2007

Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)

 No ano de 2007 a Fundação realizou as seguintes obras de recuperação:

– realizaram-se obras na fachada e telhado da Sala de Juno do Palácio Fronteira;

– houve uma pequena intervenção nos postes de electricidade por forma a impedir que através deles se pudesse saltar o muro para dentro do jardim;

– limpeza dos esgotos na casa nº 9; 

– procedeu-se finalmente ao restauro de algumas peças de mobiliário e continuou-se o programa de inventariação, prevenção e manutenção do mobiliário.

Em Cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)

Património Referido na alínea a) do ponto 3. do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)

Como sempre, foram facultados:

– acesso gratuito aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos, que seria fastidioso enumerar.

– autorização gratuita para fotografar os Jardins e Palácio para certos fins.

Empréstimo de 1 quadro (D. Pedro de Almeida Portugal, 3º Marquês de Alorna e família) para integrar a exposição “Guerra Peninsular – 200 anos” organizada pela Biblioteca Nacional, realizada entre 6 de Novembro de 2007 e 9 de Fevereiro de 2008. 

No dia 29 de Maio, lançamento do nº 4 de Fronteira – Cadernos Culturais da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, respectivamente, Cartas de Lília e Tirse (1771-1777) (ver alínea C) do ponto 1.do Artigo 4º dos Estatutos, projecto de investigação “Edição Crítica na Obra da Marquesa de Alorna”, actividades de investigação), continuando assim o programa editorial da Fundação. 

Com relevo ainda para este ponto de salientar as diversas intervenções de Fernando Mascarenhas, designadamente:

No dia 8 de Fevereiro, entrevista para o livro “Personalidades de Lisboa” (no prelo).

No dia 6 de Março, entrevista para a RTP para o programa “Guarda-Livros” de Francisco José Viegas.

No dia 10 de Outubro, entrevista para o Jornal Diário de Notícias, edição de 17 de Novembro. 

No dia 5 Dezembro, entrevista para a Revista Magazine, edição nº 2 de Janeiro de 2008.

No dia 16 de Março, entrevista para a RDP Antena 2 para o programa “Um Certo Olhar”. 

No dia 9 de Outubro, entrevista para a RDP Antena 1 para o programa “Histórias e Músicas”, do realizador Jorge Afonso. 

No dia 7 de Novembro, apresentou uma comunicação sobre “Dois Momentos na Relação entre o Ramo Fronteira da Família Mascarenhas e a Ordem de São Domingos, O.P.”, no Colóquio “Lisboa e as Ordens Religiosas”, organizado pelo Grupo Amigos de Lisboa e pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.

Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral)

A actividade da Fundação em 2007 começou com a continuação do Grupo de Leitura sobre Camilo Castelo Branco – II. As 2 sessões realizaram-se nos dias 10 e 24 de Janeiro e foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “O Olho de Vidro” e “Vinte Horas de Liteira” e contou com a participação como comentadores, respectivamente, de Ernesto Rodrigues e Anabela Rita.  

Com início em Janeiro, todas as segundas-feiras, ao longo do ano de 2007, com excepção do mês de Agosto, realizaram-se os Torneios de Bridge do Palácio Fronteira, inseridos no Simultâneo Nacional.

Nos dias 9, 11 e 30 de Janeiro, 1 e 6 de Fevereiro, realizou-se o curso “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto, ministrado por Maria Alzira Seixo.

Nos dias 7 e 21 de Março, 4 e 18 de Abril, 2, 16 e 30 de Maio, realizou-se um Ciclo sobre “Os Contos de Sophia de Mello Breyner Andresen”, que constou da leitura em voz alta dos contos, respectivamente: I – “A Menina do Mar” e “A Noite de Natal”; II – “O Rapaz de Bronze” e “A Árvore”; III – “Histórias da Terra e do Mar” (“O Silêncio” , “A Casa do Mar”, “Saga” e “Vila d´Arcos”); IV – “Contos Exemplares” (“A Viagem”, “Retrato de Mônica”, “Homero” e “Os Três Reis do Oriente”); V – “A Fada Oriana”; VI – “O Cavaleiro da Dinamarca”; VII – “A Floresta”.  Estas sessões contaram com a participação de Ana Sampaio, Fernando Mascarenhas, Isabel Cardigos, José Diogo Mascarenhas Faria de Carvalho, José Manuel Pyrrait, Madalena Braz Teixeira, Manuel Alegre, Margarida Alvim, Martim Giraldes, Teresa Albuquerque e Vera Pyrrait (como leitores) e Clara Rocha, Fátima Freitas Morna, Fernando J. B. Martinho, Fernando Cabral Martins, Fernando Pinto do Amaral, Luís Adriano Carlos, e Teresa Almeida (como comentadores). À noite, após cada sessão, realizou-se também um Grupo de Leitura em que foram discutidos os contos lidos nesse dia. 

Nos dias 14, 16, 22 e 23 de Março, realizou-se um curso sobre “Desenho e Composição do Espaço Urbano”, ministrado por António Salvador da Costa, Pedro George e Vitoriano Sainz.

Nos dias 8, 10, 15 e 17 de Maio, realizou-se um V Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Século XX – Presença, que constou na leitura de poemas de, respectivamente: I – Miguel Torga; II – Carlos Queiroz; III – Alberto Serpa; IV – Vitorino Nemésio. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Teresa Albuquerque e Vanda Anastácio (como leitores) e José Augusto Cardoso Bernardes, Isabel Rocheta, Luís Adriano Carlos e Fátima Freitas Morna (como comentadores). Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 8 de Maio realizou-se o Recital de Canto e Piano por Francisco Reis (tenor), Mónica Lacerda Pais (soprano) e Vera Prokić, (piano), que interpretaram Francisco de Lacerda, Jaime Ovalle, V. Henriques, E. di Capua, L. Bernstein, Liszt-Schubert, Verdi,Werther, Puccini, Mascagni e Liszt-Verdi.  No dia 10 de Maio realizou-se o Recital de Canto e Piano por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Kodo Yamagishi (piano), que interpretaram Francisco de Lacerda, Brahms, Dvorak e Manuel de Falla. No dia 15 de Maio, realizou-se o Recital de Canto e Piano por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), interpretaram Schubert. No dia 17 de Maio, realizou-se o Recital de Piano por Savka Konjikusić e Vera Prokic, interpretaram W. A. Mozart, F. Chopin, S. Rachmaninov e F. Liszt. 

Nos dias 6 e 20 de Junho, realizou-se um Grupo de Leitura sobre Ficção Científica, com orientação de Fernando Mascarenhas. Nestas 2 sessões foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Eu, Robot” de Isaac Asimov e “Um Estranho numa Terra Estranha” de Robert A. Heinlein. 

De 2 a 7 de Julho, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Grupo de leitura e um Curso sobre “A Ilíada” de Homero, orientado e ministrado por José Pedro Serra.

Nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de Setembro, realizou-se um Grupo de Leitura / Leitura Comentada da peça “Júlio César” de William Shakespeare. Este Grupo de Leitura contou com a participação de: Álvaro García de Zúñiga, António Feijó, Fernando Mascarenhas e José Pedro Serra. 

Nos dias 3, 17 e 31 de Outubro e 14 de Novembro, realizaram-se 4 sessões quinzenais de um Grupo de Leitura sobre Divulgação Científica. Neste Grupo de Leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Também o cisne morre” de Aldous Huxley, “A Espiral Dourada” de Nuno Crato, Carlos Pereira dos Santos e Luís Tirapicos, “O Mistério de todos os Mistérios” de Michael Ruse e “Cosmos” de Carl Sagan e contou com a participação como comentadores, respectivamente, de Manuel Sobrinho Simões, Nuno Crato, Alexandre Quintanilha e Carlos Fiolhais. 

Nos dias 16, 18, 23 e 25 de Outubro, realizou-se um Ciclo de Música e Poesia Satírica em Portugal, que constou na leitura e comentários de poemas, respectivamente: I – Séc. XVI a XVIII; II – Idade Média e Cancioneiro Geral; III – Séc. XIX a XX; IV – séc. XX.  Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Paulo Godinho e Pedro Sena-Lino (como leitores) e Maria Antónia Oliveira, Nuno Júdice, Pedro Sena-Lino e Vanda Anastácio (como comentadores). Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 16 de Outubro realizou-se o Recital de Canto e Alaúde «De um Tempo Antigo para o Moderno» por Verena Wachter Barroso (canto) e André Barroso (alaúde), interpretaram peças dos Cancioneiros Ibéricos, Airs de Cours, Lute Songs e Música Italiana. No dia 18 de Outubro, o pianista Carlos Pereira interpretou Erik Satie, J. S. Bach, P. I. Tchaikovsky, F. Chopin e Carlos Pereira. Nos dia 23 e 25 de Outubro, o pianista Domingos-António interpretou Mozart e Schumann, e Beethoven, Liszt-Horowitz, respectivamente. 

No dia 14 de Dezembro, realizou-se um Recital de Poesia editada em livro em 2006 de poetas com menos de 50 anos (A. Pinto Ribeiro, Afonso de Melo, Alexandre Nave, Carlos Alberto Braga, Catarina Nunes de Almeida, Fernando de Castro Branco, Frederico Mira George, Joana Serrado, João Habitualmente, João Pedro Mésseder, João Rios, Jorge Melícias, Jorge Reis-Sá, José Félix Duque, José Rui Teixeira, Luís Adriano Carlos, Manuel de Freitas, Paula Gândara, Pedro Sena-Lino, Pedro Teixeira Neves, Rui Amaral Mendes, Rui Lage, Sandra Costa e valter hugo mãe). Antes do Recital de poesia foi feita uma apresentação por Pedro Sena-Lino; as leituras foram feitas por Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino. O Recital foi seguido de um Jantar com Poesia a Mote que contou com a participação dos seguintes poetas: Alexandre Nave, Jorge Reis-Sá, José Félix Duque, Pedro Sena-Lino, Rui Lage e Rui Zink. A coordenação esteve a cargo de Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino.

No dia 19 de Dezembro, realizou-se 1 sessão quinzenal, do Grupo de Leitura “Os Livros pelos Leitores”. Nesta sessão foi debatida a obra “Os Frutos da Terra” de André Gide e contou com a participação de Fernando Mascarenhas como comentador.

Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural)

Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições pontuais de livros; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação.

Projectos de Investigação

Seguidamente referem-se três projectos autónomos relevantes para a alínea b) e c) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer das alíneas do ponto 3 do artigo 4º dos Estatutos.

Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna          

No dia 29 de Maio, realizou-se o lançamento do nº 4 de Fronteira – Cadernos Culturais da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna” (que inaugurou uma série intitulada “Correspondências” e se integra no projecto de edição crítica em epígrafe): vol. I – “Cartas de Lília e Tirse (1771-1777)”, onde se publicou a correspondência que chegou até nós entre D. Leonor de Almeida Portugal e D. Teresa de Mello Breyner, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 

Continuação dos trabalhos com vista à publicação do nº 5 e 6 de Fronteira também da série “Correspondências” (inseridos no referido projecto): vols. II e III – cartas entre D. João de Almeida Portugal e D. Leonor de Almeida Portugal, todos do período de 1760-1777.

 

Projecto – Sala das Batalhas 

Ver Relatório em anexo.

Nota: o site www.fronteira-alorna.pt foi aberto ao público em 24 de Janeiro de 2008. 

 

Projecto de Educação Ambiental e Projecto Janelas Abertas 

Ver Relatório em anexo. 

 

Projectos em Colaboração com outras Entidades 

Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor

No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, com a colaboração da Senhora Dona Isabel Vaz Lopes, proprietária de A Loja do Lopes – Objectos de Artistas, tiveram lugar este ano as seguintes actividades que decorreram  na Biblioteca Municipal dessa cidade:

A 27 de Janeiro, inauguração da exposição de pintura de Noronha da Costa, e leitura do conto “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner Andresen por Fernando Mascarenhas. Esta exposição contou com o apoio da Galeria António Prates. 

A 24 de Fevereiro, inauguração da exposição de pintura “Ponto de Encontro” de Vitor Pomar, seguida de conferência “Leitura comentada” pelo próprio artista. 

A 24 de Março, inauguração da exposição de fotografia “O Segredo” de Margarida Dias, e conferência “Sobre a Estética da Criação” por Celestino David. 

 A 21 de Abril, inauguração da exposição de fotografia e vídeo “Des(a)parecer” de Graça Sarsfield, e conferência sobre “A fotografia e o vídeo na arte contemporânea” por Emília Tavares.

No dia 26 de Maio, inauguração da exposição de desenho de Maria Capelo, e conferência sobre “Paisagem – algumas notas sobre a presente exposição e leitura de alguns poemas alusivos à paisagem” por Fernando Mascarenhas. 

 A 22 de Setembro, inauguração da exposição de pintura “A Caminho da Fonte do Rato, um percurso imaginado” de Coca Froes David, e conferência “A Artista e o Lavrador enquanto Jovens Cães” por António Cruz de Carvalho. 

A 20 de Outubro, inauguração da exposição de Jóias de Autor de Andrea Quelhas Lima, e conferência sobre “Composição e Configuração das Florestas de Portugal” por Paulo Godinho. 

 

Outras Actividades em Colaboração

Nos dias 6 e 7 de Janeiro, cedência da Sala das Batalhas para a gravação do 1º CD do Grupo “Arte das Musas”. 

No dia 17 de Janeiro, cedência da Sala das Batalhas à Associação Portuguesa das Casas Antigas, para um debate interno sobre a política do regime de protecção e valorização do património cultural.

Nos dias 20 e 21 de Janeiro, cedência da Sala das Batalhas à Associação “Amar as Artes/Ópera Tejo” para a realização dos ensaios da Ópera “Don Giovanni” de Mozart. 

No dia 23 de Janeiro, cedência do Palácio Fronteira para as filmagens do programa “Consigo” para o grupo Videomédia, a ser emitido pela RTP2. 

No dia 26 de Janeiro, cedência do Palácio Fronteira para as filmagens de 1 programa da série “O meu bairro”, para a RTP2. 

Nos dia 10 de Fevereiro, 2 de Março, 26 (2 visitas) e 27 de Março, realizaram-se cinco visitas ao Palácio Fronteira e Jardins por Marieta Dá Mesquita.

No dia 14 de Abril, realizou-se uma visita ao palácio Fronteira e Jardins por José Meco a membros da Study Jouneys.

No dia 20 de Abril, em colaboração com a Ordem Hospitaleira de São João de Deus, decorreu o Colóquio “Os Condes da Torre e Marqueses de Fronteira e as Suas Relações com a Ordem Hospitaleira de S. João de Deus”. Foram apresentadas comunicações de: Aires Gameiro, Ana Mateus Cardoso, Augusto Moutinho Borges, Jorge Fonseca, Manuela Mendonça, Maria José Mexia Bigote Chorão, Marieta Dá Mesquita e Natália Correia Guedes, Rui Abreu. As sessões foram moderadas por Fernando Mascarenhas.

No dia 27 de Abril, em colaboração com a Editora Caderno, realizou-se o lançamento do livro “Vertigem Americana” de Bernard-Henri Lévy, apresentado por José Pacheco Pereira e seguido de debate, com a presença do autor e moderado por José Pacheco Pereira.

No dia 3 de Maio, em colaboração com o Grupo “Amigos de Lisboa, decorreu a Jornada sobre “Pintura e Escultura em Igrejas e Palácios de Lisboa”. Foram apresentadas comunicações de: Carla Varela Fernandes, Luís Afonso, Pedro Boto, Sandra Costa Saldanha, Teresa Leonor M. Vale, Teresa Freitas Morna e Susana Flor. 

No dia 25 de Maio, em colaboração com as Edições Quasi, realizou-se o lançamento do livro “O Tempo Além do Tempo” do poeta Ivan Junqueira, com a presença do autor que leu alguns dos seus poemas.

No dia 29 de Maio, teve lugar a Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa. 

No dia 19 de Julho, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro “Os Tigres de Saigão” de Miguel Pereira.

No dia 20 de Julho, cedência do Palácio Fronteira para as filmagens do programa “Disney Kids” da SIC. 

No dia 20 de Agosto, cedência do Palácio Fronteira para filmagens para a série “Memórias de Autores Portugueses” para a RTP.

No dia 2 de Outubro, em colaboração com a Editora Livros d´Hoje, realizou-se o lançamento do livro “O Último Távora” de José Norton. 

Nos dias 7, 9, 10 e 11 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para a gravação do 2º CD do Grupo “Arte das Musas”. 

No dia 22 de Outubro, cedência dos Jardins do Palácio Fronteira para a gravação do programa “Espaço Aberto à Literatura”, para a Globo News-Brasil.

Em 12 de Outubro, em colaboração com o Município de Arcos de Valdevez, realizou-se o lançamento do volume de actas do 1º Congresso Internacional “Casa Nobre: um património para o futuro”. 

No dia 30 de Outubro, realizou-se uma visita ao Palácio e Jardins do por Victor Mestre a alunos da Escola Superior de Artes Decorativas.

Nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, em colaboração com o Grupo “Amigos de Lisboa”, realizou-se o Colóquio “Lisboa e as Ordens Religiosas”, com coordenação científica e executiva de Teresa Leonor M. Vale, Maria João Pereira Coutinho, Sandra Costa Saldanha e Sílvia Ferreira; e com a Comissão Científica de Marieta Dá Mesquita, Pedro Flor, Teresa Leonor M. Vale e Vítor Serrão. Foram apresentadas comunicações de: António Nunes Pereira, Appio Sottomayor, Cátia Mourão, Eduardo Sucena, Fernando, Mascarenhas, Francisco de Lancastre e Távora, Francisco Santana, Hélia Silva,  Isabel Castro Pina, Joaquim Ramos Baptista, José Carlos L. Almeida, Maria Adelina Amorim, Marieta Dá Mesquita, Marisa Costa, Miguel Seixas, Miguel Sousa Lara, Patrícia Monteiro, Paulo Mendes Pinto, Pedro Flor, Rita Megre, Sandra Costa Saldanha, Sílvia Ferreira, Teresa Leonor M. Vale, Teresa Parra da Silva e Vítor Serrão.  No primeiro dia do colóquio foi lançado o livro das actas do colóquio “Lisboa Barroca e o Barroco de Lisboa, da Editora Livros Horizonte, com a participação de Vitor Serrão.

No dia 21 de Novembro, cedência da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, à Civilização Editora e à Universidade Católica para o lançamento do livro “Azulejaria do Século XVIII – Espaço Lúdico e Decoração na Arquitectura Civil de Lisboa” de Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara.

 

PROJECTO – SALA DAS BATALHAS

RELATÓRIO DOS TRABALHOS EXECUTADOS NO ANO DE 2007

Tomando como base o orçamento inicialmente apresentado e a respectiva elencagem de tarefas durante o ano de 2007 realizaram-se as seguintes tarefas:

1.  Levantamento e leitura de fontes manuscritas e genealógicas relativas aos 15 indivíduos representados nos estuques da Sala das Batalhas.

1.1. Inserção das biografias dos referidos indivíduos e estabelecimento das relações com os diversos campos na base de dados.

1.2. Inserção de todas as imagens referentes aos estuques da Sala das Batalhas e estabelecimento das ligações com os restantes campos da base de dados (indivíduos, batalhas, locais, bibliografia).

1.3. No âmbito das biografias dos 41 indivíduos representados nos painéis de azulejo concluiu-se a inserção e o relacionamento da informação fornecida pela documentação levantada em 2006 no IAN/TT (Chancelarias Régias, Registo Geral de Mercês, Habilitações às Ordens Militares, Decretamentos de Serviços, Requerimentos Individuais), conforme relatório apresentado no ano anterior.

1.4. Inserção de novos registos bibliográficos e arquivísticos recolhidos no âmbito da investigação feita no IAN/TT e Biblioteca Nacional de Lisboa, e estabelecimento de relações com os demais campos da base de dados.

1.5. Leitura e estruturação das informações recolhidas nos relatos dos recontros ocorridos durante a Guerra da Restauração (ainda em fase de inserção na base de dados).

2. Conclusão do trabalho previsto nas alíneas 2.1 até 2.4.3. 

3. a 7. Tudo de acordo com o previsto.

RELATÓRIO SOBRE A LEITURA ICONOGRÁFICA DA SALA DAS BATALHAS 

(Não previsto no orçamento)

No âmbito do trabalho da leitura iconográfica da Sala das Batalhas tem-se cumprido o previsto no plano de trabalhos, nomeadamente:

– estudado a contextualização histórica dos retratos dos Mascarenhas imortalizados em baixo relevo em estuque e os painéis em estuque que revestem o tecto em masseira na Sala das Batalhas do Palácio Fronteira de azulejos sobre as batalhas da Guerra da Aclamação; 

– preenchido os campos Museu/Instituição/Colecção, Localização, Categoria, Subcategoria, Denominação, Título, Autor/Oficina/Fabricante, Datação, Escola/Estilo/Movimento, Dimensões, Informação técnica e Descrição dos onze baixos-relevos dos muros e do tecto da Sala das Batalhas; 

– no campo da Descrição foi realizada a análise formal e a leitura iconográfica dos retratos dos Mascarenhas e dos painéis do tecto;

– foi realizado o confronto com as principais fontes literárias e gráficas com relação directa com a temática em estudo e interpretação do significado tendo em conta a sua função de representação político-social da Casa Fronteira no panorama da nobreza portuguesa. 

Neste sentido, privilegiámos o estudo das biografias, a análise comparativa com outros retratos das mesmas personalidades e dos seus pares, mas sobretudo, o significado da sua encomenda para a sala de aparato do palácio, onde já se encontravam os painéis azulejares sobre as principais batalhas da Guerra da Restauração.

Memória Descritiva

O Palácio Fronteira é em si mesmo e através dos seus célebres painéis de azulejos, estuques e esculturas, uma fonte histórica de extraordinária relevância para o conhecimento da História de Portugal dos séculos XVII e XVIII.

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna tem por fim estatutário o estudo e a preservação desse património e o objectivo de partilhar esses conteúdos com a comunidade.

Nesse contexto a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna desenvolveu com o apoio do programa Sapiens 99 da Fundação para a Ciência e Tecnologia uma base de dados inédita sobre a Sala das Batalhas do Palácio dos Marqueses de Fronteira que é consultável através da internet.

Esta base de dados pretende ser um repositório de informação e um instrumento moderno e dinâmico de relacionamento e disponibilização de informação sobre a Restauração da Independência partindo – mas não se esgotando – naquele que é talvez o seu principal testemunho histórico: a Sala das Batalhas do Palácio dos Marqueses de Fronteira. Destina-se ao investigador, ao estudioso ou ao curioso.

A Estrutura da base de dados foi desenhada (em Linux) no sentido de poder crescer e incluir os mais variados aspectos relacionados ou relacionáveis com a Sala das Batalhas do Palácio Fronteira. Neste momento só está activa uma parte da Base que é consultável a partir de três critérios de busca: Batalha, Local onde decorreram e Personalidades Históricas.

Pretendemos agora desenvolver os módulos de pesquisa por fonte bibliográfica e a pesquisa iconográfica entre outros. 

Uma extensa pesquisa das fontes bibliográficas foi já realizada no âmbito do projecto apoiado pela FCT e o resultado dessa pesquisa foi introduzido na base de dados associado aos critérios de busca já existentes. Pretende-se agora “autonomizar” esta informação de forma a se poder pesquisar a base de dados a partir das próprias Fontes Bibliográficas. A introdução e relacionamento de novas fontes está também considerada. 

O módulo da pesquisa iconográfica, também previsto na base de dados, tem de ser implementado de raiz uma vez que, com a ajuda de especialistas em iconografia e história da arte há que definir os atributos e as relações possíveis das imagens com os outros dados da base.

A primeira etapa no desenvolvimento e alimentação da base de dados contou com a colaboração dos historiadores Zélia Pereira, Marta Castelo-Branco e David Felismino sob a orientação de Nuno Monteiro. Contamos de novo com os três últimos (bem como com o apoio moral e boa vontade do primeiro), nos próximos três anos para a continuação dos trabalhos na base de dados.

Outros aspectos há que seria de toda a pertinência incluir no site da FCFA, como a informação relacionada com outras personalidades associadas à história das Casas de Fronteira e Alorna, por exemplo Alcipe ou D. José Trazimundo. Assim, apesar destas tarefas não fazerem parte desta fase dos trabalhos, toda a arquitectura será construída tendo já em conta este e outros possíveis e desejáveis futuros complementos. 

Não podemos deixar de mencionar a necessidade de desenvolvimento do próprio site que alberga a base de dados, cujas funcionalidades também têm que ser melhoradas, assumindo a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna a responsabilidade de construir uma página com estatuto e funcionalidade compatível com a base de dados.

1 – Tarefas de investigação, preenchimento da base de dados e digitalização de Fontes Iconográficas (referentes ao ponto 1 do orçamento)

Serão necessários dois a três Licenciados em História para a realização das tarefas. Um deverá ser de História da Arte, com conhecimentos da época moderna e mesmo de História Militar, cuja principal incumbência será o tratamento da iconografia (1.1 do orçamento anexo). Os restantes, necessariamente com conhecimentos de História Moderna, deverão ser encarregues do remanescente trabalho (pontos 1.2 a 1.6 do orçamento): completar referências biográficas dos indivíduos que constam na base de dados, e tratar as fontes documentais já recolhidas e que não chegaram a ser trabalhadas na primeira fase do projecto.

Após serem ajustados os prazos para a realização das várias tarefas, será combinado um esquema de trabalho com base horária, de remuneração fixa mensal. Por exemplo, um investigador pode comprometer-se a realizar 100 horas por mês (c. 25 horas/semana).

Considerou-se a hipótese de a Fundação ter um computador de acesso à internet que os investigadores pudessem gerir entre si. Contudo optou-se por se dar liberdade a cada investigador de utilizar o seu próprio computador, inclusivamente a partir de casa, sem necessidade de um acesso em espaço da Fundação. Teve-se em consideração que a inserção de dados na interface de preenchimento é sempre feita na internet, (ponto 1.8 do orçamento) pelo que os custos com a linha telefónica foram contemplados, prevendo-se um acesso à internet por uma empresa que forneça o serviço do tipo taxa fixa/mês, sem restrição de número de horas e horário de acesso. 

 

Tarefas secundárias não consideradas no orçamento anexo.

Em devido tempo, estudaremos a hipótese de se proceder a uma selecção de algumas fontes (impressas ou manuscritas) para digitalização e colocação on-line no site de pesquisa das fontes e bibliografia (ponto 1.7 do orçamento). Nesta eventualidade e caso a digitalização seja feita na própria Fundação, não haverá um aumento de custos adicionais significativos. 

No caso dos manuscritos, pondera-se que, além da consulta on-line da digitalização do original, esteja disponível um texto (formato PDF, por exemplo), com a transcrição do documento.

Atendendo ao número muito elevado de manuscritos recolhidos, sugere-se que se seleccionem prioritariamente aqueles que contêm relações de batalhas ou de recontros, assim como algumas cartas em que se abordem directamente assuntos relacionados com as batalhas da Restauração. Não é fácil estabelecer um orçamento dos custos das tarefas de transcrição, mas pode tomar-se como valor indicativo cerca de 3.000 € (300 páginas A4 a espaço e meio)

Nota: No caso de se avançar com a proposta de digitalização de alguns documentos, deverá ser sempre mencionada a origem do exemplar digitalizado, e provavelmente será necessário obter autorização de reprodução por parte das entidades detentoras (nomeadamente Biblioteca Nacional, Biblioteca da Ajuda, Biblioteca da Universidade de Coimbra). 

2 – Tarefas Relacionadas com imagens e programação (referentes ao ponto 2 do orçamento)

O objectivo é apresentar online, no website da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, no âmbito do projecto da Sala das Batalhas, versões digitais dos oito painéis de azulejos que a ornamentam. 

Tendo em atenção os requisitos específicos deste género de trabalho, a preexistência de um grande número de materiais fotográficos, embora seja necessário realizar mais fotografias (ponto 2.4 do orçamento) e tendo em conta as necessidades específicas da Fundação para este projecto (ponto 2.1 do orçamento), optou-se por uma abordagem que permite ao utilizador final uma experiência imersiva e interactiva de razoável complexidade mantendo, embora, uma economia de processos que cremos de acordo com a natureza do projecto.

Assim, propõe-se a criação de uma “visita virtual” à Sala das Batalhas (ponto 2.3 do orçamento) que terá início num panorama circular (360°), navegável em todas as direcções, no qual se estabelecem a disposição dos painéis na sala e as suas relações espaciais. A partir deste primeiro panorama o utilizador pode, ao “clicar” em cada um dos painéis, aceder a um panorama plano do mesmo. Cada um destes segundos panoramas poderá ser percorrido em todas as direcções (esq.-dir.-cima-baixo) e em diversos graus de aproximação (zoom in-out), permitindo deste modo quer uma visão de conjunto do respectivo painel, quer o isolar de um pormenor. Um terceiro nível de interacção é então possível a partir de cada um dos painéis através do estabelecimento de ligações entre “regiões notáveis” (figuras, toponímia, legendas, etc.) e as respectivas informações e registos contidos na Base de Dados, ou noutras páginas criadas especialmente para esse efeito.

Estabelece-se deste modo uma rede variada de percursos possíveis, estruturada em três instâncias de interactividade:

A execução do projecto deverá ser efectuada recorrendo à tecnologia QuickTimeVR (ponto 2.2 do orçamento) em virtude da facilidade de manipulação por parte do utilizador e do carácter universal e multi-plataforma do formato.

3 – Tarefas de Alojamento (referentes ao ponto 3 do orçamento)

Estas tarefas dizem respeito à colocação dos equipamentos e aplicações num centro de processamento de dados, e aos serviços de:

back up – execução de cópias de segurança e respectiva salvaguarda,

Help desk – recepção, qualificação, registo, seguimento e resolução de incidências ou solicitações,

Monitorização – tarefas periódicas para verificar o correcto funcionamento do equipamento e aplicações

Operacionais e Administração – tarefas de gestão de recursos (configurações, utilizadores, rendimentos, segurança, rede, largura de banda, balanceamento de carga, e direcção do projecto).

Estes serviços, bem como as penalizações por indisponibilidade on-line da base de dados, serão objecto de contracto, 

4 – Tarefas Informáticas relacionadas com a interface de pesquisa e inclusão de dados na base (referentes ao ponto 4 do orçamento)

Como anteriormente se referiu a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna desenvolveu uma base de dados, para ser consultada na internet, com informação sobre a Restauração da Independência de Portugal. 

É necessário continuar o seu desenvolvimento assegurando a continuidade do gestor da Base em Postgres, a linguagem Java, o server container Tomcat e o servidor Apache. Essencial é ainda a manutenção das características da base de dados e da interface para as pesquisas já desenvolvidas. Pretende-se ainda, por razões óbvias, manter o design já existente. 

Dado o elevado número de constrangimentos existentes e a tomada de consciência de que os utilizadores devem ter um instrumento mais “user friendly” a Fundação produziu uma Request for Proposals em que se indicam caso a caso as alterações necessárias introduzir (em anexo).

5 – Web Design (referentes ao ponto 5 do orçamento)

Nesta rubrica estão incluídos todos os trabalhos desde a concepção da estrutura até à organização e articulação de esquemas informáticos que possibilitem a circulação do utilizador de uma forma simples e convidativa pelos vários níveis da informação. Este item compreende ainda as tarefas que dizem respeito à “corporate image” e aos aspectos artísticos nomeadamente à selecção de estilos, gráficos, cores, fontes, menus, barras, controle tipográfico, animações.

6 – Tarefas de programação informática e ligação do ponto 2 à base (referentes ao ponto 6 do orçamento)

Este ponto tem em consideração um aspecto normalmente menos ponderado e que potencialmente é um foco de problemas. Trata-se de assegurar a compatibilização, principalmente a informática, entre todos os diferentes tipos de programas e plataformas utilizados. 

7- Pagamentos de Direitos (referentes ao ponto 7 do orçamento)

Como anteriormente se referiu há que prever o pagamento de direitos de imagem pertencentes a instituições possuidoras de pintura, escultura ou qualquer outra forma que se pretenda representada na base de dados.

De igual forma há que considerar o pagamento de direitos de autor referente ao web designer anterior pois não se pretende uma linha gráfica de ruptura com a anterior mas sim aproveitar o trabalho anterior. 

8 – Secretariado (referentes ao ponto 8 do orçamento)

Nesta cláusula estão patentes as despesas de secretariado incluindo consumíveis, comunicações, despesas com pessoal administrativo, etc.

9 – Coordenação e Direcção (referentes ao ponto 9 do orçamento)

A quantia prevista neste capítulo considera a remuneração do responsável geral do projecto nas tarefas de direcção da equipa, da gestão dos timings, motivação dos diferentes elementos, coordenação entre as diferentes especialidades envolvidas no projecto, de assegurar o cumprimento de orçamentos e prazos.

WordPress Responsive Table

JANELAS ABERTAS

Relatório de Actividades referente a 2007

 

Janelas Abertas

Em 2007 participaram nas actividades do programa Janelas Abertas, as seguintes instituições:

Instituições tuteladas pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social

  • Centro Social e Paroquial São Domingos de Benfica
  • Gira (grupo de intervenção e reabilitação activa)

Misericórdia de Lisboa

  • Lares de Acolhimento para crianças e jovens desfavorecidos
  • Centro Social e Paroquial das Furnas

Juntas de Freguesia – Ocupação dos Tempos Livres

Escolas do Ensino Oficial e Privado

  • Pré-escolar
  • 1º Ciclo
  • 2º Ciclo
  • 3º Ciclo

Quadro com o número de participantes no programa

WordPress Responsive Table
WordPress Responsive Table

Número total de participantes durante o ano de 2007: 2 995. Este número foi alcançado sem se ter realizado qualquer tipo de mailing, tendo sido os participantes a solicitar a sua presença nas nossas actividades.

O número total de participantes registado desde o início do programa Janelas Abertas até ao final do ano de 2007 foi: 20 834. 

No decorrer deste ano foi atribuído pela Microsoft um novo subsídio que nos permitiu assegurar a continuidade do programa até ao final do ano lectivo 2007/2008.

 

Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira

Durante o mesmo ano, sem envio de mailing, participaram no programa Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira, instituições do ensino oficial público e particular num número total de 847 alunos e 81 professores que acompanharam os grupos, totalizando 928 visitantes.

WordPress Responsive Table
WordPress Responsive Table

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados