2010

Foi aprovado pelo Conselho Directivo a entrada da Professora Doutora Vanda Anastácio, pelo prazo de um ano, como Assessora do Vogal Cultural, sujeito à aprovação do Conselho Consultivo Cultural.

 

Em Cumprimento da alínea a) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cuidar do seu património material)

No ano de 2010 a Fundação realizou as seguintes obras de recuperação:

– Diversas pequenas obras de conservação.

– Recuperação das paredes do corredor do 2º andar do Palácio Fronteira.

– Procedeu-se ao restauro de algumas peças de mobiliário e continuou-se o programa de inventariação, prevenção e manutenção de mobiliário.

– Grande intervenção na casa do jardineiro.

– Recuperação de uma estátua do jardim.

– Procedeu-se à limpeza da mata.

– Projecto EEA Grants de recuperação de Jardins (água e suportes) – concluiu-se a recuperação dos jogos de água do Tanque dos Ss e Casa do Fresco. 

– Estão concluídos os trabalhos para o Jardim / Laranjal faltando apenas fazer algumas reparações. 

 

Em Cumprimento da alínea b) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Cultivar o seu património cultural)

Património Referido na alínea a) do ponto 3. do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural corporizado no seu património material e o relativo à família que o construiu e preservou, a cuja história está indissoluvelmente ligado)

Como sempre, foram facultados:

– acesso gratuito aos Jardins, Mata e Palácio para visitas de estudo, quer individuais quer de grupos, que seria fastidioso enumerar.

– autorização gratuita para fotografar os Jardins e Palácio para certos fins.

Com relevo ainda para este ponto são as diversas intervenções de Fernando Mascarenhas, designadamente:

No dia 13 de Agosto, a palestra “Fronteira – uma casa museu habitada”, com moderação de Sónia Mattos (preservale, Rio de Janeiro), no III Encontro Luso-Brasileiro de Museus Casas – espaço, memória e representação, que decorreu de 10 a 13 de Agosto, na Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. 

A 29 de Junho, o Jantar/Debate para os “Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna”, com o tema “O Palácio Fronteira: uma casa habitada é também uma Fundação – a minha experiência e as dificuldades de coabitação”. 

 

Património Referido na alínea b) do ponto 3 do Artigo 4º dos Estatutos. (Património cultural português e de influência portuguesa, o europeu e o da humanidade em geral).

A actividade da Fundação em 2010 iniciou com o Curso “A Face Escondida da Literatura Portuguesa: Mulheres Escritoras entre 1500 e 1800”, com coordenação de Vanda Anastácio e colaboração de Teresa Sousa de Almeida, Inês de Ornellas e Castro e Pedro Sena-Lino. As aulas realizaram-se nos dias 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de Fevereiro. 

Com Início em Janeiro, todas as segundas-feiras, ao longo do ano de 2010, com excepção do mês de Agosto, realizaram-se os Torneios de Bridge do Palácio Fronteira, inseridos no Simultâneo Nacional.

Nos dias 10 e 24 de Março, 7 e 21 de Abril, 5 e 18 de Maio, realizaram-se 6 sessões de um Grupo de Leitura – Teatro Português II – Séc. XX.  Neste Grupo de Leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “Mar” de Miguel Torga, “D. João e a Máscara” de António Patrício, “O Doido e a Morte” de Raul Brandão, “O Judeu” de Bernardo Santareno, “A Palavra é de Oiro” de Augusto Abelaira e “Paixão segundo Max” de José Maria Vieira Mendes e contou com a participação como comentadores, respectivamente, de Clara Rocha, Fátima Freitas Morna, Maria João Reynaud, Maria João Almeida, Paula Morão e José Maria Vieira Mendes.

Nos dias 25, 26 e 27 de Março, decorreu o Colóquio de História de Arte sobre “Portugal, a Europa e o Oriente – Circulação de artistas, modelos e obras”, com coordenação científica e executiva de Maria João Ferreira, Teresa Leonor Vale e Pedro Flor e Comissão Científica de Alexandra Curvelo, Pedro Flor, Pedro Moura Carvalho, Teresa Leonor Vale e Vítor Serrão.  Foram apresentadas comunicações de: Adelaide Miranda e Ana Lemos, Alexandra Curvelo, Carla Alferes Pinto, Cristina Castel-Branco e Margarida Paes, Fátima Freitas Morna, Fernanda Pinto Basto, Hélder Carita, Isabel Mendonça, Jessica Hallett, Letícia de Frutos, Luís Afonso, Manuel Engrácia Antunes, Maria Antónia Quina, Maria João Baptista Neto, Maria João Ferreira, Marieta Dá Mesquita, Nuno Vassallo e Silva, Pablo Jerez Sabater, Paulo Fernandes, Pedro Flor, Susana Varela Flor, Teresa Leonor Vale e Vítor Serrão. 

Nos dias 11, 13, 18 e 20 de Maio, realizou-se o IX Ciclo de Música e Poesia Portuguesa do Séc. XX – Surrealistas, que constou do seguinte programa: I – Mário Cesariny, II – António Pedro, III – António Maria Lisboa e IV – Alexandre O´Neill. Estas sessões contaram com a participação de, respectivamente, Nuno Júdice, Fátima Freitas Morna, Cristina Almeida Ribeiro e Clara Rocha (como comentadores) e Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Paulo Godinho, Teresa Albuquerque e Vanda Anastácio (como leitores). Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 11 de Maio realizou-se o Recital de Canto e Piano por Liliana Bizineche (meio-soprano) e Yan Mikirtumov (piano), que interpretaram George Enescu e Tiberiu Brediceanu.  Este recital contou com a apresentação dos referidos compositores romenos pela musicóloga Ana Flórea, lidos pela Directora Adjunta do Instituto Cultural Romeno, Ana Milu-Vaidesegan. Este recital de música contou com a colaboração do Instituto Cultural Romeno. Nos dia 13 e 20 de Maio, realizaram-se os Recitais de Canto e Piano por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), que interpretaram Robert Schumann e Gustav Mahler. No dia 18 de Maio, realizou-se o Recital de Canto e Piano por Maria João Sousa (soprano) e Marta Manuel (piano), que interpretaram G. F. Haydn, W. A. Mozart e C. Saint-Saëns. 

Nos dias 6 e 8 de Julho, realizaram-se 2 sessões sobre o Grupo de Leitura experimental – 2 Óperas sobre o tema de “Fausto”, orientado por Fernando Mascarenhas e Vanda Anastácio. As sessões constaram na apresentação e visionamento das óperas “Faust” de Gounod e “Damnation du Faust” de Berlioz. 

De 30 de Agosto a 4 de Setembro, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Grupo de Leitura e um Curso sobre “D. Quixote” de Cervantes, orientado e ministrado por Álvaro Garcia de Zúñiga. 

Nos dias 21, 22, 23, 28 e 29 de Setembro, realizaram-se 5 sessões do Grupo de Leitura sobre a peça “Phèdre” de Racine. Este Grupo de Leitura contou com a orientação de Fernando Mascarenhas e colaboração de José Pedro Serra e Vanda Anastácio. 

Nos dias 19, 21, 26 e 28 de Outubro, realizou-se um Ciclo de Música e Poesia Francesa do Séc. XIX.  Os Recitais de Poesia Francesa constaram na leitura de poemas de, respectivamente: I – Mallarmé, II – Baudelaire, III – Rimbaud e IV – Verlaine.  Estas sessões contaram com a apresentação de, respectivamente, Teresa Almeida, Vanda Anastácio, Paula Mendes Coelho e Clara Rocha; os leitores foram: Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Maria Adelaide Hidalgo, Miguel Azguime, Teresa Albuquerque e Thérèse Crémieux. Os Recitais de Música decorreram de acordo com o seguinte programa: no dia 19 de Outubro, realizou-se o Recital de Canto e Piano, por Maria João Sousa (soprano) e Marta Manuel (piano), que interpretaram Charles Baudelaire (G. Fauré, H. Duparc) e Paul Verlaine (G. Fauré e R. Hahn). No dia 21, realizou-se o Recital de Canto e Piano, por Catherine Rey (soprano) e Nicholas McNair (piano), que interpretaram Gabriel Fauré, Reynaldo Hahn, Claude Debussy, Camille Saint-Saëns e Hector Berlioz. No dia 26 de Outubro, realizou-se o Recital de Piano a quatro mãos por Paule Grimaldi e Andréa Luísa Teixeira, que interpretaram Erik Satie, Claude Debussy, André Messager e Gabriel Fauré. No dia 28 de Outubro, realizou-se o Recital de Canto e Piano, por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), que interpretaram Ernest Chausson, Gabriel Fauré e Hector Berlioz. 

Nos dias 27 de Outubro, 10 e 24 de Novembro, realizaram-se 3 sessões do Grupo de Leitura sobre Marguerite Yourcenar.  Neste Grupo de Leitura foram debatidas, respectivamente, as seguintes obras: “A Obra ao Negro”, “Contos Orientais” e “Golpe de Misericórdia”.  Estas sessões contaram com a participação como comentadores, respectivamente, de: Teresa Almeida, Lourdes Cancio-Martins e Fátima Outeirinho. A II sessão realizada no dia 10 de Novembro, contou também com o visionamento do filme L’Œuvre au noir, de André Delvaux, sobre a parte da obra a partir do regresso de Zenão para Bruges, graças ao empréstimo do DVD por parte de Maria da Conceição Tavares. 

No dia 29 de Outubro, realizou-se uma Homenagem a Alcipe D. Leonor de Almeida Portugal, que constou do seguinte programa: I – Recital de Canto e Piano por Manuel Pedro Nunes (barítono) e Paule Grimaldi (piano), que interpretaram obras de Hãndel, Haydn e Mozart; II – Alcipe Hoje (Romancistas e Investigadores Trocam Ideias) com a participação de Amadeu Lopes Sabino, João Almeida Flor, Maria Teresa Horta e Vanda Anastácio, com moderação de Fernando Mascarenhas. 

No dia 12 de Novembro, realizou-se o Recital de Poesia Portuguesa editada em livro em 2007-2008 de autores com menos de 50 anos (Alexandre Sarrazola, Andreia C. Faria, Carlos Bessa, Catarina Costa, Fernando de Castro Branco, Fernando Pinto do Amaral, Filipe Jarro, Ivo Machado, João Manuel de Oliveira Ribeiro, Jorge Gomes de Miranda, Jorge Reis-Sá, Jorge Roque, José António Almeida, José Luís Peixoto, José Miguel Silva, José Rui Teixeira, Luís Falcão, Luís Soares Barbosa, Manuel de Freitas, Manuel Feliciano, Miguel Manso, Norberto do Vale Cardoso, Paulo Costa Navarro, Paulo Renato Cardoso, Paulo Tavares, Rita Taborda Duarte, Rogério Sousa, Rui Lage, Rui Pedro Gonçalves, Rui Pires Cabral, Sara Almeida Santos, Sofia Pinto Correia Melo, valter hugo mãe, Vasco Gato e Vítor Nogueira). Antes do recital de poesia foi feita uma uma breve apreciação crítica da poesia de 2007 e 2008 por Pedro Sena-Lino; as leituras foram feitas por Antónia Brandão, Fernando Mascarenhas, Pedro Sena-Lino e Teresa Albuquerque. O recital foi seguido de um Jantar com Poesia a Mote, que contou com a participação dos poetas Alexandre Nave e Pedro-Sena Lino e de vários elementos do público. A coordenação esteve a cargo de Fernando Mascarenhas e Pedro Sena-Lino.

No dia 15 de Dezembro, realizou-se 1 sessão do Grupo de Leitura sobre Narrativa Portuguesa – Princípios do Séc. XX.  A obra debatida foi “Húmus” de Raul Brandão e contou com a participação de Maria João Reynaud como comentadora. 

 

Em Cumprimento da alínea c) do ponto 1. do Artigo 4º dos Estatutos. (Promover a investigação, a criação artística e a formação cultural)

Dada a continuação da política de contenção de despesas procedeu-se a aquisições de livros em função da programação anual e outros pontualmente; houve também algumas ofertas que contribuíram para o enriquecimento da Biblioteca da Fundação. 

 

Projectos de Investigação

Seguidamente referem-se quatro projectos autónomos relevantes para a alínea b) e c) do ponto 1., tal como é entendida em qualquer das alíneas do ponto 3 do artigo 4º dos Estatutos.

 

Edição Crítica da Obra da Marquesa de Alorna 

Continuação dos trabalhos com vista à publicação da série “Correspondências” designadamente das cartas entre D. João de Almeida Portugal e D. Leonor de Almeida Portugal, todos do período de 1760-1777 e da correspondência de D. Leonor com seu marido o Conde de Oyenhausen.

 

Projecto – Sala das Batalhas 

A base de dados criada no âmbito deste projecto continua disponível no site da Fundação (www.fronteira-alorna.pt). (Ver Site Fundação). 

 

Site da Fundação 

Continuam disponíveis sem alterações no site da Fundação (www.fronteira-alorna.pt) os textos resumidos e desenvolvidos. 

         

“Livros de Fronteira. 

Tornar Acessível Uma Colecção Privada” 

Foi assinado em 9 de Março de 2010, com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um protocolo de cooperação científica no âmbito deste projecto, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Projectos em Colaboração com outras Entidades

Protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor

No âmbito do protocolo com a Câmara Municipal de Ponte de Sor, com a colaboração de a Loja do Lopes (Isabel Vaz Lopes), tiveram lugar este ano as seguintes actividades, decorridas no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor:

A 19 de Março, inauguração da mostra de colares, brincos e pulseiras de Fernando Mascarenhas, antecedida por uma breve apresentação da sua obra pelo autor.

A 29 de Maio, inauguração da exposição de fotografia “Lugares com Memória” de Mendes de Almeida, antecedida de conferência com o título “Conversas com Fotografias” por Isabel Vaz Lopes, Luís Aguiar Câmara e Mendes de Almeida.

No dia 31 de Julho, inauguração da exposição de pintura “Quarenta Passos” de Pedro Vaz. 

A 25 de Setembro, inauguração da exposição “Amadia – por corticeiros & designers” do artesanato às novas aplicações da cortiça no design contemporâneo português”. Esta exposição contou com o apoio da Amorim Cork Composites e Corque – Design Living Objectos, bem como outras Entidades e Pessoas Individuais que emprestaram as peças.  Esta exposição foi antecedida por uma conferência de Raquel Castro, designer de equipamento da Amorim Cork Composites.

No dia 27 de Novembro, inauguração da exposição de pintura “Era Uma Vez Uma Coisa Qualquer” de Gabriel Garcia, antecedida de conferência com o título “ Existem Segredos na Fronteira entre a Realidade e a Fantasia” por Isabel Vaz Lopes e Gabriel Garcia. 

 

Outras Actividades em Colaboração

Nos dias 27 de Janeiro, 26 e 29 de Abril, 8 e 10 de Maio de Maio realizaram-se 5 visitas ao Palácio Fronteira e Jardins por Marieta Dá Mesquita a alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.

No dia 2 de Março, cedência da Sala das Batalhas para a TVI 24, programa “Mulheres da Minha Vida” com entrevista de Manuel Luís Goucha a Maria Teresa Horta.

A 6 de Maio, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro “Memória das ´Invasões Francesas` em Portugal (1807-1811)”, de Tereza Caillaux de Almeida, da Ésquilo Edições. Este lançamento contou com a presença de SAR o Senhor Dom Duarte de Bragança e do Príncipe Louis-Napoléon Bonaparte-Wyse. 

Nos dias 13 de Abril, 27 de Maio, 1 de Julho e 20 de Outubro, em colaboração com Robert Merrill, realizaram-se 4 sessões de uma Tertúlia sobre temas éticos e estéticos.

Nos dias 19 e 25 de Maio, em colaboração com o Plano Nacional de Leitura, realizaram-se 2 sessões “Ler no Palácio Fronteira”, com alunos da Escola Secundária da Ramada (4 turmas de alunos do 7º, 8º, 9º, 10º e 11º anos). Estas sessões contaram com a participação de Antónia Brandão, Conceição Sampaio e Fernando Mascarenhas.

De 8 a 12 de Junho, realizou-se no Condado da Torre, em Ponte de Sor, um Seminário “Greno 2010, Grupo de Reflexão Europeu sobre Narrativa Oral – 5as Jornadas de Trabalho: Entre conto e lenda”, da Universidade do Algarve, organizado por Isabel Cardigos. 

A 3 de Julho, realizou-se uma visita ao Palácio Fronteira e seus Jardins por Ana Paula Rebelo Correia, José Meco e Vítor Serrão, a alunos do Museu da Polícia Judiciária de Lisboa, no âmbito do projecto SOS Azulejos.

No dia 7 de Julho, cedência do Palácio Fronteira para filmagens para o Canal História, produtora Sete Sentidos. 

No dia 12 de Julho, teve lugar a Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa.

No dia 14 de Julho, cedência do Palácio Fronteira e seus Jardins, para a realização de um Seminário Internacional sobre Iconografia Musical, organizado pela Universidade Nova de Lisboa. 

No dia 9 de Outubro, cedência do Palácio Fronteira e seus Jardins, para a realização de uma visita e almoço, seguida de apresentação de duas conferências sobre o Palácio Fronteira: “Palácio Fronteira e a sua arquitectura” por Marieta Dá Mesquita e “Azulejos do Palácio e Jardins” por Ana Paula Rebelo Correia”, e lançamento do livro das Actas do Colóquio “Lisboa e a Festa. Celebrações Religiosas e Civis na Cidade Medieval”, organizado pelo Grupo Amigos de Lisboa. 

No dia 14 de Setembro, filmagens dos quadros de “Alcipe”, para um programa da RTP.

A 14 de Dezembro, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento da “Obra Poética – Sophia de Mello Breyner Andresen”, da Editorial Caminho do Grupo Leya. 

No dia 23 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, para o Circulo de Leitores tirar fotografias para o livro “História da Vida Privada”, em quatro volumes, coordenada por José Mattoso. 

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados