejos de padrão da escada interna da cozinha velha para o corredor do piso superior. Este trabalho foi divido em três fases (1.ª fase -patamar inferior e primeiro lanço de escada do lado direito, 2.ª fase – patamar inferior e primeiro lanço de escada do lado esquerdo e 3.ª fase – segundo lanço de escada e patamar superior dos lados direito e esquerdo). Esta intervenção iniciada pelo primeiro lanço de escada e patamar inferior do lado direito, consistiu na limpeza de tardoz dos azulejos já removidos e armazenados nas reservas e colagem dos azulejos fraturados, levantamento dos azulejos que se encontravam em dessolidarização do suporte arquitetónico, remoção de argamassas velhas e posterior assentamento de todos os azulejos com argamassas de cal e areias;
Conservação dos azulejos no painel “Fogo” de Paula Rego, no Jardim Formal;
Colagem de fragmentos e restauro de uma carranquinha do Terraço das Artes devido a fraturas por dessolidarização do suporte;
Verificação do estado de conservação dos azulejos que ladeiam os medalhões e respectivo friso no Terraço das Artes;
Iniciados e concluídos os trabalhos de conservação e restauro dos dois painéis de azulejo “Balança” e “Escorpião” do Jardim Formal. Estes trabalhos consistiram na limpeza por via húmida, consolidação de vidrados, facing dos azulejos a remover, remoção de azulejos em processo de destacamento, limpeza das argamassas e tardoz, manufatura de azulejos em falta, aplicação de biocida, recolocação dos azulejos removidos e manufacturados, reintegração volumétrica das lacunas e preenchimento de junta, reintegração cromática das massas de preenchimento e limpeza pormenorizada de acabamento. Estes trabalhos foram inteiramente subsidiados pelos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.
Áreas construídas:
Jardins e espaços exteriores:
No ano de 2022 realizaram-se os trabalhos regulares de manutenção tais comos:
Pala além disso instalou-se um novo sistema de rega no jardim de aparato que vai permitir a rega automática já a partir dos meses de Primavera Verão de 2023.
Mobiliário
Restauros em curso:
Mobiliário
21. Aquisições E Ofertas Relacionadas com o Património das Casas de Fronteira e Alorna
Foi adquirido durante o exercício de 2022:
Foi generosamente oferecido à Fundação, pelo Escultor Manuel Rodrigues:
© 2021 Todos direitos reservados
© 2021 Todos direitos reservados