2020

Nota de Pesar 

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Senhor Dom José Maria Mascarenhas, Presidente do Conselho Directivo e Vogal Cultural, ocorrido no dia 10 de Junho de 2020.  

O Senhor Dom José, esteve à frente dos destinos da Fundação entre 2015 e 2020 e deixa um legado notável, materializado nas importantes campanhas de obras de conservação e restauro que programou e incentivou, nas medidas que adoptou destinadas a garantir o equilíbrio financeiro da instituição, na modernização das formas de comunicação com o público, e na implementação de um programa cultural regular e sustentável de elevada qualidade. 

Sucede-lhe nos cargos seu filho, o Senhor Dom António Mascarenhas. 

 

Actividades Culturais 

 

  1. A situação de pandemia causada pelo novo vírus COVID-19 e as medidas de segurança a que obrigou infligiram um rude golpe na concretização do programa de atividades previsto para o ano de 2020. O primeiro confinamento geral associado ao pronunciamento do Estado de Emergência foi decretado em 13 de Março de 2020, pelo que as atividades previstas no plano inicial, então em curso, foram interrompidas a partir dessa data.  

 

  1. Dessa data em diante, o país viveu em permanente estado de calamidade e de confinamento, variando entre o confinamento total ou parcial, o que impossibilitou a realização de eventos implicando a reunião de pessoas, como é o caso dos concertos, sessões da comunidade de leitores, cursos livres, colóquios e jornadas científicas, visitas orientadas, passeios temáticos, etc. 

 

  1. A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi ajustando a sua oferta cultural às realidades e condicionalismos que foram surgindo e procurando meios alternativos para a difusão de conteúdos ligados à sua missão de preservar e dar a conhecer o seu património, e de sensibilização do público para a causa da cultura. Nessa ordem de ideias, estreou-se na produção de conteúdos audiovisuais sobre as acções de conservação e restauro em curso, transmitiu atividades culturais realizadas ao vivo (aplicando todas as medidas de segurança indicadas pela Direcção-Geral de Saúde) e em directo, nas redes sociais, por meio de streaming, realizou eventos híbridos (presenciais e on-line), e criou uma sala virtual destinada à realização de tertúlias e eventos culturais. 

 

  1. Ainda que adaptada às condições existentes, a programação de cultural da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna continuou a apostar numa dimensão pedagógica e formativa em sentido amplo, diversificando formatos, e mantendo uma lógica de informar distraindo, procurando atrair para a causa do Património públicos de diferentes idades e de diferentes níveis de instrução. 

 

 

  

  

Concertos (275 espectadores presenciais. 520 visualizações na sala de concertos virtual) 

  

Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia, a temporada de concertos prevista para o ano de 2020 foi cancelada a partir de Março. Durante o confinamento parcial foi possível, ainda assim, reconfigurar a série de concertos comemorativa do centenário do nascimento de Beethoven, transformando-os em eventos híbridos (presenciais, com número de espectadores limitado, e virtuais, através da transmissão em directo, acessível através de uma sala de concertos virtual criada para o efeito) 

  

Janeiro 

No dia 7 de Janeiro, realizou-se no Palácio Fronteira o concerto de cordas por Matilde Loureiro, violino, Joana Ly, violino, Paul Wakabayashi, viola e Carlos Tony Gomes, violoncelo, que interpretaram obras de W. A. Mozart e R. Schumann.  

Este concerto teve o apoio à divulgação da Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música e Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação Turismo de Lisboa. 

  

No dia 25 de Janeiro, realizou-se no Palácio Fronteira o Concerto dos Laureados do V Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa” 2019, com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla.  Apresentaram-se Luísa Margalho, de 8 anos, violino, Claudia Amaro, de 12 anos, violino, Mariana Rodrigues, de 14 anos, contrabaixo, Teresa Caleiro, de 15 anos, viola, Francisco Esteves, de 16 anos, violino e Francisco Pinto, de 17 anos, violino, acompanhados ao piano pelos Professores Dana Radu, Karina Aksenova, Paulo Oliveira, Daniel Godinho e Isabel Santos, interpretaram obras de J. Accolay, P. de Sarasate, A. Copland, A. Capuzzi, G. Bottesini, R. Schumann, W. A. Mozart, E. Ysaye e H. Wieniaski. 

Este concerto teve o apoio à divulgação da Antena 2, do Prémio Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”, Camerata Atlântica, Instituto Politécnico de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa.  

  

Fevereiro 

  

No dia 17 de Fevereiro, realizou-se no Palácio Fronteira um Concerto pelos Solistas da Camerata Atlântica, Ana Beatriz Manzanilla, violino, Joao Vieira de Andrade, violino, Pedro Saglimbeni Muñoz, viola de arco, Jeremy Lake, violoncelo e João Bettencourt da Câmara, piano, que interpretaram obras de Franz Schubert e Johannes Brahms.  

  

O concerto teve apoios à divulgação de Antena 2, Camerata Atlântica, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, Ars Luminae, Câmara de Comércio Luso-Sueca, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação Turismo de Lisboa. 

  

Agosto 

  

Nos dias 27, 28, 29, 30, 31 de Julho e 3 e 4 de Agosto, a Fundação apoiou a realização das Masterclasses da 6.ª edição do Festival Verão Clássico 2020, da Academia Internacional de Música de Lisboa, promovido pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, com direcção artística e pedagógica de Filipe Pinto Ribeiro.  

  

 

  

 

 

Setembro / Outubro (2,1 mil visualizações na página de Facebook da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna)   

  

Ciclo “Beethoven: a música, as palavras e o tempo 

  

No dia 28 de Setembro, assinalando os 250 anos do nascimento de Beethoven, realizou-se no Palácio Fronteira uma mesa-redonda destinada à apresentação do ciclo intitulado: “Beethoven: a música, as palavras e o tempo” composto por 4 concertos-recital incluindo com leituras encenadas de textos do compositor. Esta sessão contou com a participação de Ana Beatriz Manzanilla, Jorge Matta, Silvina Pereira, Júlio Martín e Vanda Anastácio. A sessão foi transmitida em streaming, em directo, através da página facebook da Fundação. 

Este ciclo de concertos-recital teve os seguintes apoios à divulgação: Antena 2, Camerata Atlântica, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Goethe Institut, Escola Alemã, Embaixada da República Federal da Alemanha, Grupo de Teatro Maizum, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa.   

  

No dia 29 Setembro, realizou-se no Palácio Fronteira, o primeiro concerto do ciclo de concertos-recital “Beethoven: a música, as palavras e o tempo”. Os Solistas da Camerata Atlântica, Ana Beatriz Manzanilla, violino, Maria José Laginha, violino, João Andrade, violino, Pedro Saglimbeni Muñoz, viola de arco, Francisca Fins, viola de arco e Nuno Abreu, violoncelo, interpretaram obras do referido compositor.  O actor Júlio Martín fez uma encenada de textos da correspondência de Beethoven (tradução de Vanda Anastácio) com direcção artística do Teatro MAIZUM.  

  

No dia 6 de Outubro, realizou-se no Palácio Fronteira em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito), o segundo concerto do ciclo de concertos-recital “Beethoven: a música, as palavras e o tempo”.  Os Solistas da Camerata Atlântica, Ana Beatriz Manzanilla, violino Nuno Abreu, violoncelo e a pianista Morta Grigaliūnaitė, intepretaram obras do referido compositor. O actor Júlio Martín fez uma encenada de textos da correspondência de Beethoven (em tradução de Vanda Anastácio) com direcção artística do Teatro MAIZUM. 

  

No dia 13 de Outubro, realizou-se no Palácio Fronteira em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito), o terceiro concerto do ciclo de concertos-recital “Beethoven: a música, as palavras e o tempo”. A soprano Alexandra Bernardo e a pianista Marina Dellalyan, intepretaram obras do referido compositor. O actor Júlio Martín fez uma encenada de textos da correspondência de Beethoven (em tradução de Vanda Anastácio) com direcção artística do Teatro MAIZUM. 

  

No dia 20 de Outubro, realizou-se no Palácio Fronteira em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito), o quarto concerto do ciclo de concertos-recital “Beethoven: a música, as palavras e o tempo”. Os Solistas da Camerata Atlântica, Ana Beatriz Manzanilla, violino, Pedro Saglimbeni Muñoz, viola de arco, Jeremy Lake, violoncelo, Marine Triolet, contrabaixo, Iva Barbosa, clarinete, Raquel Saraiva, fagote e Kenneth Best, trompa, interpretaram obras do referido compositor. O actor Júlio Martín fez uma encenada de textos da correspondência de Beethoven (tradução de Vanda Anastácio) com direcção artística do Teatro MAIZUM. 

  

  

Novembro    

  

No dia 23 de Novembro, realizou-se no Palácio Fronteira, em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito), o concerto “Viagens em Torno da Tempestade” pela pianista Morta Grigaliūnaitė, que interpretou obras de Peteris Vasks, Ludwig van Beethoven e Franz Liszt.  

  

Este concerto teve apoios à divulgação de Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa. 

  

  

Grupos de Leitura (94 participantes)   

  

Janeiro 

  

As sessões da comunidade de leitores tiveram início em Janeiro com 2 sessões do Mini-Ciclo Grupo de Leitura O Livro dentro do Filme. Quando a Escrita e a Leitura se Cruzam com o Cinema… IV. Actividade gratuita de entrada livre, com apresentação de José Bértolo e Vanda Anastácio, respectivamente.   

  

Nestas sessões foram visionados os filmes Fahrenheit 451 – Grau de Destruição, realizado por François Truffaut (1996), inspirado no romance homónimo de Ray Bradbury, com Julie Christie, Oskar Werner e Cyril Cusack e A Ilha de Nim, realizado por Jennifer Flackett e Mark Levi (2008), inspirado no livro homónimo de Wendy Orr, com Jodie Foster, Gerard Butler e Abigail Breslin. 

Este evento teve apoios à divulgação de Antena 2, Embaixada da Suíça, Institut Français du Portugal, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

Fevereiro 

  

No dia 19 de Fevereiro, teve lugar a primeira sessão do grupo de leitura “Ler Clarisse (Hoje)”, no Centenário do Nascimento de Clarisse Lispector, dedicada ao romance A Hora da Estrela, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. 

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Relógio d´Água Editores, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

Cursos Livres (46 participantes)     

  

Fevereiro 

  

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de Fevereiro, teve lugar no Palácio Fronteira o Curso de Iniciação à História do Mobiliário (12 horas) ministrado por Graça Pedroso. 

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna apoiou a Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna na realização deste curso livre. 

  

  

Março   

  

No dia 5 de Março, teve lugar no Palácio Fronteira a primeira sessão do Curso Iniciação à Iconografia. O Que nos Contam as Imagens do Palácio Fronteira?, ministrado por Ana Paula Rebelo Correia. O curso foi interrompido devido à promulgação do Estado de Emergência decorrente da pandemia de COVID 19 e retomado em Novembro. 

  

  

Novembro    

  

Durante o período de confinamento parcial, foram retomadas as sessões do curso de iconografia interrompido em Março, observando todas as directivas da Direcção Geral de Saúde. 

  

Assim, nos dias 12, 17, 19, 24 e 26 de Novembro, teve lugar no Palácio Fronteira o Curso Livre Iniciação à Iconografia. O Que nos Contam as Imagens do Palácio Fronteira?, ministrado por Ana Paula Rebelo Correia.  

  

  

Comemorações  

  

Facebook FCFA:       464 visualizações 

Facebook palácio:   2,265 mil visualizações 

  

No dia 26 Abril, celebrando o 1º Dia Europeu dos Jardins Históricos, a Fundação assinalou a data nas suas redes sociais proporcionando uma visita virtual aos jardins do Palácio Fronteira, através da difusão de um pequeno vídeo animado, com a duração de 1 minuto, criado pelo Gabinete Cultural da Fundação.  Esta celebração foi promovida pelo European Route of Historic Gardens e a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos. 

  

  

Facebook FCFA:    1,056 mil visualizações 

Facebook palácio:     154 visualizações 

  

No dia 30 de Setembro, celebrando o Dia Europeu das Fundações e Doadores, a Fundação associou-se à iniciativa do Centro Português de Fundações, e assinalou a data nas suas redes sociais através da divulgação de um pequeno vídeo animado, com a duração de 1 minuto, criado pelo Gabinete cultural da Fundação.   

  

  

Facebook FCFA:  1,7 mil visualizações 

  

No dia 30 de Outubro, assinalando a data do nascimento de D. Leonor de Almeida Portugal, 4ª Marquesa de Alorna, realizou-se em streaming em directo a partir da página de facebook da Fundação uma conferência intitulada “Alcipe e Camões” por Vanda Anastácio. A sessão contou com a apresentação e lançamento do livro Leituras Potencialmente Perigosas e outros Estudos sobre Camões e a sua Época de Vanda Anastácio, com apresentação de Vitalina Leal de Matos.  

  

  

  

Promoção do Livro e da Leitura 

  

No dia 8 de Fevereiro, no intuito de fomentar o interesse pelo livro e pela leitura, e dinamizar o ponto oficial de Bookcrossing – Palácio Fronteira, que existe desde 12 Agosto de 2017 (junto à máquina de vending, ao lado da loja) a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna realizou o III Encontro para troca de livros Bookcrossing do Palácio Fronteira. http://www.bookcrossing.com 

  

Neste dia foram recebidos de oferta, por leitores particulares, 153 livros.  

  

  

 

Lançamento de Livros 

  

Facebook FCFA:   4,5 mil visualizações 

  

No dia 27 de Julho, cedência do jardim formal do palácio para a realização do lançamento do livro Avós: raízes e nós, de Aida Baptista, Ilda Januário e Manuela Araújo, da Editora Almendra. Este lançamento foi também realizado em streaming, em directo através da página de facebook da Fundação.  

  

No dia 30 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para a realização do lançamento do livro Leituras Potencialmente Perigosas e outros Estudos sobre Camóes e a sua Época, de Vanda Anastácio, da Editora Caleidoscópio. A apresentação foi realizada por Vitalina Leal de Matos.  Este lançamento foi também realizado em streaming directo da página de facebook da Fundação.  

  

  

Parcerias com Instituições de Ciência e de Cultura 

  

Ao abrigo do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Fundação, durante o ano de 2020 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna realizou no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, em cooperação com a Autarquia e o Centro de Artes e Cultura, as seguintes actividades: 

  

Exposições de Pintura em Parceria com a Câmara de Ponte de Sor 

  

Fevereiro 

  

Exposição colectiva de pintura dos alunos do ATELIER DAS ALMAS de Gabriel Garcia (António Hall, Avelina Moniz, Célia Gonçalves, Fátima Sá, Goulart, Helena Camacho, Inês Bustorff, Leonor Sobral, Maria Helena da Silva Santos, Manuel Rocha de Carvalho e Teresa Nunes de Matos), inaugurada a 1 de Fevereiro e patente até 2 de Maio, com o título “# A alma que ama”. A exposição teve produção de Isabel Vaz Lopes.   

  

No dia 1 de Fevereiro, realizou-se uma inauguração da exposição que contou com a presença da encenadora SILVINA PEREIRA que proferiu a conferência “Encenar os Clássicos Hoje”.  

  

  

Setembro 

  

Exposição pintura de Gabriel Garcia, inaugurada a 19 de Setembro e patente até 20 de Novembro, com o título “Convocar a Pintura”. A exposição teve produção de Isabel Vaz Lopes.  

  

Facebook FCFA:    836 visualizações 

Facebook palácio:  195 visualizações 

  

No dia 19 de Setembro, a inauguração foi realizada numa sessão em streaming em directo através das páginas de facebook da Fundação e do Município de Ponte de Sor, que contou com o visionamento do programa: Visita Guiada ao Palácio Fronteira, conduzida por Ana Duarte Rodrigues, com apresentação de Paula Moura Pinheiro, na RTP 2, episódio 2.  

  

 

 

 

 

Novembro 

  

Facebook FCFA:    358 visualizações 

Facebook palácio:  150 visualizações 

  

Exposição de pintura de Rodrigo Vilhena, inaugurada a 28 de Novembro e patente até 30 Janeiro 2021, com o título “No Vasto Pélago”. A exposição teve produção de Isabel Vaz Lopes. 

  

No dia 28 de Novembro, a inauguração foi realizada numa sessão em streaming-directo através das páginas de facebook da Fundação e do Município de Ponte de Sor, contou com o visionamento da entrevista sobre o Palácio Fronteira, realizada em 2019 a Vanda Anastácio, pela Home Hunting “NOT FOR SALE”.  

  

  

Instituto Politécnico de Lisboa 

  

Ao abrigo do protocolo celebrado em 2017 entre o Instituto Politécnico de Lisboa e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para cooperação entre as duas instituições com o fim de realizar actividades de índole cultural, académica e científica, os alunos da Escola Superior de Comunicação Social gravaram em vídeo os concertos organizados pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e realizados no Palácio Fronteira nos dias 7 e 25 de Janeiro e 17 de Fevereiro de 2020. 

  

Durante o primeiro trimestre de 2020 foram entregues à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 20 videos dos concertos gravados, cuja disponibilização no canal youtube da Fundação se prevê para 2021. 

  

  

Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento 

 

Durante o ano de 2019 deu-se continuidade ao protocolo de colaboração celebrado entre a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento no âmbito do programa Study in Portugal infelizmente devido á pandemia de COVID-19 não foi possível acolher estagiários nos meses de Junho e Julho como previsto.  

  

 

  

Turismo Cultural 

  

Para responder às dificuldades criadas pela situação de pandemia, durante a fase de confinamento parcial que decorreu entre 25 de Maio e 30 de Julho foram permitidas visitas aos espaços exteriores do Palácio Fronteira, tendo a Fundação disponibilizado gratuitamente áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo-guias em língua gestual portuguesa aos visitantes. As visitas ao interior do Palácio passaram a realizar-se com número limite de visitantes, respeitando as directrizes da Direcção Geral de Saúde (máscara, desinfecção das mãos e distanciamento social)). 

 

No mesmo intervalo de tempo a loggia da fachada norte do palácio, recém-recuperada, foi integrada no percurso da visita guiada geral.    

 

  

 

 

Passeios Temáticos (87 participantes)    

  

Nos dias 11 de Janeiro, 8 de Fevereiro e 7 de Março, realizaram-se 3 passeios temáticos aos jardins e Palácio Fronteira (em português), intitulados “O Palácio e os seus jardins – iconografia, mitologia e alegoria”, orientados pela historiadora de arte Ana Paula Rebelo Correia, para 35 pessoas.  

  

Nos dias 18 de Janeiro e 29 de Fevereiro, realizaram-se 2 passeios temáticos ao Palácio Fronteira (em português e inglês) intituladas Figuras Literárias das Casas de Fronteira e Alorna, guiadas por Soraia Ferreira, para 17 pessoas. 

Nos dias 30 de Maio, 6 de Junho e 18 de Julho, realizaram-se 3 passeios temáticos aos jardins do Palácio Fronteira (em português), com número de participantes limitado devido à situação de confinamento parcial, intitulados “O que nos contam as imagens de um jardim? História de um palácio” e orientados pela historiadora de arte Ana Paula Rebelo Correia, para 10 pessoas. 

  

Nos dias 23 de Outubro, 5, 13 e 20 de Novembro, realizaram-se 4 passeios temáticos ao Palácio Fronteira e seus jardins, intitulados “Um Passeio ao Fim do Dia”, com número de participantes limitado devido à situação de confinamento parcial, orientados pela historiadora de arte Ana Paula Rebelo Correia, para 25 pessoas.  

  

  

Visitas à tarde (18 Visitantes) 

  

Prosseguiu a dinamização de visitas ao interior do palácio da parte da tarde tendo sido realizadas as seguintes visitas guiadas: 

  

Nos dias 2, 3, 6 Janeiro e 3 de Fevereiro, realizaram-se 4 visitas guiadas ao Palácio Fronteira, em inglês e português, orientadas por Soraia Ferreira e/ou Sara Pinho.  

  

  

Passeios ao fim da tarde aos jardins (260 Participantes)   

  

Devido à promulgação do recolher obrigatório a partir das 20h00, os passeios nocturnos aos jardins do Palácio foram reconvertidos em passeios ao fim da tarde, que tiveram lugar nos dias 17, 24 e 31 de Julho, 7, 14, 21 e 28 de Agosto, 9, 11, 16, 18, 21, 23, 25 e 28 de Setembro, 2 e 8 de Outubro. A escolha da hora crepuscular permitiu aos visitantes desfrutar da iluminação dos jardins e espaços exteriores do Palácio Fronteira instalada em 2019. Os 17 passeios realizados nestes espaços, em português e em francês, orientados pela historiadora Ana Paula Rebelo Correia, foram frequentados por 249 adultos e 11 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos.  

  

  

Actividades Destinadas a Públicos com Necessidades Especiais  

  

Apesar da quebra total nas visitas de pessoas com necessidades especiais, as actividades culturais promovidas pela Fundação continuaram a ser divulgadas nas plataformas da Tur4all www.tur4all.pt e Cultura Acessível  www.cultura-acessivel.pt. 

  

  

Actividades Dirigidas ao Público Infanto-juvenil (140 participantes) 

  

No dia 7 de Janeiro, realizou-se no Palácio Fronteira o concerto comentado para jovens, orientado pela violinista Matilde Loureiro, seguido por um concerto de obras de W. A. Mozart e R. Schumann, interpretado pela própria e por Joana Ly, violino, Paul Wakabayashi, viola, e Carlos Tony Gomes, violino com a presença de 21 alunos e 3 professores do Liceu Francês Charles Lepierre de Lisboa. 

  

Devido às restricções causadas pela pandemia de COVID-19, não foi possível acolher no Palácio Fronteira, as habituais atividades destinadas ao público infantil, dinamizadas pela empresa COOLTURE TOURS nos meses de Maio, Junho e Julho.  

  

Ainda assim, no dia 25 de Julho a COOLTURE TOURS realizou uma visita temática VIRTUAL via Zoom aos jardins e Palácio Fronteira, para 98 adultos e crianças originários de vários pontos do país.  

  

Durante a fase de confinamento parcial, realizaram-se, nos dias 11 de Setembro e 10 Outubro, 2 visitas temáticas para crianças intituladas “Piquenique com a Marquesa de Alorna nos jardins do Palácio Fronteira” para 5 crianças e 13 adultos. 

   

  

Acolhimento de Visitas de Estudo (25 participantes) 

  

No dia 6 de Março, realizou-se uma visita aos jardins do Palácio Fronteira, para 13 alunos do curso de Arquitectura Paisagista, da Faculdade de Agronomia, conduzidos pela Professora Doutora Ana Duarte Rodrigues.  

  

No dia 26 de Outubro, realizou-se uma visita aos jardins do Palácio Fronteira, para 12 alunos do curso de História e Teoria da Arte de Jardins, do Instituto Superior de Agronomia, conduzidos pela Professora Arquitecta Cristina Castel-Branco.  

  

  

Comunicação e Difusão 

  

Site da Fundação 

  

Continuaram a ser introduzidos melhoramentos no novo site da Fundação estando em curso o alojamento do catálogo on-line da biblioteca do palácio tendo em vista a sua disponibilização à consulta universal pela internet. 

  

Redes sociais e Multimédia 

  

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna continuou a fazer a difusão das suas actividades através das suas páginas do Facebook: 

  

( https://www.facebook.com/fronteira.alorna/ 7.886 seguidores)  

( https://www.facebook.com/PalacioFronteira/ 5.095 seguidores)  

( https://www.instagram.com/palaciofronteira/ 2.641 seguidores) 

  

O período de encerramento forçado causado pela pandemia de COVID-19 permitiu a exploração mais intensa das redes sociais para difusão de conteúdos relativos à Fundação.  

 

Desde o início do período de encerramento do Palácio Fronteira e os seus jardins, a Fundação apostou no reforço da comunicação e divulgação cultural e do património edificado de uma forma mais alargada, activa e dinamizadora da sua presença nas redes sociais  (facebook, instagram e newsletter). 

 

Foram criados pelo gabinete cultural da Fundação 11 vídeos animados, com a duração de cerca de 1 minuto cada, destinados a manter o contacto com o público e a divulgar activamente as Campanhas de Conservação e Restauro do Património Edificado da Fundação dos últimos anos, dando a ver as várias fases dos trabalhos realizados pelas equipas de conservação e restauro que se mantiveram activas apesar dos constrangimentos causados pela pandemia 

 

Foram também divulgados os seguintes vídeos de música gravada ao vivo no Palácio Fronteira: 

 

1 vídeo da gravação do concerto realizado nos jardins do Palácio Fronteira no dia 1 de Junho de 2016, pelos alunos da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direcção do Maestro Hugo Assunção, com duração de 4 minutos e 18 segundos. 

 

1 vídeo realizado pela Camerata Atlântica, com a participação dos seus Solistas, intitulado “Música em Tempo de Quarentena“,  com a duração de 4 minutos e 40 segundos. 

 

 

  

Filmagens e Sessões Fotográficas   

  

Janeiro 

  

Cedência do jardim formal do Palácio Fronteira, para captação de imagens de estátuas, para integrar o livro “História do Bailado em Portugal” da autoria de António Laginha, edição bilingue dos CTT, apresentada em 4 de Fevereiro de 2021.  

  

Fevereiro 

  

No dia 4 de Fevereiro, cedência dos jardins e Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, para filmagens de um documentário cultural sobre Lisboa. 

  

Em Fevereiro, cedência dos jardins do Palácio Fronteira, para filmagens dos azulejos e fachada nascente, para um documentário com o título “As Rosas do Japão”, de Casimiro Alves, sobre as origens das Camelias em Portugal, e que foi apresentado em Março 2020, no Congresso Internacional sobre Camélias no Japão.  

  

Em Fevereiro, cedência de utilização de imagem do quadro de D. José Trazimundo Mascarenhas Barreto, 7º Marquês de Fronteira, 5º Marquês de Alorna, para livro de autoria de Pedro Soares Branco, sobre uniformes militares portugueses no reinado de D. Maria II. 

  

Março 

  

No dia 10 de Março, cedência da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, para captação de imagens, para o livro de autoria do historiador Moutinho Borges, com fotografias de Luís Chaves, da editora By the Book.  

  

Em Março, cedência da biblioteca do Palácio Fronteira, para filmagens para a RTP2 de um documentário biográfico sobre o primeiro tradutor da Bíblia para Português, João Ferreira Annes D’ Almeida, realizado por Miguel Costa Filmes.  

  

Abril 

  

No dia 3 Abril, cedência de utilização da imagem do quadro de D. Pedro Miguel Almeida Portugal (1688-1756), terceiro Conde de Assumar, primeiro Marquês de Castelo Novo e primeiro Marquês de Alorna, para integrar a publicação do segundo volume do livro Escravidão, de Laurentino Gomes, da Editora Globo, Brasil. 

  

Maio 

  

Em 25 de Maio, cedência de utilização das fotografias do Palácio Fronteira que se encontram no site da Fundação, integrar uma campanha de divulgação sobre Arte-Azulejos da agência de viagens japonesa Miki Travel, para os seus clientes no Japão e Europa.  

  

Julho 

  

Em Julho, cedência dos jardins do Palácio Fronteira, para as filmagens do programa “Jardins Históricos”, da RTP, episódio 6 (minuto 5:20), com entrevista a Ana Paula Rebelo Correia, realizada por Tiago Góes Ferreira, emitido em 31 de Agosto de 2020.  

(www.rtp.pt/play/p7601/e490713/jardins-historicos/857855?fbclid=IwAR18P_CowjaGzB8V0VAL8fMieSPED4xcwvyxObFqyqKzDRHBd57JRMjoSxg  ) 

  

  

No dia 8 de Julho, cedência da Sala das Batalhas, para captação de imagens para uma exposição sobre Estuques e Fingidos, a ser realizada pela A.C.E.R.- Associação Cultural e de Estudos Regionais.  

No dia 10 de Agosto, cedência de utilização da imagem de um painel de azulejos do tanque dos Ss, para publicação no artigo: « Migrations forcées des Africains subsahariens : Maghreb, Al-Andalus, péninsule Ibérique. Une synthèse, da autoria de Roger Botte,  a ser publicado a ser publicado na edição 2020, 90-2 da revista científica Journal des Africaniste (https://journals.openedition.org/africanistes/). 

Em 22 de Agosto, cedência da utilização de imagens dos jardins do Palácio Fronteira captadas por George Davlos, para publicar no livro “Mesas de Ópera”, pela Davlos & Parteners PR Agency, Atenas, Grécia. 

  

  

Setembro 

  

A 16 Setembro, cedência de utilização da imagem de um dos painéis de azulejos da Sala das Batalhas, para integrar a obra “Brasil Hispânico – 1580 a 1640”, aprovada pelo Ministério da Cultura de Brasília.  

  

Nos dias 22 de Setembro e 15 de Outubro, cedência dos Jardins e Palácio Fronteira à Home Hunting, no âmbito do projecto “Not For Sale”, para filmagens e entrevista sobre o Palácio Fronteira a Vanda Anastácio. ( https://www.youtube.com/watch?v=IjzCPFa3gUk ) 

  

Dezembro 

  

Nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro, cedência do jardins e Palácio Fronteira, para filmagens do filme “Sombras Brancas”, do realizador Fernando Vendrell a partir do livro de José Cardoso Pires, e documentário sobre Gomes Freire de Andrade, realizado por Graça Castalheira.  

  

No dia 21 de Dezembro, cedência dos jardins e Palácio Fronteira, para filmagens do programa “Madrileños por el mundo: Lisboa”, da televisão espanhola Telemadrid, que inclui visita ao palácio e seus jardins (minutos 14:00 a 19:27), transmitido em 1 Fevereiro 2021. 

(https://www.telemadrid.es/programas/madrilenos-por-el-mundo/Madrilenos-mundo-Lisboa-2-2309489075–20210129114900.html ) 

  

  

Actividades de Divulgação do património material e imaterial da Fundação 

  

Julho 

  

Em Julho foi gravada uma entrevista pela RTP a Ana Paula Rebelo Correia, por Tiago Góes Ferreira, para o programa “Jardins Históricos”, episódio 6 (minuto 5:20), emitida em 31 de Agosto de 2020.  

(www.rtp.pt/play/p7601/e490713/jardins-historicos/857855?fbclid=IwAR18P_CowjaGzB8V0VAL8fMieSPED4xcwvyxObFqyqKzDRHBd57JRMjoSxg  ) 

  

Setembro 

  

No dia 22 de Setembro foi entrevistada Vanda Anastácio pela HomeHunting, no âmbito do projecto “Not For Sale”, sobre o Palácio Fronteira. ( https://www.youtube.com/watch?v=IjzCPFa3gUk ) 

  

  

Facebook FCFA:  3 mil visualizações 

  

Dezembro 

  

No dia 17 de Dezembro, realizou-se em streaming em directo da Biblioteca do Palácio Fronteira, através da página de facebook da Fundação, a primeira sessão do Ciclo “Conversas na Biblioteca”, uma conversa com Ana Paula Rebelo Correia sobre “Dos livros para os azulejos. O que nos contam as imagens do Palácio Fronteira, conduzida por Vanda Anastácio.   

Esta sessão teve o apoio à divulgação da Antena 2 e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

  

Publicações em curso  

  

Aguardam publicação com o apoio da Fundação as seguintes obras: 

  

Escritos do Cárcere de D. João de Almeida Portugal (2º Marquês de Alorna) Transcrição, Fixação do texto e anotação de Vanda Anastácio (no prelo). 

  

Diário de Viagem de D. Constança da Câmara Transcrição, Fixação do texto e anotação de Pedro Urbano (no prelo). 

  

  

Aguardam publicação com o patrocínio da Associação dos Amigos: 

  

Os Estuques do Palácio Fronteira, Isabel Mendonça (no prelo). 

Um retrato de João IV nos azulejos da Galeria dos Reis Ana Paula Rebelo Correia (no prelo). 

  

  

Apoios à Difusão  

Em 2020 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna contou com o apoio na divulgação das suas actividades das seguintes entidades:  

  

Antena 2, Ars Luminae, Associação de Turismo de Lisboa, Associação Portuguesa das Casas Antigas, Câmara de Comércio Luso-Sueca,  Camerata Atlântica, Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro Português de Fundações, Cooltoure Tours, Embaixada da República Federal Alemã, Embaixada da Suíça em Portugal, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, Goethe Institut, Grupo de Teatro Maizum, Instituto Politécnico de Lisboa,  Institut Français du Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Município de Ponte de Sor, Relógio d´Água Editores. 

  

Prémios e Distinções 

  

O TripAdvisor (www.tripadvisor.com.br), voltou a atribuir ao Palácio Fronteira o Certificado de Excelência de 2020, resultado dos feedbacks positivos dos visitantes.   

  

  

Participação e Colaboração com Entidades Associativas 

  

A Fundação continuou a ser membro activo das associações: 

  

Centro Português de Fundações 

Associação de Turismo de Lisboa 

Associação Portuguesa das Casas Antigas 

Associação Portuguesa dos Jardins Históricos 

Associação das Aldeias Históricas de Portugal 

Turismo Acessível 

GECORPA 

  

Cedência de Instalações 

  

Nos dias 6 de Janeiro, 3 de Fevereiro e 2 Março, cedência das instalações do Palácio Fronteira à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de 3 Torneios de Bridge do Palácio Fronteira, com o apoio da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna 

  

No dia 7 de Janeiro, cedência da loggia do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de uma tarde exclusiva para sócios, sobre a Tradição dos Presépios, a partir de um grupo escultórico existente no Palácio Fronteira e que pertenceu a um presépio de grandes dimensões. A conversa/debate foi orientada por Alexandre Nobre Pais, do Museu Nacional do Azulejo. 

  

Nos dias 6, 13, 20 e 27 de Fevereiro, cedência do Palácio Fronteira à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do Curso de Iniciação à História do Mobiliário (12 horas) ministrado por Graça Pedroso 

  

No dia 11 de Fevereiro, cedência de espaço para realização de reuniões de trabalho da Direcção do Instituto da Nobreza Portuguesa. 

  

No dia 22 de Fevereiro, cedência das instalações do Palácio Fronteira à Lions Clube Lisboa-Europa-África em parceria com as empresas “Up Music Talents” e “InspiraFuror” e à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, para a realização de um evento de beneficência, com vista a angariação de bens, manuais escolares e transporte para escolas de Moçambique. 

  

No dia 23 de Fevereiro, cedência da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, à Camerata Atlântica, para a realização de uma Masterclasse de Viola de Arco e Música de Câmara, pela Professora Sheila Browne (Tiangin, Julliard School, China), a 13 jovens alunos. 

  

No dia 26 de Fevereiro, cedência do Palácio Fronteira, à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, para a cerimónia de lançamento da nova identidade da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. Sob o lema “São Domingos de Benfica, Freguesia Capital”, foi apresentada a nova imagem e a nova marca adotada pela Autarquia de São Domingos de Benfica. 

  

No dia 4 de Março, cedência de espaço para a realização de uma reunião de trabalho da Direcção da Associação Portuguesa das Casas Antigas.  

  

No dia 10 de Março, cedência da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira, para captação de imagens, para livro de autoria do historiador Moutinho Borges e fotografias de Luis Chaves, da editora By the book 

  

Nos dias 25 e 26 de Julho, a Fundação cedeu os Jardins do Palácio Fronteira, para a realização do “Festival Lisboa Jardins Abertos”, projecto social organizado pela equipa Tomás Tojo, Rosana Ribeiro, Ana Rita Simões, Maria Albergaria, Rodrigo Pereira, Mafalda Bivar, Rita Gama e Rita Pereira, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. 

  

No dia 7 de Agosto, cedência da Sala das Batalhas para a gravação vídeo de música de câmara dos músicos David Silva, flauta e Marisa Silva, piano, para divulgação de obras de mulheres compositoras. 

  

No dia 25 de Outubro, a Fundação cedeu os Jardins do Palácio Fronteira, para a realização do “Festival Lisboa Jardins Abertos”, projecto social organizado pela equipa Tomás Tojo, Rosana Ribeiro, Ana Rita Simões, Maria Albergaria, Rodrigo Pereira, Mafalda Bivar, Rita Gama e Rita Pereira, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.    

  

No dia 9 de Novembro, cedência da Sala das Batalhas para a realização da Assembleia Geral da Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 

  

No dia 30 de Dezembro, cedência da Sala das Batalhas para a realização da Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa. 

  

  

  

Acções de Conservação e Restauro do Património da Fundação 

  

Ao longo do ano de 2020 foi dada continuidade às obras de conservação e manutenção do património da Fundação, de acordo com os seus estatutos, a seguir discriminadas:  

  

  

Património azulejar:  

  

Continuação do inventário dos azulejos em armazém; 

Conclusão dos trabalhos de conservação e restauro dos painéis das floreiras e banquinhos na Galeria das Artes; 

Conclusão dos trabalhos de conservação e restauro de dezasseis painéis da fachada nascente do palácio (painéis centrais recuados e lado direito da fachada); 

 Remoção do cimento que estava a colmatar a lacuna de um painel e substituição por argamassa de cal e areias; 

Conclusão dos trabalhos de conservação e restauro de dezassete painéis na galilé/alpendre da capela; 

Recolocação de um azulejo em falta no friso inferior da “Loggia” da fachada norte do palácio (azulejos em armazém); 

Conservação e restauro de três azulejos com lacunas, devido a tomadas elétricas inutilizadas na “Loggia” da fachada norte do palácio. 

Intervenção de conservação realizada nos azulejos do Jardim Formal e Galeria do Reis, levantamento de azulejo em processo de dessolidarização do suporte arquitectónico e recolocação com argamassas de cal e areias. 

Início dos trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos de padrão e cercadura, que integram a fachada sul do palácio. Este trabalho está a ser desenvolvido por três fases (lateral esquerda, lateral direita e recuado central), tendo sido iniciado pelo recuado central devido ao seu estado de conservação oferecer maior preocupação e estando este, neste momento em fase de conclusão. 

  

  

  

Áreas construídas:  

  

Reabilitação da fachada norte do palácio;  

Remoção das várias camadas de repinte, recuperação dos volumes originais, conservação e restauro dos estuques e pinturas da parede nascente da Sala dos Painéis;  

Recuperação e restauro de estuques e pinturas originais da “Loggia”, da fachada norte do palácio; 

Colocação de chave nova e acerto das fechaduras dos armários de Pau-Santo (Inv. ARM-238A e ARM-238B);  

Pinturas na porta do r/c do palácio nº 13;  

Colocação de dobradiças nas portadas da Sala dos Painéis;  

Finalização do restauro do chão de madeira da Sala das Batalhas;  

Restauro de 2 cadeira do escritório, em ferro, braços em madeira, estofadas nas costas e assento rebatível; 

Substituição de 10 escorre-águas nas portas de acesso à Galeria das Artes;  
Arranjo das fechaduras da casa r/c do palácio;  

Restauro das portadas e aros exteriores da Sala de Aparato do Séc. XVIII. 

  

  

  

Jardins e espaços exteriores: 

  

Compra de 16 floreiras para o terraço das Artes; 

Manutenção para o estancamento das fontes do jardim formal. 

  

  

Mobiliário 

  

Restauro de 1 cadeira de couro (Inv. nº CAD-0008); 

Restauro de assento de 1 cadeira de pau-santo (Inv. nº CAD-136I); 

Restauro de uma asa de um Bule, em prata gravada; 

Restauro de 2 cadeiras na Sala dos Painéis; 

Restauro de parte do tampo da mesa da Sala dos Painéis (Inv. nº MES-0041); 

Restauro de 2 chaise-longue estofada no assento, lateral e costas, em mogno e raiz-de-mogno, com pés torneados a terminar com rodízios (Inv. CAD-0352); 

Restauro 1 mesa de cabeceira (MES-0394). 

Restauro 1 mesa de cabeceira (MES-394); 

Restauro da Cadeira Chippendale, em pau santo, sem trempe e assento estofado de veludo roa (Inv. CAD-0093); 

Restauro do Cadeirão Lui XVI, dourado e estofado (Inv. CAD-0053);  

Restauro de dois suporte neoclássico, dourado e brunido, com tampo em mármore (Inv. SUP-0059) e 0061); 

Restauro do Atril (Inv. ATR-0038);  

Restauro da gaveta do Contador (Inv. CTD-0078); 

Restauro da Cadeira em Pau-Santo com costas vazadas, sem trempe e assento em palhinha (Inv. CAD-136D); 

Restauro de um tocheiro; 

Várias injecções de anti-caruncho nos seguintes móveis:  mesas MES-0071 e MES-0073, licoreiros Lic-0109 e Lic-0402, harpa HAR-0096, bergere, mesa de suporte contador, cómoda, 4 suporte (SUP-0059, 0060, 0061, 0062) e 4 cadeiras na Sala dos Painéis; 

Colagem de peça no suporte (Inv. SUP-0059); 

Torneamento e aplicação de 10 pés em madeira de mogno, do centro de mesa Tomir. 

  

  

  

Restauros em curso: 

  

Mobiliário 

  

6 cadeiras de braços Luís XVI em nogueira com estofo nos assentos, braços e costas (CAD – 403 A/F); 

1 mesa conventual (MES-0113); 

1 secretária Davenport em pau santo com tampo forrado a pele gravada (SEC-0034); 

1 cadeira em pau santo com costas vazadas, sem trempe e assento em palhinha (CAD-136 D); 

1 cadeira Chippendale, em pau-santo, sem trempe e assento estofado de veludo azul (CAD-0085). 

  

  

Aquisições Relacionadas com o Património das Casas de Fronteira e Alorna  

  

Foi adquirida durante o exercício de 2020: 

  

– 1 carta-patente de D. Pedro Mascarenhas. 

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados