2008

Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)

No ano de 2008 a Fundação realizou as seguintes obras de recuperação:

 

– Diversas pequenas obras de conservação.

– Projecto EE Grants de recuperação de Jardins (água e suportes) onde se incluiu a recuperação dos jogos de água do Tanque dos Ss e Casa do Fresco. 

– Início dos trabalhos para o Jardim/Laranjal (as peças de água estão incluídas no projecto referido).

– procedeu-se finalmente ao restauro de algumas peças de mobiliário e continuou-se o programa de inventariação, prevenção e manutenção do mobiliário.

 

Em Cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)

Património Referido na alínea a) do ponto 3. do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)

Como sempre, foram facultados:

– acesso gratuito aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos, que seria fastidioso enumerar.

– autorização gratuita para fotografar os Jardins e Palácio para certos fins.

             De entre as publicações de assinalar a revista “Casa e Jardim” de Dezembro, nº369 com uma reportagem sobre os Jardins e Palácio dos Marqueses de Fronteira. 

A Fundação apoiou o lançamento do Livro “Os Jardins dos Vice Reis – Fronteira” de Cristina Castel Branco, das Edições Asa, em que foi lançado no Palácio Fronteira no dia 4 de Dezembro.             

            Relevante para este ponto é também a conferência apresentada por Vanda Anastácio sobre “Alcipe e o Correio Brasiliense”, no dia 19 de Setembro, no Real Gabinete Português de Leitura no Centro de Estudos, Rio de Janeiro, Brasil. 

             Com relevo ainda para este ponto de salientar as diversas intervenções de Fernando Mascarenhas, designadamente:

No dia 18 de Janeiro, entrevista para a revista Tabu do Jornal Sol, nº 72 de 26 de Janeiro. 

No dia 13 de Março, entrevista para o programa “Grande Reportagem” sobre o tema “Sangue Azul” da SIC, emitido em 27.04.2008. 

No dia 10 de Abril, participação no programa “Encontros com o Património” da TSF, organização IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, I.P. e TSF. 

           No dia 3 de Setembro, a convite do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil, fez uma breve apresentação sobre as actividades da Fundação. 

No dia 14 de Novembro, participou no II Congresso Internacional – Casa Nobre um Património para o Futuro, que se realizou na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, nos dias 14 e 15 de Novembro. 

 

Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral) 

A actividade da Fundação em 2008 começou com a continuação do Grupo de Leitura sobre “Os Livros pelos Leitores”. As 3 sessões realizaram-se nos dias 9 e 23 de Janeiro e 6 de Fevereiro e foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “As Velas Ardem até ao Fim” de Sándor Márai, “Quaderna” de João Cabral de Melo Neto e “Siddhartha” de Hermann Hesse e contou com a participação como comentadores, respectivamente, de José Mendonça, Pedro Paulo de Faria e Carlos Amaral.

Com Início em Janeiro, todas as segundas-feiras, ao longo do ano de 2008, com excepção do mês de Agosto, realizaram-se os Torneios de Bridge do Palácio Fronteira, inseridos no Simultâneo Nacional.

Nos dias 12, 14, 19 e 21 de Fevereiro, realizou-se um Ciclo de Música, Teatro, Leitura de Conto, Poesia Brasileira e Pequena Mostra da Pintora Brasileira Regina Chulam.  Os Recitais de Poesia Brasileira constaram na leitura de poemas, de, respectivamente: I – João Cabral de Melo Neto; II – Manuel Bandeira; III – Cecília Meireles; IV – Carlos Drummond de Andrade.  Estas sessões contaram com a participação de: Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Paulo Godinho e Pedro Sena-Lino (como leitores) e Arnaldo Saraiva, Clara Rowland, Pedro-Sena-Lino e Abel Barros Baptista (como comentadores).  No dia 12 de Fevereiro realizou-se a leitura parcialmente encenada e musicada de “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto.  O espectáculo foi encenado por Fernando Mascarenhas e contou com a participação de: Antónia Brandão, António Cruz de Carvalho, Coca Froes David, Fernando Mascarenhas, Filomena Acciaioli, Isabel Cardigos, Isabel Taborda, José Pedro Fragoso de Almeida, Marcial Rodrigues, Maria Hermínia Sousa, Maria João Seixas, Maria José Aleixo, Maria Lisete Urbano Ferreira, Pastoriza Matos Proença, Paulo Godinho e Teresa Seixas Moura George. No dia 14 de Fevereiro realizou-se a leitura de contos de Escritores Brasileiros, que constou na leitura dos seguintes contos: “Negrinha” de Monteiro Lobato, “Baleia” de Graciliano Ramos, “Amor” de Clarice Lispector, “Entre irmãos” de José J. Viega, “O homem nu” de Fernando Sabino, “Felicidade clandestina” de Clarice Lispector, “Zapa” de Moacyr Scliar.  Esta sessão contou com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas e Paulo Godinho (como leitores).  Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 19 de Fevereiro realizou-se o Recital de Canto e Piano “Modernidade – Poetas na Música Brasileira do Séc. XX” por Luiza Sawaya (soprano) e Joe Coronado (tenor/piano), que interpretaram Manuel Bandeira, Drummond de Andrade, Mário de Andrade, Ronald de Carvalho, Cecília Meireles, Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Vinicius de Moraes. No dia 21 de Fevereiro realizou-se o Recital de Piano por Gilda Oswaldo Cruz, que interpretou Claudio Santoro. Durante os dias em que decorreu este ciclo estiveram expostos na biblioteca 3 quadros de Regina Chulam da colecção da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e da colecção pessoal de Fernando Mascarenhas, das três últimas décadas, o mais antigo de princípios dos anos 80 intitulado “Um Copo de Ternura”, o segundo, que é um retrato de Fernando Mascarenhas de 1996, e o terceiro de 2006.

Nos dias 28 de Fevereiro, 6, 13 e 25 de Março, realizou-se o Mini-Curso “Escrita Criativa – Escrever com quatro mãos” (Fase I), ministrado por Pedro Sena-Lino. 

Nos dias 27 de Março, 3, 10, 22, 24 de Abril e 1 de Maio, realizou-se mais um Mini-Curso “Escrita Criativa – Escrever com quatro mãos” (Fase II), ministrado por Pedro Sena-Lino.  Neste curso houve 2 aulas extras, realizadas nos dias 19 de Junho e 7 de Outubro.

Nos dias 26 de Março, 23 de Abril, 14 de Maio e 18 de Junho, realizaram-se 4 sessões de um Grupo de Leitura sobre Utopias.  Neste Grupo de Leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “O Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley, “Viagem à Lua” de Cyrano de Bergerac, “Os Despojados” de Úrsula Le Guin e “Utopia de Thomas More e contou com a participação como comentadores, respectivamente, de José Pacheco Pereira, Maria Alzira Seixo, Fernando Mascarenhas e João Pina Cabral.

Nos dias 21 e 28 de Maio, 5 e 25 de Junho, realizaram-se 4 sessões de um Grupo de Leitura sobre Machado de Assis (1839-1908). Neste Grupo de Leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: o romance “Dom Casmurro” (comentado por Clara Rowland), os contos “Último Capítulo” e “Primas de Sapucaia!” (comentado por Abel Barros Baptista), os contos “Singular Ocorrência” e “A Desejada das Gentes” (comentado por Abel Barros Baptista), o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (comentado pelo Embaixador Lauro Moreira). 

Nos dias 13, 20, 27 e 29 de Maio, 3 e 5 de Junho, realizou-se um curso “A Casa Nobre: Espaços, Objectos e Vivências (1750-1825), ministrado por Carlos Franco. 

Nos dias 27 e 29 de Maio, 3 e 5 de Junho, realizou-se o VI Ciclo de Poesia Portuguesa do Séc. XX – Geração de 40”, que constou na leitura de poemas de, respectivamente: I – Ruy Cinatti; II – José Blanc de Portugal; III – Alberto Lacerda; IV – Eugénio de Andrade. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Paulo Godinho e Vera Pyrrait (como leitores). Os Comentários foram apresentados, respectivamente, por Peter Stilwell, Diogo Pires Aurélio, Eugénio Lisboa e José Tolentino de Mendonça. A III sessão contou ainda com a colaboração de Luís Amorim de Sousa que fez uma breve apresentação da vida de Alberto de Lacerda.

No dia 17 de Junho, realizou-se uma Homenagem a Rafael Calado, que contou do seguinte programa: I – “Rafael Calado – Museólogo” por José Luís Porfírio; II – “Rafael Calado – a obra historiográfica” por José Meco; III – Testemunhos de: Fernando Mascarenhas “Acção de Rafael Calado na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna”, Jorge Pereira de Sampaio, Maria João Vasconcelos, Pedro Salinas Calado, Teresa Pacheco Pereira e Teresa Salinas Calado. 

De 30 de Junho a 5 de Julho, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Grupo de Leitura e um Curso sobre “A Eneida” de Vergílio, orientado e ministrado por José Pedro Serra.

Nos dias 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de Setembro, realizou-se um Grupo de Leitura sobre a peça “Hamlet” de William Shakespeare.  Este Grupo de Leitura contou com a participação de: Álvaro García de Zúñiga e António Feijó. 

Nos dias 14, 16, 21 e 23 de Outubro, realizou-se o VII Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Séc. XX – Neorealismo”, que constou na leitura de poemas de, respectivamente: I – Carlos de Oliveira; II – João José Cochofel; III – Mário Dionísio; IV – Manuel da Fonseca. Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Paulo Godinho e Pedro Sena-Lino (como leitores) e Rosa Maria Martelo, Eugénio Lisboa, José Manuel Mendes e Fernando J. B. Martinho (como comentadores). Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: No dia 16 de Outubro, realizou-se o Recital de Canto e Piano por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), que interpretaram 8 canções da colectânea “Eichendorff Líeder” de Hugo Wolf e 6 Árias de Ópera de Mozart. No dia 21 de Outubro, realizou-se o Recital de Teatro Electroacústico “O Ar do Texto Opera a Forma do Som Interior” do grupo Miso Ensemble (composição, texto e performance de Miguel Azguime, desenho de som, electrónica em tempo real, encenação de Paula Azguime).  No dia 23 de Outubro, realizou-se um Recital de Canto e Piano por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), que interpretaram Richard Strauss, Gounod, Fauré e 8 Árias de Ópera Romântica de R. Wagner, Offenbach, Meyerbeer, Tchaikovsky e Korngold. 

Nos dias 3 e 17 de Dezembro, realizaram-se 2 sessões do Grupo de Leitura sobre Júlio Dinis, com orientação de Maria Lúcia Lepecki. Neste Grupo de Leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Os Fidalgos da Casa Mourisca” e “As Pupilas do Senhor Reitor”. 

 

Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural) 

Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições pontuais de livros; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação. 

 

Projectos de Investigação

Seguidamente referem-se três projectos autónomos relevantes para a alínea b) e c) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer das alíneas do ponto 3 do artigo 4º dos Estatutos.

 

Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna          

Continuação dos trabalhos com vista à publicação do nº 5 e 6 de Fronteira também da série “Correspondências” (inseridos no referido projecto): vols. II e III – cartas entre D. João de Almeida Portugal e D. Leonor de Almeida Portugal, todos do período de 1760-1777.

 

Projecto – Sala das Batalhas 

A base de dados criada no âmbito deste projecto foi disponibilizada no site da Fundação (www.fronteira-alorna.pt) que foi aberto ao público em 24 de Janeiro de 2008. (Ver Site Fundação). 

          

Projecto de Educação Ambiental e 

 Projecto Janelas Abertas 

 

De Janeiro até ao final do mês de Julho de 2008 participaram nas actividades do programa Janelas Abertas, desenvolvido na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, com o apoio da Microsoft as seguintes instituições:

Instituições tuteladas pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social

  • • Centro Social e Paroquial São Domingos de Benfica nas vertentes Pré-escolar e Centro de Dia para Seniores.
  • • Gira (grupo de intervenção e reabilitação activa)

Juntas de Freguesia – Ocupação dos Tempos Livres

Escolas do Ensino Oficial e Privado

  • • Pré-escolar
  • • 1º Ciclo
  • • 2º Ciclo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Pelouro do Ambiente e Espaços Verdes através da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental, solicitou a nossa participação na iniciativa ” Congresso da criança – Ideias Verdes em Lisboa“. Esta colaboração realizou-se no dia 6 de Junho concretamente através de um recital de Violino, executado pelos alunos do Externato Carolina Micaëlis, que foi integrado nas actividades habituais do programa Janelas Abertas. Para além de alunos que frequentam este programa durante o ano lectivo, contou com a presença de alunos convidados pela Câmara Municipal de Lisboa, a quem foi realizada uma visita aos jardins do palácio e oferecido um pequeno lanche cedido pela empresa Unilever.

Realizaram-se igualmente as visitas do programa Descobrir os Jardins do Palácio Fronteira que foram solicitadas por instituições que já tinham conhecimento das nossas actividades de anos lectivos anteriores e, às quais, não quisemos deixar de dar resposta.

Participaram escolas do Ensino Oficial, privado e público do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos. 

Efectuou-se uma visita com um grupo de seniores da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.

WordPress Responsive Table
WordPress Responsive Table

Em Julho, tendo em conta a incerteza da continuidade destes programas, por falta de novos apoios, informámos as instituições participantes desta situação, o que se revelou manifestamente decepcionante. Pela nossa parte continuamos a envidar todos os esforços e contactos possíveis para que tal não aconteça.

 

 

Para concretizar esse objectivo foram estabelecidos contactos com várias empresas que até à data se têm mostrado infrutíferos.

 

Foi realizada e entregue atempadamente uma candidatura ao programa Europeu “Monuments & Minstrels – Monuments fostering intercultural storytelling in Europe”.

WordPress Responsive Table

Site da Fundação 

Foram elaborados e disponibilizados no site da Fundação (www.fronteira-alorna.pt) textos resumidos de:

– Fundação: instituição (objectivos/história/estatutos (em ficheiro .pdf)/ órgãos sociais/equipa//links) / projectos de investigação/ serviço educativo/ serviços/ agenda cultural/ Amigos/ mecenato.

– Agenda: está em permanente actualização com a informação das actividades culturais da Fundação.

– Cultura: projectos de investigação/ serviço educativo/ edições/ actividades culturais/ curriculum (em ficheiro .pdf).

– Amigos: apresentação/ informação.

Foram elaborados e disponibilizados no site da Fundação (www.fronteira-alorna.pt) textos desenvolvidos de:

– Família: presente/ história: Mascarenhas, Almeida Portugal, Távora, cronologia/ arquivos.

– Palácio: história/ arquitectura exterior (apresentação, fachadas, Terraço, Casa do Fresco, Galeria dos Reis, Pombal, fontes)/ arquitectura interior (entrada, Sala das Batalhas, Sala dos Painéis, Biblioteca, Sala Juno, Sala dos 4 elementos, Capela, Sala de Aparato séc. XVIII, outros)/ arquitectura paisagista (jardins, horta e mata)/ azulejaria/ estuques/ embrechados/ pintura mural/ restauros/colecções.

– Condado da Torre: história/ equipamentos/ produtos/ prémio.

 

Projectos em Colaboração com outras Entidades

Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor

 

No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, com a colaboração de A Loja do Lopes (Isabel Vaz Lopes), tiveram lugar este ano as seguintes actividades que decorreram na Biblioteca Municipal dessa cidade:

A 23 de Fevereiro, inauguração da exposição de pintura e desenho “Lagos Mil” de Sofia Areal, seguida de conferência “Territórios Esquivos” por Emília Ferreira.

A 29 de Março, inauguração da exposição colectiva fotografia “The She Mouse Photo Event”, seguida de conferência “Falar de e fazer fotografia” por Paulo Nabais e Miguel Valle de Figueiredo. 

No dia 3 de Maio, inauguração da exposição de guaches de Carlos Calvet, seguida de conferência “A Pintura de Carlos Calvet” por José Luís Porfírio. 

No dia 7 de Junho, inauguração da exposição “Vrais Objects Trouvés ou uma reflexão sobre as emoções” de Ana Pérez-Quiroga, seguida de conferência “O objecto a encontrar. Arte e refiguração do mundo em Paul Ricoeur” por Paulo Pires do Vale. Esta exposição contou com o apoio da Galeria 3+1 Arte Contemporânea.

A 20 de Setembro, inauguração da exposição de pintura de Martinho Dias, seguida de conferência “olhai bem, porém, vede” por Maria João Seixas.

No dia 25 de Outubro, inauguração da exposição de Júlio Pomar “Os Desenhos para D. Quixote, Cervantes”, seguida de conferência “Os Quixotes de Júlio Pomar” por Maria Alzira Seixo.

                    

Outras Actividades em Colaboração

No dia 5 de Março, realizou-se uma visita ao Palácio Fronteira e Jardins por Marieta Dá Mesquita a alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.

No dia 7 de Março, cedência da Sala das Batalhas à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, para as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

No dia 10 de Março, cedência do Palácio Fronteira para a gravação de um programa sobre o fado, para o grupo Vidiomédia.

No dia 1 de Abril, cedência da Sala das Batalhas ao Instituto de Literatura Tradicional, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para a realização do “II Seminário Internacional de Património Cultural: Tradições, Educação e Turismo”.

Nos dias 7 e 8 de Maio, em colaboração com o Grupo “Amigos de Lisboa”, decorreu as Jornadas sobre “A Cidade Pombalina: História, Urbanismo e Arquitectura – os 250 Anos do Plano da Baixa”, com coordenação científica e executiva de Fernando Mascarenhas e Teresa Leonor M. Vale. Foram apresentadas comunicações de: Armando Caeiro, Carlos Franco, Eduardo Duarte, Helena Murteira, João Paulo Martins, Joaquim Castro Lopes, José Manuel Fernandes, Manuel C. Teixeira, Margarida Calado, Maria Helena Barreiros, Maria Helena Ribeiro dos Santos, Maria João Baptista Neto, Maria João Martins Pardal e Vanda Anastácio. Os Participantes nas 2 Mesa/Debate foram: Helena Murteira, José Manuel Fernandes, Madalena Costa Lima, Margarida Calado, Maria Helena Barreiros, Maria João Baptista Neto e Walter Rossa. 

Nos dias 13 e 20 de Maio, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura, realizaram-se 2 sessões “Ler no Palácio Fronteira”, com alunos da Escola Secundária da Ramada (2 turmas de alunos dos 13/14 anos e outras 2 turmas de alunos dos 16/17 anos). Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Conceição Sampaio e Isabel Alçada.

No dia 31 de Maio, realizou-se o torneio de bridge “Rei Dom Carlos”, em colaboração com a Comissão Dom Carlos 100 anos, no âmbito das celebrações do centenário da morte do Rei Dom Carlos. 

No dia 25 de Junho, teve lugar a Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa.

No dia 7 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para uma leitura de poesia do poeta Daniel Falb, com a colaboração do autor, Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino.

Nos dias 12, 13 e 14 de Novembro, em colaboração com o Grupo “Amigos de Lisboa”, decorreu o colóquio “A Festa em Lisboa”, com coordenação científica e executiva de Fernando Mascarenhas, Maria João Pacheco Pereira, Maria João Pereira Coutinho, Sílvia Ferreira e Teresa Leonor M. Vale; e com Comissão Científica constituída por José Manuel Tedim, Pedro Cardim, Teresa M. Vale e Vítor Serrão. Foram apresentadas comunicações de Alexandra Gago da Câmara, Aline Hall, Ana Paula Rebelo Correia, António Camões Gouveia, António Filipe Pimentel, Carlos Franco, Heitor Baptista Pato, Isabel Drummond Braga, João Vaz, José Camões, José Manuel Tedim, Leonor d´Orey, Maria Helena Carvalho dos Santos, Maria João Pacheco Ferreira, Maria João Pereira Coutinho, Pedro Barbosa, Pedro Cardim, Pedro Gomes Januário, Sílvia Ferreira, Susana Flor, Teresa Leonor M. Vale, Teresa Pacheco Pereira e Vítor Serrão. 

No dia 12 de Novembro, em colaboração com a editora Livros Horizonte, realizou-se o lançamento do livro “Um Português em Roma. Um Italiano em Lisboa” de Teresa Leonor M. Vale, apresentado por António Filipe Pimentel, e contou com a presença da autora. 

No dia 10 de Dezembro, cedência da Sala das Batalhas para 1 sessão de leitura em francês de excertos do texto “Longues” que dá corpo à peça “Teatro Impossível” de Álvaro García de Zúñiga, por Alínea Issilva.

No dia 13 de Dezembro, em colaboração com a Fundação D. Henrique de Menezes, III Marquês de Louriçal, realizou-se no Palácio Fronteira um Concerto de Natal por Katherine Ann Fiero (harpa), Joana Gama (piano), Otto Pereira (violino) e Nuno Laranjo (compositor). 

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados