No cumprimento da sua missão de preservação e difusão do património e de formação de públicos para a cultura, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna assegura um programa musical oferecendo variados concertos ao longo do ano.
Para estar a par da nossa agenda cultural pode solicitar o envio da nossa newsletter mensal através do e-mail fcfa-cultura@fronteira-alorna.pt
O Gabinete Cultural da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, coordenado pelo Dr. Joel Moedas-Miguel, assegura e dinamiza regularmente um programa de actividades culturais aberto a todos os públicos (que inclui concertos e sessões da comunidade de leitores, cursos livres, recitais de poesia e colóquios). Ao longo dos anos, tem acolhido projectos de investigação nas áreas de Arquitectura, Jardins, História, Genealogia, Artes Decorativas e Estudos Literários.
Além de ser monumento nacional e residência familiar, o Palácio Fronteira é também a sede da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, uma Instituição Privada sem fins lucrativos, de Utilidade Pública (DR II série nº 37 14/2/1991). De acordo com a sua missão, a Fundação aposta na formação de públicos para cultura, na divulgação do património cultural, e na investigação relacionada com o conjunto monumental que tem à sua guarda.
Destinados a Adultos
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna organiza mensalmente passeios temáticos, conduzidos por especialistas, quer sobre a iconografia dos azulejos do palácio, quer sobre as os escritores que viveram no Palácio Fronteira. Estes passeios são anunciados na imprensa e nas redes sociais.
Destinados ao público infantil
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna estabeleceu uma parceria com a firma COOLTURE TOURS para desenvolver visitas especiais destinadas ao público infanto-juvenil. Na Primavera e no Verão a COOLTURE TOURS organiza vários “piqueniques com a Marquesa” destinados aos mais novos, sujeitos a inscrição prévia. As inscrições processam-se através do site https://www.coolturetours.com/en/picnic-and-tour-with-the-marquise/.
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna mantém um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Ponte de Sor ao abrigo do qual organiza quatro exposições de Artes Plásticas por ano no Centro de Artes e Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Sor. As exposições têm a curadoria de Isabel Vaz Lopes e são precedidas de uma palestra por um orador convidado.
No sentido de aumentar a visibilidade das publicações apoiadas e de garantir a qualidade das mesmas perante a comunidade científica internacional, respeitando as boas práticas reconhecidas na área editorial, as publicações da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (FCFA) respeitarão as normas internacionais relativas à garantia da qualidade do material a publicar, passarão a ter formato electrónico, a estar disponíveis em livre acesso na internet, e a reger-se pelos seguintes critérios e indicadores de qualidade:
1 – A FCFA apoia apenas a publicação de textos originais, que não infrinjam quaisquer direitos de terceiros sobre o material apresentado para publicação.
2 – A qualidade científica de cada volume apoiado é garantida por uma comissão científica formada por especialistas reconhecidos na área de conhecimento correspondente, que pode ser sugerida pelos proponentes da publicação e que coordena as tarefas de arbitragem científica das obras a publicar.
3 – Se os proponentes assim o preferirem, ou em caso de dúvida, a FCFA dispõe de um Comité Editorial permanente, formado pelos membros do seu Conselho Cultural, aos quais poderá recorrer para a referida arbitragem.
4 – As publicações electrónicas apoiadas pela FCFA disporão de registo ISBN/ISSN/Doi para publicações electrónicas.
5 – As publicações em papel apoiadas pela FCFA disporão de registo ISBN.
6 – Os volumes colectivos apoiados pela FCFA deverão respeitar as normas de estilo adoptadas por esta instituição, em acordo com práticas usadas internacionalmente. (anexo I).
7 – A FCFA compromete-se a publicar os volumes que apoiar a partir do seu site, em regime de acesso aberto, no prazo máximo de dois anos a contar da data da recepção dos originais completos.
Ao longo do tempo houve membros das Casas de Fronteira e Alorna que se distinguiram pela sua participação cívica, na vida política, nas artes e na cultura.
Dom José Trazimundo de Mascarenhas Barreto, 7º Marquês de Fronteira (1802-1881)
Dom João de Mascarenhas, 1º Marquês de Fronteira (1633-1681)
Dom Pedro Miguel de Almeida Portugal (1688-1756)
Dona Leonor de Almeida Portugal, 4ª Marquesa de Alorna (1750-1839)
A colecção de retratos que se preserva no Palácio Fronteira é assinalável pela variedade e pela qualidade. Se é verdade, como afirmou o historiador Nuno Gonçalo Monteiro, que a nobreza portuguesa, de uma maneira geral, não investia na pintura, a galeria de obras deste tipo reunida pelos membros das Casas de Fronteira e Alorna constitui uma excepção digna de nota no panorama português.
A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna criou a colecção de Cadernos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna que recolhe trabalhos apresentados no decurso de colóquios e jornadas de investigação realizados com o seu apoio, bem como estudos e edições de documentos relacionados com as Casas de Fronteira e Alorna. Esses volumes podem ser adquiridos pelos interessados através de contacto directo com a Fundação. A partir do ano 2018 os Cadernos da Fundação passarão a ser publicados em formato e-book.
ALMEIDA, Teresa Sousa de Aníbal Pinto de CASTRO, José Esteves PEREIRA, Maria Manuela DELLILE, (coords.) Alcipe e as Luzes, Lisboa, Edições Colibri – Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2003 ISBN: 972-772-357-8
ANASTÁCIO, Vanda (coord.), Cartas de Lília e Tirse (1771-1777), Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna – Colibri, 2007 ISBN: 972-772-662-2; ISBN: 978-972-772-662-2
ANASTÁCIO, Vanda (coord.) Correspondências (usos da carta no século XVIII), Lisboa, Colibri – Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2005 ISBN: 972-772-560-0.
COSTA, Carlos Couto Sequeira, Carlos João Correia, José Augusto França e Lévi António Malho, I Simpósio Nacional de Teoria Estética e Filosofias da Arte. Jogos de Estética, Jogos de Guerra, Lisboa, Edições Colibri – Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2005. ISBN: 972-772-580-5.
SOUSA, Maria Leonor Machado de Marion EHRARDT, José Esteves PEREIRA (orgs.), Alcipe e a sua Época, Lisboa, Edições Colibri – Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2003 ISBN: 972-772-356-X
VALE, Teresa Maria João FERREIRA, Pedro FLOR Portugal, a Europa e o Oriente, Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2015 ISBN: 978-989-20-6029-3
VALE, Teresa Pedro FLOR, A escultura em Portugal, Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2011 ISBN: 978-989-20-2684-8
VALE, Teresa e Maria João FERREIRA, Diplomacia e Transmissão Cultural, Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e Althum, 2018, ISBN: 978-989-683-138-7
ANASTÁCIO, Vanda, Escritos do Cárcere, Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e Caleidoscópio, 2022, ISBN: 978-989-658-735-2
URBANO, Pedro, Diários, Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e Caleidoscópio, 2022, ISBN: 978-989-658-759-8
© 2021 Todos direitos reservados
© 2021 Todos direitos reservados