2021

Actividades Culturais 

  

  1. Devido à situação de pandemia causada pelo novo vírus COVID-19 e às medidas de segurança adoptadas pela Direcção Geral de Saúde, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna ajustou a sua oferta cultural às circunstâncias e procurou meios alternativos de difusão de conteúdos no cumprimento da missão de preservar e dar a conhecer o seu património e sensibilizar do público para a causa do património cultural.  

  

  1. Assim, realizou eventos híbridos (presenciais e on-line), e apostou na difusão de eventos em directo, nas redes sociais, por meio de streaming, que complementaram as atividades culturais realizadas ao vivo (aplicando todas as medidas de segurança indicadas pela Direcção-Geral de Saúde). 

  

  1. Ainda que adaptada às condições existentes, a programação de cultural da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna continuou a apostar numa dimensão pedagógica e formativa em sentido amplo, diversificando formatos, e mantendo uma lógica de informar distraindo, procurando atrair para a causa do Património públicos de diferentes idades e de diferentes níveis de instrução. 

  

  1. Durante este ano foram ainda estabelecidas novas parcerias. Na sequência da colaboração iniciada com o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro para a realização do Curso Livre on-line de Paleografia, foi formalizada uma parceria através da assinatura de um protocolo de colaboração.  

  

  

Concertos (140 espectadores presenciais. 951 visualizações na sala de concertos virtual e no facebook 

  

Devido aos condicionalismos impostos pela pandemia, a temporada de concertos prevista para o ano de 2021 foi cancelada entre Janeiro e Abril, tendo sido possível retomar os concertos em Maio em formato híbrido (presenciais, com número de espectadores limitado, e virtuais, através da transmissão em directo, acessível através de uma sala de concertos virtual criada para o efeito). 

  

  

Maio 

No dia 24 de Maio, realizou-se no Palácio Fronteira em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito) o concerto de clarinete e piano por Samuel Marques e Dana Radu, que interpretaram obras de Franzt Liszt, George Friedrich Handel, Johannes Brahms e André Messager. 

Este concerto teve o apoio à divulgação do Ministério da Cultura da República Portuguesa e DGARTES, Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Institut Français du Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação Turismo de Lisboa. 

  

  

Setembro  

  

Homenagem a Piazzolla nos 100 anos do seu nascimento (1921-1992)  

  

No dia 20 de Setembro, assinalando os 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla, realizou-se no Palácio Fronteira uma mesa-redonda com execução de excertos musicais, destinada à apresentação do concerto “Viva Piazzolla” com a participação de Ana Beatriz Manzanilla, Daniel Schvetz e moderação de Vanda Anastácio.  A sessão foi transmitida em streaming, em directo, através da página de facebook da Fundação. 

No dia 27 Setembro, realizou-se no Palácio Fronteira em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito) o concerto “Viva Piazzolla – Homenagem a Astor Piazzolla no centenário do seu nascimento (1921-1992)”, com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla. Os Solistas da Camerata Atlântica, Ana Beatriz Manzanilla, violino, Francisca Fins, violino, Pedro Saglimbeni Muñoz, viola, Nuno Abreu, violoncelo, Marine Triolet, contrabaixo, e o bandoneonista convidado Martín Sued, interpretaram obras do referido compositor.   

  

Este concerto teve o apoio à divulgação da Antena 2, Camerata Atlântica, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa.   

  

Outubro    

  

No dia 25 de Outubro, realizou-se no Palácio Fronteira, em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito), um concerto com recital de poesia de Homenagem a Alcipe no 271º aniversário do seu nascimento (1750-1839), pelo pianista António Oliveira, que interpretou obras de Franz Liszt, Robert Schumann e Frédéric Chopin, acompanhado pela leitura de sonetos de D. Leonor de Almeida Portugal, 4ª Marquesa de Alorna, por Márcio Muniz e Vanda Anastácio.    

  

Este concerto teve apoios à divulgação de Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Hungria em Lisboa, Embaixada da Suiça em Portugal, Institut Français du Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa. 

  

  

Novembro 

  

No dia 22 de Novembro, realizou-se no Palácio Fronteira, em formato híbrido (presencial, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE CONCERTOS VIRTUAL criada para o efeito), o concerto de flauta transversal e cordas “Viena chega ao Palácio”, por David Silva & Ensemble Syndesi (Anna Paliwoda, violino, Leonor Fleming, viola e Pedro Serra e Silva, violoncelo), que interpretaram obras de Joseph Haydn, Ludwing van Beethoven e Wolfgang Amadeus Mozart.  

  

Este concerto teve apoios à divulgação de Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Embaixada da Suíça em Portugal, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e Associação de Turismo de Lisboa. 

  

Grupos de Leitura (97 participantes presenciais. 123 participantes na sala de leitura virtual)   

  

Março 

  

As sessões da comunidade de leitores tiveram início nos dias 17 e 31 de Março, com 2 sessões do grupo de leitura “Leituras do Confinamento – leituras e conversas sobre o Decameron”, de Giovanni Boccaccio, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. Estas sessões realizaram-se em formato virtual, em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito, e contaram com leituras encenadas de Silvina Pereira e Júlio Martín do Grupo de Teatro MAIZUM.   

  

Estas sessões tiveram apoios à divulgação de Antena 2, Relógio d´Água Editores, Embaixada da Suíça, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Grupo de Teatro MAIZUM e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

Abril 

  

Nos dias 14 e 28 de Abril, tiveram lugar as terceira e quarta sessões do grupo de leitura “Leituras do Confinamento – leituras e conversas sobre o Decameron”, de Giovanni Boccacci, com apresentação de Vanda Anastácio. Estas sessões realizaram-se em formato virtual, em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito, e contaram com leituras encenadas de Silvina Pereira e Júlio Martín do Grupo de Teatro MAIZUM.   

  

Estas sessões tiveram apoios à divulgação de Antena 2, Relógio d´Água Editores, Embaixada da Suíça, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Grupo de Teatro MAIZUM e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

Maio 

  

No dia 19 de Maio, teve lugar a primeira sessão do grupo de leitura “FLAUBERT – celebrando os 200 anos do seu nascimento (1821-1880)”, sobre a novela “Um Coração Simples”, de Gustave Flaubert, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado na sala, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito.  

  

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

Junho 

  

No dia 16 de Junho, teve lugar a segunda sessão do grupo de leitura “FLAUBERT – celebrando os 200 anos do seu nascimento (1821-1880)”, sobre a obra O Papagaio de Flaubert, de Julian Barnes, com apresentação e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado na sala, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito. 

  

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

Outubro 

  

No dia 20 de Outubro, teve lugar o grupo de leitura sobre a peça de teatro “O Judeu”, de Bernardo Santareno, com apresentação de Maria Manuela Delille e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado na sala, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito. 

  

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Editora E-Primatur, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

Novembro 

  

No dia 17 Novembro, teve lugar a primeira sessão do grupo de leitura “Carlos de Oliveira – celebrando os 100 anos do seu nascimento (1921-1981)”, sobre o romance Finisterra – paisagem e povoamento, com apresentação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizou-se em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado na sala, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito. 

  

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Assírio & Alvim, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

Dezembro 

  

No dia 15 Dezembro, teve lugar a segunda sessão do grupo de leitura “Carlos de Oliveira – celebrando os 100 anos do seu nascimento (1921-1981)”, sobre a obra Trabalho Poético, com apresentação de Ida Ferreira Alves e moderação de Vanda Anastácio. Esta sessão realizar-se-á em formato híbrido: presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito. 

  

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Assírio & Alvim, Embaixada da Suíça, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

Tertúlia Poética – Poetry Slam (11 participantes na sala de leitura virtual)   

  

No dia 24 Fevereiro, teve lugar uma sessão exploratória do formato de Tertúlia Poética – Poetry Slam, destinada à leitura partilhada de poemas e textos curtos. Esta sessão teve apresentação e moderação de Vanda Anastácio e realizou-se formato virtual, em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito.    

  

Esta sessão teve apoios à divulgação de Antena 2, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

  

  

Teatro   

  

Facebook FCFA:  901 visualizações 

  

De 21 a 25 de Junho, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna acolheu em directo na sua página de facebook, o Festival de Teatro Clássico Português, organizado pelo Grupo de Teatro Maizum, projecto e direcção artística de Silvina Pereira.  Este festival contou com leitura encenada de excertos de peças do teatro português do século XVI e tertúlias com especialistas (Portugal e Brasil). 

  

No dia 25 de Junho, A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna acolheu em directo na sua página de facebook, as 1ªs Jornadas Internacionais de Teatro Clássico Português, organizadas pelo Grupo de Teatro MAIZUM, projecto e direcção artística de Silvina Pereira.   

  

  

 

 

  

Cursos Livres (5 participantes presenciais. 98 participantes na sala de leitura virtual)      

  

Setembro / Outubro 

  

Nos dias 29 de Setembro 6, 8, 12, 13 e 15 de Outubro, em parceria com o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, realizaram-se em formato virtual, em direto, acessível através da SALA DE CURSOS VIRTUAL criada para o efeito, o curso “Letras do Mundo –uma viagem paleográfica por textos escritos em língua portuguesa (séculos XVI-XIX)” (12 horas), ministrado por Cristina Costa Gomes. Este curso teve o apoio à divulgação do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

  

  

Novembro  

  

Nos dias 11, 16, 18, 23 e 25 de Novembro, em parceria com o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, realizaram-se em formato híbrido (presencial no Palácio Fronteira, com número de espectadores limitado, e virtual, com transmissão em directo, acessível através da SALA DE LEITURA VIRTUAL criada para o efeito, 5 sessões do curso “A Escolha dos Livros” (15 horas), ministrado por Tiago C. P. dos Reis Miranda.  

  

  

Colóquios e Reuniões científicas (640 Visualizações Canal Youtube)  

  

No dia 4 de Março, teve lugar no Palácio Fronteira, com transmissão em directo através do Canal Youtube da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, em SALA VIRTUAL criada para o efeito, o Webinar “O Buxo nos Jardins Históricos” da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, com o seguinte programa: “As doenças e pragas do buxo”, por Ana Paula Ramo e Elsa Borges da Silva (Laboratório de Patologia Vegetal “Veríssimo de Almeida”, LEAF&CEF, ISA, ULISBOA) e “A manutenção do buxo: controlo, podas e tratamento” por Rui Tujeira (ARBOMED). 

  

  

  

Comemorações  

  

No dia 30 de Setembro, celebrando o Dia Europeu das Fundações e Doadores, a Fundação associou-se à iniciativa do Centro Português de Fundações, e assinalou a data oferecendo o valor das visitas ao palácio e seu jardim aos visitantes. Tendo disponibilizado a visita nocturna aos jardins iluminados. 

  

  

Lançamento de Livros 

  

Facebook FCFA:   557 visualizações 

  

No dia 29 de Junho, cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro INSPIRA-AÇÕES: o mentoring e coaching como desafiadores da mudança e evolução, de Maria Duarte Bello, da Editora Caleidoscópio. Este lançamento foi também realizado em streaming-directo através da página de facebook da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. (23 pessoas na sala) 

  

  

No dia 28 de Outubro cedência da Sala das Batalhas para o lançamento do livro Livro de Família, de Madalena Antas Barreira, da Editora Book Experience. (75 pessoas na sala) 

  

  

Parcerias com Instituições de Ciência e de Cultura 

  

Ao abrigo do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a Fundação, durante o ano de 2021 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna realizou no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, em cooperação com a Autarquia e o Centro de Artes e Cultura, as seguintes actividades: 

  

Exposições em Parceria com a Câmara de Ponte de Sor 

  

Dezembro 

  

Exposições de fotografia de Gastão de Brito e Silva, inauguradas a 4 de Dezembro e patentes até 29 de Janeiro de 2022, com os títulos “Aérodromo de Ponte de Sor a P/B e a Cor” e “RUIN´ARTE”. A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna doou à Câmara de Ponte de Sor as 40 fotografias assinadas pelo autor correspondentes à exposição sobre o Aeródromo de Ponte de Sor. 

  

No dia 4 de Dezembro, realizou-se um concerto pelos Solistas da Camerata Atlântica (Ana Beatriz Manzanilla, violino, João Andrade, violino, Bárbara Pires, viola e Jeremy Lake violoncelo), que apresentaram um concerto comentado por Ana Beatriz Manzanilla, sobre o quarteto de cordas do compositor checo SMETANA “Da minha vida”.   

  

  

  

Instituto Politécnico de Lisboa 

 

Ao abrigo do protocolo celebrado em 2017 entre o Instituto Politécnico de Lisboa e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para cooperação entre as duas instituições com o fim de realizar actividades de índole cultural, académica e científica, durante o primeiro trimestre de 2020 foram entregues à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 20 vídeos dos concertos organizados pela Fundação e gravados pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social.  15 destes concertos foram disponibilizados no canal youtube da Fundação inaugurado a 8 de Fevereiro de 2021.  

  

  

Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Brasil 

  

Foi celebrado em 19 de Outubro de 2021, um Protocolo de Cooperação de actividades de índole cultural académica e científica, entre o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 

  

  

Turismo Cultural 

  

Visitas à noite ao jardim iluminado (Visitantes: 577 adultos e 45 crianças / 142 Audioguias) 

  

Com vista à dinamização das visitas ao jardim à noite, tirando partido da iluminação dos jardins e espaços exteriores do Palácio Fronteira instalada em 2019, a Fundação da Casas de Fronteira e Alorna abriu os seus jardins à noite pela primeira vez sem guia, de 10 de Agosto a 26 de Novembro, das 20h30 às 22h30 (23 noites).  Durante estes passeios o visitante teve à sua disposição os audioguias (em português, francês e inglês) e videoguias em língua gestual portuguesa.   

  

  

Passeios ao fim do dia aos jardins (213 Participantes)   

  

Devido à promulgação do recolher obrigatório a partir das 23h00, os passeios nocturnos aos jardins do Palácio foram reconvertidos em passeios ao fim do dia, que tiveram lugar nos dias 8 e 24 de Junho, 6, 22 e 27 Julho, 3, 24 e 31 de Agosto, 13 e 22 de Setembro, 11 e 12 Outubro, e 4 de Novembro, orientados pela historiadora de arte Ana Paula Rebelo Correia, para 205 adultos e 8 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos.  A escolha da hora crepuscular permitiu aos visitantes desfrutar da iluminação dos jardins e espaços exteriores do Palácio Fronteira instalada em 2019.  

  

  

Actividades Destinadas a Públicos com Necessidades Especiais  

  

Apesar da quebra total nas visitas de pessoas com necessidades especiais, as actividades culturais promovidas pela Fundação continuaram a ser divulgadas nas plataformas da Tur4all www.tur4all.pt e Cultura Acessível  www.cultura-acessivel.pt. 

  

  

  

Actividades Dirigidas ao Público Infanto-Juvenil  

  

Devido às restricções causadas pela pandemia de COVID-19, não foi possível acolher no Palácio Fronteira, as habituais atividades destinadas ao público infantil, dinamizadas pela empresa COOLTURE TOURS nos meses de Maio, Junho e Julho.  

  

   

  

Acolhimento de Visitas de Estudo  

  

Devido às restricções causadas pela pandemia de COVID-19, não foi possível acolher no Palácio Fronteira, as habituais visitas de estudo. 

  

  

Comunicação e Difusão 

  

Site da Fundação 

  

Continuaram a ser introduzidos melhoramentos no novo site da Fundação estando em curso o alojamento do catálogo on-line da biblioteca do palácio tendo em vista a sua disponibilização à consulta universal pela internet. 

  

  

Redes sociais e Multimédia 

  

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna continuou a fazer a difusão das suas actividades através das suas páginas do Facebook: 

  

( https://www.facebook.com/fronteira.alorna/ 7.596 seguidores)  

( https://www.facebook.com/PalacioFronteira/ 5.300 seguidores)  

( https://www.instagram.com/palaciofronteira/ 2.896 seguidores) 

  

  

Canal Youtube (4.599 mil visualizações dos 20 Concertos, 67 músicos consagrados e jovens talentos) 

  

No dia 8 de Fevereiro de 2021, foi inaugurado o canal youtube da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, com a disponibilização em directo da gravação vídeo do concerto dos Solistas da Camerata Atlântica, realizado no Palácio Fronteira em 7 de Maio de 2019. 

  

De 8 Fevereiro e até 28 de Junho de 2021, foram disponibilizados no canal youtube da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna o total de 20 gravações de concertos realizados no Palácio Fronteira, organizados pela Fundação, um concerto por semana, às segundas-feiras.    

  

15 destes concertos foram gravados pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social, ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado em 2017 entre o Instituto Politécnico de Lisboa e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.  Os restantes 5 foram gravados pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna.  

  

Em 2022 prevê-se a disponibilização de novo bloco de concertos gravados na Fundação no seu Canal youtube. 

  

  

   

Filmagens e Sessões Fotográficas   

  

Janeiro 

  

No dia 7 de Janeiro, cedência dos jardins do Palácio Fronteira, para filmagens dos azulejos, para uma reportagem a emitir sobre a Presidência Portuguesa da EU, para a TV alemã ZDF. 

  

  

Fevereiro 

  

No dia 3 de Fevereiro, cedência de utilização de fotografia do retrato de D. Leonor de Almeida Portugal (1750-1839), 4ª Marquesa de Alorna, para integrar artigo de Theresa Schon, no blog “Café Lumières: 18th-Century Research in Dialogue”, https://cafelumieres.voltaire.ox.ac.uk/multilingualism-in-the-enlightenment/ . 

  

No dia 3 de Fevereiro, autorização de utilização de imagens dos jardins do Palácio Fronteira, no site do atelier de Arquitectura Paisagista www.esca-la.pt no âmbito dos projectos/trabalhos em curso. 

  

No dia 11 de Fevereiro, cedência de utilização da fotografia do retrato de D. Leonor de Almeida Portugal (175-1839), 4ª Marquesa de Alorna, para integrar artigo sobre o Palácio Fronteira, da jornalista Catrin George Ponciano, a publicar na edição de Março da revista alemã “Entdecken Sie Algarve”.  

  

  

Março 

  

No dia 25 de Março, cedência de utilização de fotografia do autoretrato da 4ª Marquesa de Alorna “Solidão”, para ilustrar o artigo “Gender and Botany in Early Nineteenth-Century Portugal: The Circle of the Marquise of Alorna” da autoria de Palmira Fontes da Costa, a publicar na Revista Notes and Records da Royal Society. 

  

  

Abril 

  

No dia 28 de Abril, cedência de utilização de fotografia dos jardins do Palácio Fronteira, para integrar um artigo sobre o Palácio Fronteira na edição de Julho (nº 65) da revista italiana ROSANOVA Garden Art and History Review. 

  

  

Maio 

No dia 3 de Maio, cedência de utilização da imagem de um painel de azulejos do tanque dos Ss, representando três negros num barco de pesca, para integrar a edição do livro “Roteiro Histórico de uma Lisboa Africana”, publicada pela Edições Colibri, em 2 volumes (português e inglês). 

No dia 12 de Maio, cedência do jardim formal do Palácio Fronteira, para filmagens de apresentação do “Festival Lisboa Jardins Abertos”, da jornalista Cândida Pinto, para a rubrica Photomaton para o Telejornal (domingo) da RTP1. 

  

  

Junho 

  

No dia 17 de Junho, cedência do Palácio Fronteira, para filmagens da apresentação introdutória de cada sessão, do Festival de Teatro Clássico Português e 1as Jornadas Internacionais de Teatro Clássico Português, organizado pelo Grupo de Teatro Maizum, realizadas em directo na página facebook da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 

  

No dia 28 de Junho, cedência da Biblioteca do Palácio Fronteira, para captação de imagens pela fotografa Irene Stein, para publicação num livro sobre Bibliotecas coordenado por Rita Costa Gomes. 

  

  

Agosto 

  

11 de Agosto, cedência do jardim formal do Palácio Fronteira, para captação de imagens da glicínia, para integrar a reedição do livro Jardins de Lisboa, pela Câmara Municipal de Lisboa. 

  

  

Novembro 

 

Nos dias 1 e 2 Novembro, cedência do Palácio Fronteira para filmagens de projecto, financiado pele Direcção Geral das Artes, do artista David Fonseca. 

No dia 3 de Novembro, cedência de utilização de fotografia do interior da capela do Palácio Fronteira, para integrar um artigo de Isabel Mendonça numa publicação sobre património a ser editada pelo Museu Diocesano de Santarém. 

  

Dezembro 

No dia 13 de Dezembro, cedência de utilização da imagem de um painel de azulejos do tanque do Ss, para integrar um artigo de Mathilda Larsson Coutinho para o livro “Recent Developments in Heritage Microbiology”, a ser publicado pela Archetype Publications. 

  

  

 

Actividades de Divulgação do património material e imaterial da Fundação 

  

Conversas na Biblioteca (1. 467 visualizações) 

  

  

Maio 

  

No dia 13 de Maio, realizou-se em streaming em directo da Biblioteca do Palácio Fronteira, através da página de facebook da Fundação, a segunda sessão do ciclo “Conversas na Biblioteca”, uma conversa com Luís Correia de Sousa sobre “Instrumentos Musicais nos Azulejos do Palácio Fronteira; resultados de uma investigação”, conduzida por Vanda Anastácio.   

Esta sessão teve o apoio à divulgação da Antena 2 e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

Facebook FCFA:  483 visualizações 

  

 

 

Junho 

  

No dia 22 de Junho, realizou-se em streaming em directo da Biblioteca do Palácio Fronteira, através da página de facebook da Fundação, a terceira sessão do ciclo “Conversas na Biblioteca”, uma conversa com Felisa Pèrez sobre “Levar as Criança à História e a História às Crianças”, conduzida por Vanda Anastácio.   

Esta sessão teve o apoio à divulgação da Antena 2 e Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica. 

Facebook FCFA:  984 visualizações 

  

  

  

Publicações em curso  

  

Aguardam publicação com o apoio da Fundação as seguintes obras: 

  

Escritos do Cárcere de D. João de Almeida Portugal (2º Marquês de Alorna) Transcrição, Fixação do texto e anotação de Vanda Anastácio (no prelo). 

  

Diário de Viagem de D. Constança da Câmara Transcrição, Fixação do texto e anotação de Pedro Urbano (no prelo). 

  

  

Aguardam publicação com o patrocínio da Associação dos Amigos da FCFA: 

  

Os Estuques do Palácio Fronteira, Isabel Mendonça (no prelo). 

Um retrato de João IV nos azulejos da Galeria dos Reis Ana Paula Rebelo Correia (no prelo). 

  

  

Apoio a Publicações  

  

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna apoiou a publicação de 3 peças de teatro de Jorge Ferreira de Vasconcelos, em 3 volumes, com versão cénica e estudo introdutório de Silvina Pereira, editora Ponto de Fuga.  A Comédia Aulegrafia de Jorge Ferreira de Vasconcelos, em versão cénica de Silvina Pereira, já foi publicada em Novembro 2021, as outras 2 encontram-se no prelo. 

  

  

Apoios à Difusão  

 

Em 2021 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna contou com o apoio na divulgação das suas actividades das seguintes entidades:  

  

Antena 2, Associação de Turismo de Lisboa,  Associação Portuguesa das Casas Antigas, Camerata Atlântica, Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Centro Português de Fundações, Cooltoure Tours, Editora Assírio & Alvim, Editora E-Primatur- Embaixada da Hungria em Lisboa, Embaixada da República Fe deral Alemã, Embaixada da Suíça em Portugal, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa,  Escola Superior de Música de Lisboa, Goethe Institut, Grupo de Teatro Maizum, Instituto Politécnico de Lisboa,  Institut Français du Portugal, Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica,  Ministério da Cultura da República Portuguesa e DGARTES, Município de Ponte de Sor, Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro – Brasil e Relógio d´Água Editores. 

  

 

 

  

Prémios e Distinções 

  

No dia 9 de Novembro, o Projecto SOS Azulejo na Cerimónia de Entrega do Prémios 2019-20 atribuiu a Menção Honrosa “Conservação e Restauro” à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna (Cerâmica Artística de Carcavelos), pelo Trabalho de Conservação e Restauro de Azulejo na Galeria das Artes e no Tanque do Ss do Palácio Fronteira. 

  

  

  

Participação e Colaboração com Entidades Associativas 

  

A Fundação continuou a ser membro activo das associações: 

  

Centro Português de Fundações 

Associação de Turismo de Lisboa 

Associação Portuguesa das Casas Antigas 

Associação Portuguesa dos Jardins Históricos 

Associação das Aldeias Históricas de Portugal 

Turismo Acessível 

GECORPA 

  

  

Cedência de Instalações 

  

Abril 

  

Nos dias 29 de Abril cedência de espaço para realização de reuniões de trabalho da Direcção do Instituto da Nobreza Portuguesa. 

  

  

Maio 

  

Nos dias 16 e 23 de Maio, cedência do Palácio Fronteira, para a final da entrega dos Prémios do VI edição do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, concurso de âmbito nacional de excelência interpretativa, organizado pela “Compasso Supremo Associação” e pela “Camerata Atlântica”.  

  

No dia 30 de Maio, a Fundação cedeu os Jardins do Palácio Fronteira, para a realização do “Festival Lisboa Jardins Abertos”, projecto social organizado pela equipa Tomás Tojo, Rosana Ribeiro, Ana Rita Simões, Maria Albergaria, Rodrigo Pereira, Mafalda Bivar, Rita Gama e Rita Pereira, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.    

  

  

Junho 

  

No dia 16 de Junho, cedência da Sala das Batalhas para a realização da Assembleia Geral da Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. 

  

No dia 17 de Junho, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um passeio temático “Imagens da Música num Jardim ao Entardecer – Representações Musicais nos Painéis Decorativos dos Jardins do Palácio Fronteira”, orientado pelo investigador Luís Correia de Sousa.  

  

   

Julho 

  

Nos dias 13 de Julho cedência da Sala das Batalhas para a realização das Assembleias Gerais da Associação Portuguesa das Casas Antigas. 

  

  

Setembro 

  

No dia 28 de Setembro, no âmbito do Encontro Internacional “Garden Transmissions”, realizado de 27 a 28 de Setembro de 2021 na Fundação Calouste Gulbenkian, cedência do Palácio Fronteira e seus jardins para a realização de uma visita noturna a especialistas de jardins. 

  

No dia 29 de Setembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização da III sessão da Tertúlia do Fado e da Inquietação composta por recital de Poesia, interpretação de Fado e de Canção Clássica Portuguesa. Este evento resultou de uma parceria entre a Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna da Tertúlia do Fado e da Inquietação e da Opera Wave.   

  

Outubro 

  

No dia 18 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas para a realização das Assembleias Gerais da Associação Portuguesa das Casas Antigas 

  

Novembro 

  

No dia 9 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, para a entrega dos prémios do projecto SOS-Azulejo 2019-20. 

  

  

Dezembro 

  

No dia 7 de Dezembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Jantar de Fados, com Carminho Moniz Pereira e Deu Madureira, acompanhados por Bernardo Saldanha, viola de fado e Pedro Saltão, Guitarra Portuguesa.  

  

No dia 15 de Dezembro, cedência da Sala das Batalhas para a realização de reuniões de trabalho e da Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa. 

  

  

  

Acções de Conservação e Restauro do Património da Fundação 

  

Ao longo do ano de 2021 foi dada continuidade às obras de conservação e manutenção do património da Fundação, de acordo com os seus estatutos, a seguir discriminadas:  

  

  

Património azulejar:  

  

Finalização dos trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos de padrão, que integram a fachada sul do palácio, iniciados em 2020. Este trabalho foi desenvolvido por três fases, (lateral esquerda, lateral direita e recuado central).  

Foram iniciados os trabalhos de conservação e restauro dos azulejos de padrão da escada interna da cozinha velha, para o corredor do piso superior. Este trabalho foi divido em três fases (patamar inferior e primeiro lanço de escada do lado direito, patamar inferior e primeiro lanço de escada do lado esquerdo e segundo lanço de escada e patamar superior dos lados direito e esquerdo). Esta intervenção iniciada pelo primeiro lanço de escada e patamar inferior do lado direito, consiste na limpeza de tardoz dos azulejos já removidos e armazenados nas reservas e colagem dos azulejos fraturados, levantamento dos azulejos que se encontravam em dessolidarização do suporte arquitetónico, remoção de argamassas velhas e posterior assentamento de todos os azulejos com argamassas de cal e areias. 

  

  

Áreas construídas:  

  

Afagamento da porta lateral do Sitio do Barcal; 

Injecção de anti-caruncho no chão da Capela e quarto das visitas; 

Recuperação e restauro de estuques e pinturas originais da Sala de Juno;  

Limpeza e enceramento do chão da Biblioteca; 

Afagamento de janelas da Biblioteca; 

Colocação de massas de nivelamento na porta da Sala da Torrinha da Sala das Batalhas; 

Colocação de betume na porta da Sala das Batalhas; 

Colocados cravos na dobradiça de uma das portas da Sala das Batalhas; 

Restauro na porta da Sala das Batalhas/Torrinha; 

Colocação dobradiça de uma das portas para o jardim da Sala das Batalhas, manutenção dos puxadores das portas da Sala dos Painéis e colocação de puxador na porta da Sala Juno; 

Arranjo de puxador na porta de correr da cozinha e batente e colocação de parafusos no fecho da janela do corredor, perto das cozinhas. 

Injecções de anti-caruncho num armário e ombreira no r/c do palácio. 

  

  

  

Jardins e espaços exteriores: 

  

Iluminação do chão dos caminhos do Jardim de Vénus. 

  

  

Mobiliário 

  

Restauro de 1 cadeira em pau santo com costas vazadas, sem trempe e assento em palhinha (CAD-136D); 

Restauro de 1 cadeira Chipppendale, em pau santo, em trempe e assento estofado de veludo azul (CAD-0085); 

Executadas 4 bases dos Candelabros na Sala dos Painéis; 

Restauro de 2 Cadeiras e 3 assentos; 

Restauro de 2 assentos (CAD-0033 e 0029) 
Colocação carrapeta (CAD-0006);  
Colocação de batente (MES-0092); 

Restauro de 1 cadeira (CAD-0027); 

Restauro 1 moldura;  

Colocação de parafusos latão pé Globo (Glo-0015); 
Restauro do Assento CAD-0030 

Restauro da Cadeira (CAD-0020) 
Restauro de 1 tampo de mesa; 

Restauro Cadeirão Luís XVI, dourado e estofado; 

Colagem dos vidros venezianos e colocação de feltro na parte de trás; 

Colocação de parafusos latão na Cómoda da Sala Séc. XVIII; 
Colocação de parafusos na Mesa (Mes-0313); 
Várias injecções de anti-caruncho nos seguintes móveis: cadeira (CAD-0006), licoreiro, e nos pés de um armário.  

Continuação dos trabalhos de inventário do mobiliário, pratas e faqueiro e colocação dos relatórios de intervenção das peças restauradas.  

Continuação dos trabalhos de inventário das peças da Torre.  

  

  

  

Restauros em curso: 

  

Mobiliário 

  

6 cadeiras de braços Luís XVI em nogueira com estofo nos assentos, braços e costas (CAD – 403 A/F); 

1 mesa conventual (MES-0113); 

1 secretária Davenport em pau santo com tampo forrado a pele gravada (SEC-0034); 

1 Secretária (ESC-0204) 

1 Geleira (GEL-0175) 

1 Janela pequena do corredor da cozinha. 

  

  

Aquisições Relacionadas com o Património das Casas de Fronteira e Alorna  

  

Foi adquirido durante o exercício de 2021: 

  

Livro “Poema Africano: sucessos de D. Fernando Mascarenhas”, de Manoel Moreira Pita, 1633. 

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados