2004

Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)

No ano de 2004 as actividades de recuperação e restauro incidiram essencialmente sobre os Jardins:

Continuou-se o restauro da rede de rega e abastecimento de fontes do jardim; 

Continuou-se os trabalhos de captação de água dos jardins. 

Realizaram-se obras no telhado da casa nº 2. 

Procedeu-se finalmente ao restauro de algumas peças de mobiliário e continuou-se o de inventariação, prevenção e manutenção do mobiliário.

 

Em Cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)

Património Referido na alínea a) do ponto 3. do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)

Como sempre, foram facultados:

– acesso gratuito aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos, que seria fastidioso enumerar.

– autorização gratuita para fotografar os Jardins e Palácio para certos fins. 

Com relevo ainda para este ponto, de salientar a intervenção de Fernando Mascarenhas, designadamente:

No dia 6 de Fevereiro, entrevista e capa da revista “Homem Magazine” nº 180, edição de Março 2004. 

 

Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).

A Fundação iniciou as suas actividades com a Comunidade de Leitores sobre Histórias de Amor. As 8 sessões decorreram nos dias 3 e 17 de Fevereiro, 2, 16 e 30 de Março, 20 de Abril, 4 e 11 de Maio, e foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Cântico dos Cânticos” de Salomão, “Tristão e Isolda” de Joseph Bédier, “Romeu e Julieta” de Shakespeare”, “Cartas de uma Religiosa Portuguesa” de Soror Mariana Alcoforado, “Werther” de Goethe, “O Monte dos Vendavais” de E. Brontë, “Le Grand Meaulnes” de Alain Fournier, “Moderato Cantabile” de Margueritte Duras. As 8 sessões contaram com a participação, como comentadores, respectivamente de: Pedro Sena-Lino, José Pedro Serra, Adriana Bebiano, Maria João Seixas, Filomena Molder, João Almeida Flor, Isabel Cardigos e Teresa Belo. 

Com início em Janeiro, todas as segundas-feiras, ao longo de todo o ano de 2004, com excepção dos meses de Julho e Agosto, realizaram-se os Torneios de Bridge do Palácio Fronteira, inseridos no Simultâneo Nacional.

Nos dias 20, 22, 27 e 29 de Janeiro, realizou-se um II Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Século XX, que constou na leitura de poemas, respectivamente: I – Eugénio de Castro; II – Teixeira de Pascoaes; III – Florbela Espanca; IV – António Botto. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino (como leitores) e António Cândido Franco, Eunice Cabral, Fernando J. B. Martinho e Paula Morão (como comentadores). Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 20 de Janeiro realizou-se o Recital de Madrigais pela Camerata Fiorentina (Erica Mandillo (soprano), Verena Watcher (soprano), Mafalda Borges Coelho (alto), Jaime Bacharel (tenor), Miguel Robert (baixo), André Barroso (tiorba e alaúde) e Susanna Moody (viola da gamba)) interpretaram Monteverdi e Carrapatoso. No dia 22 de Janeiro realizou-se o Recital de Música Lusófona pelo Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, com direcção do Maestro José Robert, e interpretaram F. Lopes-Graça, Manuel Faria, Eurico Carrapatoso, Nuno Côrte-Real e Eugénio M. Rodrigues. No dia 27 de Janeiro realizou-se um recital de Canto e Piano por Luís Madureira (tenor), Rui Baeta (barítono) e João Vasco (piano), interpretaram F. Garcia Lorca e Manuel de Falla. No dia 29 de Janeiro realizou-se um Recital de Piano por Margarida Prates, que interpretou J. S. Bach, L. Van Beethoven e F. Chopin. 

Nos dias 14, 15, 21 e 22 de Abril, 5 e 6 de Maio, decorreu o curso sobre “Arte Têxtil”, por Teresa Alarcão e Teresa Pacheco Pereira. 

No dia 21 de Abril, decorreu o Encontro “Que Futuro para o Parque de Monsanto?”, de acordo com o seguinte programa: 10h30 – Gonçalo Ribeiro Telles; 11h30 – João Tremoceiro C.M.L.); Moderação de Graça Saraiva. 14h30 – Ana Tostões; 15h30 – Apresentação do ponto da situação pela Plataforma por Monsanto; Moderação de Luísa Schmidt. 

Nos dias 18, 20, 25 e 27 de Maio, realizou-se um Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Século XVI (outros), que constou na leitura de poemas, respectivamente: I – Diogo Benardes, com leitura de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Pedro Sena-Lino e Vanda Anastácio, e com comentários de Aníbal Pinto de Castro; II – Sá de Miranda, com leitura de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Pedro Sena-Lino e Vanda Anastácio, e com comentários de José Augusto Cardoso Bernardes; III – Jerónimo Corte-Real, com leitura de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Pedro Sena-Lino e Vanda Anastácio, e com comentários de Hélio J. S. Alves; IV – Vasco Mouzinho, com leitura de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas e Vanda Anastácio, e com comentários de Vitalina Leal de Matos. Os recitais de Música foram realizados por alunos finalistas da Escola Superior de Música de Lisboa, de acordo com o seguinte programa: no dia 18 de Maio, Susana Duarte (soprano) e Francisco Sassetti (piano) interpretaram E. Halfter, J. Rodrigo, C. Debussy e G. Donizetti. Em 20 de Maio, Ana Cosme (soprano), Pedro Correia (barítono) e Francisco Sassetti (piano), interpretaram W. A. Mozart, G. Verdi, C. Porter, G. Gershwin e L. Bernstein. Em 25 de Maio, o Consort de Flautas de Bisel da Escola Superior de Música de Lisboa (Filipa Pereira, Marta Falcão, Mafalda Gonçalves, Marco Magalhães e Teresa Matias), interpretaram J. Dowland, A. Holborne, F. Martins, D. de Góis, A. Carreira e A. de Cabezón. No dia 27 de Maio, Isabel Maya (soprano) e João Queirós (piano), interpretaram Brahms.  

Nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de Junho, decorreu o um Ciclo de Sermões sobre o Amor, que constou no seguinte programa: I – Jacinto Lucas Pires; II – Oswaldo Market; III – Raúl Miguel Rosado Fernandes; IV – Fernando Mascarenhas; V – Maria João Seixas e José Augusto Mourão.  No dia 7 de Julho decorreu uma sessão-extra que constou na repetição do sermão apresentado por Fernando Mascarenhas. 

Nos dias 28 e 30 de Setembro, 5 e 7 de Outubro, realizou-se uma Comunidade de Leitores / Leitura Comentada da tragi-comédia LE CID de Pierre Corneille, com orientação de Fernando Mascarenhas. 

Nos dias 12, 13 e 14 de Outubro, decorreu o “Encontro Internacional sobre Correspondência do Século XVIII”, com orientação de Teresa Almeida, Nuno Gonçalo Monteiro e Vanda Anastácio.  Foram apresentadas comunicações de: Aníbal Pinto de Castro, Antia Cortiças Leira, António Pedro Vicente, Claude Maffre, Cristina A. M. de Marinho, Daniel Pires, Elias J. Torres Feijó, Eugénia Leal, Isabel Clunny, João Almeida Flor, João Luís Lisboa, José Eduardo Franco, Marie Noëlle Ciccia, Marieta Dá Mesquita, Raquel Bello Vázquez, Teresa Sousa de Almeida, Vanda Anastácio e Zulmira Santos. Este Encontro contou com o patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

Nos dias 2, 4, 9 e 11 de Novembro, realizou-se um Ciclo de Música e Poesia, que constou na leitura e comentários de Éclogas de Luís de Camões da autoria incontroversa, segundo a edição da I.N.C.M. da responsabilidade de Maria de Lurdes Saraiva. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino (como leitores) e Aníbal Pinto de Castro, José Augusto Cardoso Bernardes, Maria Vitalina Leal de Matos e Vanda Anastácio (como comentadores).  Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: 4 concertos comentados pela Pianista Margarida Prates “Breve Viagem pela História da Música”: I – O Barroco, interpretou Carlos Seixas, J. S. Bach, Bach/Gounod e G. F. Händel; II – O Classicismo, interpretou João de Sousa Carvalho, W. A. Mozart e L. Van Beethoven; III – O Romantismo, interpretou F. R. Chopin; IV – O Impressionismo, interpretou A. Fragoso, C. Debussy e M. Ravel.

Nos dias 2 e 16 de Dezembro, realizaram-se 2 sessões quinzenais, da Comunidade de Leitores sobre Histórias de Amor II, com orientação de Fernando Mascarenhas.  Nesta Comunidade de Leitores foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen e “Senhora” de José de Alencar. 

No dia 10 de Dezembro, realizou-se um Recital de Poesia, editada em livro em 2003 de poetas com menos de 50 anos (Alexandre Nave, Ana Luísa Amaral, Francisco José Viegas, João Luís Barreto Guimarães, Joaquim Cardoso Dias, Jorge Melícias, José Mário Silva, Manuel de Freitas, Mário Rui de Oliveira, Nuno Higino, Paulo José Miranda, Pedro Mexia, Pedro Sena-Lino, Rui Pires Cabral, Ruy Ventura, valter hugo mãe e Vasco Ferreira Campos seguido de um jantar com poesia a Mote. Antes do recital de poesia foi feita uma apresentação por Pedro Sena-Lino.  O Jantar com Poesia a Mote contou com a participação dos seguintes poetas: Alexandre Nave, Ana Luísa Amaral (não esteve presente, mas enviou as glosas), Jorge Casimiro, José Rui Teixeira e Maria Andresen de Sousa Tavares. A coordenação esteve a cargo de Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino. 

 

Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural)

Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições pontuais de livros; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação.

 

Projectos de Investigação

Seguidamente referem-se três projectos autónomos relevantes para a alínea b) e c) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer  das alíneas do ponto 3 do artigo 4º dos Estatutos.

 

Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna 

Em 2004 prosseguiu o projecto com vista à Edição Crítica da Marquesa de Alorna, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  Este projecto terminou no dia 31 de Dezembro de 2004. (Ver Relatório em anexo).

 

Projecto – Sala das Batalhas  

Continuou o projecto de investigação multidisciplinar (História, História da Arte, História Social, História Militar, etc.), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  Este projecto terminou no dia 10 de Abril de 2004.  (Ver Relatório em anexo). 

 

Projecto – A Nobreza em Portugal

Prosseguiu a troca de correspondência entre George Marcus e Fernando Mascarenhas, tendo-se continuado a revisão da 1ª fase da correspondência, com vista à preparação de um volume a publicar nos E.U.A., que está previsto para 2005. 

 

Projecto de Educação Ambiental e Projecto Janelas Abertas 

Ver Relatório em anexo. 

 

Projectos em Colaboração com outras Entidades 

Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor

 No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor tiveram lugar este ano as seguintes actividades que decorreram na Biblioteca Municipal dessa cidade:

A 16 de Janeiro, inauguração da exposição de Pintura intitulada “Uma Manhã no Palácio” de Gonçalo Beja da Costa, e lançamento do livro “Vagabundos de Nós” de Daniel Sampaio.

A 13 de Fevereiro, apresentação do livro “Sermão ao Meu Sucessor” de Fernando Mascarenhas, e inauguração da exposição de Fotografia intitulada “Última Manhã na Praia” de Ana Horta. 

Em 15 de Março, inauguração da exposição de Pintura intitulada “A claridade expandindo-se” de José Moura George, e conferência sobre “A Percepção da Claridade” por António Lopes.

A 2 de Abril, inauguração da exposição de Litografia intitulada “Jane Eyre” de Paula Rego, e conferência sobre “Da Ribeira de Sor: da nascente à sua foz” por José Rafael Correia da Silva. Esta exposição contou com o apoio da Galeria 111.

A 30 de Abril, inauguração da exposição de Gravura de David de Almeida, e conferência sobre “O Poeta no oriente do Oriente” por António Manuel Couto Viana. 

A 22 de Outubro, inauguração da exposição de Pintura e Fotografia intitulada “Le Bijou Mysterieux” de Gerard Verdijk e Josephine Sloet. 

 

Outras Actividades em Colaboração 

No dia 7 de Fevereiro, teve lugar a Assembleia Geral da Associação “Amar as Artes/Ópera Tejo”.

Nos dias 2, 3 e 5 de Março, e no dia 15 de Novembro, realizaram-se quatro visitas guiadas ao Palácio Fronteira e Jardins por Marieta Dá Mesquita, a alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa. 

Nos dias 20 de Março, 15 de Maio, 4 de Setembro, 9 de Outubro, realizaram-se quatro visitas ao Palácio Fronteira e Jardins por José Meco a alunos da Study Journeys. 

No dia 7 de Maio, realizou-se uma visita guiada ao Palácio Fronteira e Jardins por Cristina Castel-Branco, a alunos do Instituto Superior de Agronomia. 

No dia 22 de Maio, realizou-se no Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha, uma Comunidade de Leitores, de acordo com o seguinte programa: 11h00 – Início da Sessão sobre sobre alguns contos de robots de Isaac Asimov, com a participação de Fernando Mascarenhas; 13h00/14h30 Almoço; 14h30 – Encontro Poético, com a participação de Poetas Caldenses; 15h30 – Projecção do filme “O Delfim” de Fernando Lopes; 17h00 – Debate com o Realizador e com a co-Argumentista Maria João Seixas.  

No dia 31 de Maio, teve lugar a Assembleia Geral da Associação de Estudos Portugueses.

No dia 28 de Outubro, realizou-se uma visita guiada ao Palácio Fronteira e Jardins por Teresa Almeida a alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

No dia 28 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro “Histórias de Saúde Pública” de Francisco George.

No dia 12 de Novembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro “Dieta [à minha maneira]” de Helena Sacadura Cabral. 

No dia 30 de Novembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro “Uma Pedra no Sapato” de Luísa Beltrão.

 

EDIÇÃO CRÍTICA DA MARQUESA DE ALORNA 

RELATÓRIO FINAL

 

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO MATERIAL E RESUMO DOS

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

O projecto de investigação «The Cultural and Literary Relationships of the 4th Marchioness of Alorna» tinha como objectivo principal a edição das cartas de D. Leonor de Almeida relativas ao período de encerramento em Chelas, o que envolveu as seguintes tarefas:

Levantamento e índice geral da correspondência de Alcipe (Arquivo Geral da Torre do Tombo, Fundo do Palácio Fronteira e Arquivos particulares);

Estudo das grafias autógrafas da Marquesa, a partir da transcrição diplomática de 50 cartas, tarefa desempenhada por Sandra Teodoro, supervisionada por Evelina Verdelho;

Elaboração dos critérios de transcrição, trabalho levado a cabo por Evelina Verdelho e Vanda Anastácio;

Fixação crítica do texto das cartas do período de Chelas, a cargo de Vanda Anastácio, colaboradora do projecto;

Elaboração dos estudos introdutórios aos volumes da correspondência, a cargo de Manuela Gouveia Delille, Teresa Sousa de Almeida, João Almeida Flor, Evelina Verdelho e Vanda Anastácio, tendo sido pedida a colaboração da investigadora galega Raquel Bello Vásquez para o volume relativo à correspondência enviada por D. Leonor de Almeida à Condessa do Vimieiro no mesmo período. 

Anotação das cartas, trabalho levado a cabo por Manuela Gouveia Delille, Teresa Sousa de Almeida, João Almeida Flor e Vanda Anastácio.

Preparação da edição dos dois volumes da correspondência de Chelas, a cargo de Vanda Anastácio.

Este objectivo foi concluído com sucesso, estando os dois volumes da correspondência a aguardar publicação.

Um outro objectivo do projecto era o estudo da formação literária e cultural da Marquesa de Alorna, integrando-a no contexto cultural português e europeu. Esse objectivo foi cumprido com sucesso não só através dos estudos introdutórios que foram elaborados para a edição crítica, como através da participação de Aníbal Pinto de Castro, João de Almeida Flor, Teresa Sousa de Almeida e Vanda Anastácio no Colóquio Internacional A Correspondência em Portugal no século XVIII que teve lugar no Palácio Fronteira nos dias 12, 13 e 14 Outubro de 2004, cujas actas de encontram no prelo.

 

PROJECTO – SALA DAS BATALHAS

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO MATERIAL E RESUMO DOS

TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Nos seus aspectos essenciais, a dimensão científica do projecto sobre a Sala das Batalhas do Palácio Fronteira inclui em primeiro lugar um amplo trabalho de levantamento de fontes, de elaboração de textos e a sua introdução em base informática. Este trabalho foi levado a cabo sob a coordenação geral de Nuno G. Monteiro, sob a coordenação científica de Fernando Dores Costa e sob a direcção executiva de Zélia Pereira e abrangeu um amplo conjunto de colaboradores, com especial destaque para Marta Castelo Branco e David Felismino. Foram, assim, concretizadas as seguintes tarefas:

1 – Levantamento de todos os personagens constantes da Sala das Batalhas e elaboração da respectivas biografias.

2 – Levantamento de fontes da Biblioteca Nacional de Lisboa, da Biblioteca da Ajuda, da Biblioteca da Academia das Ciências, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e, secundariamente, do Instituto dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo relativas a todas as batalhas e personagens constantes da sala. Reprodução através de microfilme e fotocópia de boa parte deste material o qual, no seu conjunto, constitui a mais completa relação de fontes alguma vez efectuada sobre a Guerra da Restauração.

3 – Introdução dos dados na base on-line, elaborada para o efeito sob coordenação de Teresa Albuquerque. Esta tarefa foi dificultada pelos naturais problemas de adaptação da base aos usos pretendidos e pela mudança do site da mesma.

4 – Elaboração, a cargo de Fernando Dores Costa, de descrições da cada um dos recontros e sua introdução na base da dados.

Todos este material, que constitui o produto mais visível e o principal compromisso do projecto se encontra no site www.fronteira-alorna.com. No volume de textos entregue à Fundação para a Ciência e a Tecnologia reproduzem-se alguns desses materiais, embora, naturalmente, de forma incompleta, designadamente:

1 – Estrutura da base de dados.

2 – Excertos das biografias individuais de todos os intervenientes.

3 – Excertos do levantamento de fontes e bibliografia.

4 – Resumos dos oito recontros militares constantes da Sala das Batalhas, da autoria de Mestre Fernando Dores Costa.

5 – Lista de dossiers com fotocópias de documentação existentes na Fundação das Casas Fronteira e Alorna. 

Para além dos elementos antes referidos, integram ainda as dimensões científicas do projecto os seguintes materiais:

1 – Colectânea de textos de apoio, com a colaboração de Fernando Bouza Alvarez, Marieta Dá Mesquita, Fernando Mascarenhas, Rafael Calado, Fernando Dores Costa, Lilian Pestre de Almeida e Nuno G. Monteiro. 

2 – A utilização de alguns materiais e colaboradores do projecto no filme/DVD sobre a sala da batalhas do Palácio Fronteira, realizado por Álvaro García de Zúñiga.

3 – Elaboração e colaboração de vários dos elementos da equipa de investigação do projecto, designadamente, Fernando Dores Costa e Nuno G. Monteiro em obras de referência sobre a Guerra da Restauração, nomeadamente, in M. Themudo Barata e Nuno G. Teixeira (dir.) História Militar de Portugal, vol.II, dir. de António M. Hespanha, Circulo de Leitores, Lisboa, 2003, e Fernando Dores Costa, A Guerra da Restauração 1641-1668, Lisboa, Livros Horizonte, 2004.

No plano informático o projecto de investigação sobre a Sala das Batalhas do palácio dos marqueses de Fronteira foi coordenado por Teresa Albuquerque. Pressupunha o recurso às novas tecnologias de informação para o arquivo e difusão dos conteúdos recolhidos, pesquisados e desenvolvidos. Optou-se pela criação de raiz de uma base de dados relacional em ambiente Linux cuja premissa de base era a possibilidade de crescer e de abarcar uma multiplicidade de aspectos relacionados com a Sala das Batalhas. Com efeito, tal como a abordagem deste projecto de investigação foi pluridisciplinar, também se pretendia que na base de dados pudessem convergir dados tratados segundo diferentes perspectivas. O processo de criação e desenvolvimento da base de dados foi moroso e complexo. Foi necessário reunir competências diversas da área da história da arte, militar e social. Estiveram envolvidas 4 empresas bem como os investigadores e colaboradores no projecto de investigação. Neste momento está a funcionar, e disponível através da Internet no já referido endereço: www.fronteiraalorna.com.

Paralelamente ao projecto de investigação, em colaboração com a empresa Plano 9, foi realizado um documentário sobre a Sala das Batalhas em que participaram os investigadores associados a este projecto. Esse documentário encontra-se disponível num DVD em que foram transcritas as entrevistas que se realizaram durante a fase de produção do documentário.

Actividades das empresas que colaboraram com esta dimensão do projecto:

 

Plano 9

Concepção da BD em colaboração com os investigadores coordenação entre os investigadores e os programadores e acompanhamento do desenvolvimento e recolha de iconografia e respectiva digitalização

 

Meios.com

Programação da Base de Dados em ambiente Linux

 

Interhost

Desenvolvimento da Programação da Base de Dados e webhosting

 

Carbono 14

Design do site e das interfaces de consulta.

 

JANELAS ABERTAS

Relatório de Actividades referente a 2004

Em 2004 participaram nas actividades do projecto Janelas Abertas, que está a ser desenvolvido na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, as seguintes instituições:

Instituições tuteladas pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social

· Casa do Lago

· Centro Paroquial e Social São Domingos de Benfica;

· Colégio Decroly (ensino especial);

· Gira (grupo de intervenção e reabilitação activa);

· Centro Paroquial e Social de Alfragide

· Centro Paroquial e Social Nossa Sra. Da Conceição

Misericórdia de Lisboa

· Lares de Acolhimento para crianças e jovens desfavorecidos;

· Centro Social e Paroquial das Furnas.

 Casa Pia

Juntas de Freguesia – Ocupação dos Tempos Livres

Escolas do Ensino Oficial e Privado

· Pré-escolar;

· 1º Ciclo.

· 2º Ciclo

· 3º Ciclo

Todas as parcerias iniciadas nos anos anteriores, à excepção da Casa do Lago (que sofreu transformações a nível do seu funcionamento, nomeadamente no que respeita à permanência dos jovens que acolhe), renovaram o seu interesse de participar no projecto Janelas Abertas, no ano lectivo de 2004/2005.

Para além das visitas com as crianças e jovens, realizámos ainda as seguintes actividades:

· Elaboração de um novo folheto de divulgação do projecto;

· Preparação e distribuição do respectivo folheto;

· Elaboração de um novo conjunto de guiões sobre a Educação Cívica.

Seguidamente apresentamos o quadro com o número de participantes no projecto, onde se verifica uma diminuição do número de participantes face ao ano anterior, facto que se fica a dever ao atraso na instalação do novo material adquirido para a actualização dos PCs. 

WordPress Responsive Table
WordPress Responsive Table

Há que salientar ainda a compra de 8 novos computadores.

Número total de participantes durante o ano de 2004:  2 613.

O número total de participantes registado desde o início de Janelas Abertas até ao final do ano de 2004 foi de 11 007.

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados