2023

 

Actividades Culturais

 

 

O Ano Cultural de 2023 foi marcado pela implementação do Plano de Atividades apresentado ao Conselho Consultivo Cultural que reafirmou a Missão da Fundação, determinada pelo seu Instituidor, D. Fernando Mascarenhas.

 

Desta forma o foco das atividades culturais foi a salvaguarda, promoção e divulgação do património material e imaterial das Casas de Fronteira e Alorna, e a partir deste, a promoção do património material e imaterial português.

 

Esta programação, rica em diversidade de eventos mas de conteúdos, pautou-se também pela sua qualidade que teve a capacidade de atrair perto de 9 mil pessoas, número que mais que duplicou o do ano de 2022.

 

 

Para tal teve como base os seguintes Eixos:

 

  1. Património Edificado (Material)
  2. História Familiar (Património Imaterial)
  3. Botânica/agricultura/ sustentabilidade
  4. O instituidor (Dom Fernando Mascarenhas)

 

 

No referente ao primeiro ponto, continuaram-se e incrementaram-se as obras de conservação e restauro assim como se iniciou a comunicação da coleção de arte e mobiliário com a rubrica “Peça do Mês” divulgada no nosso Boletim mensal e nas redes socais.

 

Por outro lado, começámos a assinalar, com diversas atividades, efemérides internacionais como o Dia Internacional dos Museus, Dia Mundial dos Palácios, Jornadas Europeias do Património, entre outros, que desta forma colocaram o Palácio Fronteira na rede destes eventos posicionando-o como um património histórico de inegável valor.

 

Neste ponto fazer uma referência especial ao Protocolo assinado com o Museu Nacional do Azulejo, o museu mais visitado da DGPC, que teve como objetivo promover as visitas entre as duas instituições assim como a promoção do conhecimento do Azulejo.

 

 

No que diz respeito ao ponto 2 houve uma aposta na evocação de figuras das Casas de Fronteira e Alorna, assinalando efemérides como datas de nascimento e morte, assim como a sua importância para a Casa e para o País. Assim estas efemérides foram divulgadas no boletim e redes sociais assim como se organizaram conferências, apresentações de livros e visitas temáticas sobre estas mesmas figuras.

 

De assinalar também que assinámos um protocolo com o Projeto VINCULUM, da Prof. Lurdes Rosa, que se dedica ao estudo dos arquivos de casas senhoriais.

 

 

Sobre o ponto 3, e nesta aposta de visão do Palácio Fronteira como Palácio, Jardim, Hortas e Mata e a sua sustentabilidade como conjunto, dinamizaram-se vários eventos como os “Jardins Abertos” e assinalou-se o Dia

 

Europeu dos Jardins Históricos com a organização de uma jornada, em parceria com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, sobre esta temática, que contou com a presença da sua presidente, a Engª Teresa Andersen e a do Secretário de Estado do Turismo, o Dr. Nuno Fazenda, entre outros. Formalizou-se também a intenção de a Fundação participar no Projeto de Restauro das Matas de Recreio da AJH. Neste ponto não podemos também esquecer todo o trabalho e demais investimentos feitos na quinta do Palácio e na Herdade da Torre das Vargens, conforme é apresentado neste plano.

 

Sobre o quarto ponto, lembrámos a figura do 12.º Marquês nas datas de nascimento e morte assim como no festival anual Dom Fernando Mascarenhas, mas também na continuidade de uma agenda cultural rica em música, como era seu apanágio. Também nesta medida fizemos uma parceria com a Antena 2, através do seu diretor o Dr. João Almeida, que nos traz todos os meses um concerto que é transmitido em direto a partir do Palácio Fronteira.

 

Assinalámos também os 30 anos do Protocolo Cultural existente entre a Fundação e o município de Ponte de Sor, na continuação do nosso compromisso em organizar eventos culturais em parceria com a edilidade.

 

Terminamos, referindo que, no que diz respeito às visitas regulares, atingimos o maior número de sempre com mais de 27 mil visitantes. Este número deveu-se não só ao alargamento do horários e dias de visitas mas ao esforço da comunicação e ao incremento da qualidade das mesmas. Referir também que este sector cultural da Fundação constitui um produto cultural chave confirmando a estratégia da Fundação na persecução da sua Missão na comunicação e valorização da história da família e do palácio, mas também como um produto rentável que representa uma das principais fontes de financiamento da Fundação.

 

 

 

2.  CONCERTOS

(522 espectadores presenciais)

 

 

Janeiro

No dia 7 de Janeiro, realizou-se no Palácio Fronteira o Concerto de Reis – Festival de Leituras e Canções de Natal, com actuação da Schola Cantorum da Catedral de Santarém (cantores adultos* e coralistas adultos**)) e 2 grupos de pequenos cantores da Queen Elizabeth’s School***, com David Paccetti Correia (órgão positivo e direcção artística) e Maria do Rosário Correia (maestrina). Participaram nas 7.ª, 8.ª e 9.ª leituras o Vice-Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, a Senhora Marquesa de Fronteira e o Senhor Marquês de Fronteira, respectivamente.

Este concerto contou com o apoio à divulgação de Antena 2.

 

 

[(*) Ana Sousa, Beatriz Ventura, Raquel Pedra (sopranos), Beatriz Cebola, Branca Varela e Rita Meireles (contraltos), Filipe Teixeira e Rui Oliveira (tenores), Martim Libano Monteiro, Miguel La Feria e Miguel Caralho (baixos). / (**) Ana Paula Matos, Gabriela Cavalheiro, Maria da Conceição Correira, Mriana Marzia, Maria Teresa Ponce Dentinho (sopranos), Ana Oliveira Maria de Fátima Santos Silva, Lisa Carvalho e Silva e Maria Inês Pereira Faria (contraltos), Artur Laiber Pascoal (tenor), Duarte Carvalho e Silva, José Santos Silva e Rodrigo Ponce Detninho (baixos). / (***) Afonso Logan Fernandes da Costa, Ana Ribeiro de Carvalho, Ayden Carim Jafar, Camila Espada Araújo, Carolina Coelho Nogueira, Ethan Al Amade Ussene, Farah Kará, Filip Sollari-Falowski, Gonçalo Maria Sequeira Lopes, João de Trindade Nave, João Pedro Barros Pereira, Júlia Ferreira Lamas, Júlia Mendes Viais, Miguel Andrei Simões da Costa, Prableen Kour, Salvador Gomes de Sá, Tomás Duarte Silva, Vicente Teodoro Viegas, Yufei Liu – pequenos cantores. / Adam Carim Jafar, Ana Marisa Quintela Casanova, Carlota de Almeida Camões, Clara Rodal de Freitas, Duarte Muge Ribeiro, Francisco José Reis Poiares, Kayaan Rajesh Ramniklal, Luca Filipe Mendonça Colaço, Lucas Manuel Maló de Carvalho, Luís Maria Steinmetz Formigal, Maria Francisca Ribeiro de Almeida, Maria Beatriz de Aguiar Sales, Maria do Carmo Borges Godinho, Maria Luís Alves, Maria Silva Durão, Pedro Miguel Pinto de Almeida, Rita Yamazaki Ramos, Rodrigo Santos Costa, Tiago da Costa Ribeiro – pequenos cantores].

 

Fevereiro

No dia 16 de Fevereiro, assinalado os 120 anos da morte do 8.º Marquês de Fronteira (1829-1903), realizou-se no Palácio Fronteira a Conferência / Concerto – 8.º Marquês de Fronteira – Aristocrata e Artista, por Rui Castilho de Luna, que interpretou obras de Pedro Morais Sarmento, 8.º Marquês de Fronteira, acompanhado ao piano por Pedro Vieira de Almeida.

No dia 28 de Fevereiro, teve lugar no Palácio Fronteira o Ciclo Jovens Talentos, com a realização do 1.º concerto, com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla, com Anna Mouradian (violoncelo), Veronika Taraban (violino) e Francisco Costa (piano), que interpretaram obras de Johann Sebastian Bach e Sergei Prokofiev.

Este concerto contou com o apoio à divulgação de Antena 2. e Camerata Atlântica.

 

 

Abril

No dia 21 de Abril, teve lugar no Palácio Fronteira o Ciclo de Guitarra Portuguesa, com a realização do 1.º Concerto Comentado, com o fadista Pedro Moutinho e os guitarristas Diogo Lucena e Quadros e Rogério Ferreira, que interpretaram na guitarra portuguesa de Lisboa peças de três mestres Raul Nery, José Nunes e Jorge Fontes (com as guitarras dos mesmos). Este concerto contou com a apresentação e comentários de Nuno Siqueira.

 

 

 

Maio

Nos dias 9, 10 e 11 de Maio, realizou-se no Palácio Fronteira o IV Festival de Música Dom Fernando Mascarenhas, com direcção musical de Ana Beatriz Manganilha, de acordo com o seguinte programa:

  • No dia 9 de Maio, concerto de violoncelo barroco, por Pedro Massarão que interpretou obras de Johann Sebastian Bach; concerto de música barroca da Escola Superior de Música de Lisboa, pelos Altos do Bairro (alunos da classe de música de câmara do Professor Pedro Couto Soares) com Mariana Pinto (soprano I), Sara Maia (soprano II), Pedro Massarão (violoncelo barroco), Rosa Salomé (cravo), Inés Wilton Trindade (arquialaúde) e Mariana Santos (tiorba), que interpretaram obras de François
  • No dia 10 de Maio, concerto pelos Solistas da Camerata Atlântica, sob a direcção artística de Ana Beatriz Manzanilla, com Ana Beatriz Manzanilla e Maria José Laginha (violinos), Pedro Saglimeni Muñoz e Bárbara Pires (violas), Nuno Abreu e Jeremy Lake (violoncelos), que interpretaram obras de Johannes Brahms; concerto de canto e piano, pela soprano Mariana Castello-Branco e pelo pianista Nuno Margarido Lopes, que interpretaram o bras de George Friedric Händel, Leo Delibes, Ernesto Halfter, José Vianna da Motta, Gaetano Donizetti, Frederick Loewe, Giacomo Puccini, Johann Strauss e Gerónimo Giménez.
  • No dia 11 de Maio, concerto de jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, pelos Off On a Comet, com Julia Rassek (voz), Maria Fonseca (tropete), Álvaro Pinto (saxofone), José Manuel Cavaco (piano), Juliana Mendonça (contrabaixo) e Maria Carvalho (bateria), que interpretaram obras de Nuno Ferreira, Carla Bley e Mário Laginha; concerto de canto, piano, cordas e dança “Entre Tangos e Boleros”, pela Camerata Atlântica (Ana Beatriz Manzanilla e Francisca Fins (violinos), Pedro Saglimeni Muñoz (viola), Nuno Abreu (violoncelo), Marine Triolet (contrabaixo), Inêz Vaz (acordeão) e João Coronado (piano)), e pelo tenor Carlos Guilherme e os bailarinos Patricio Rodriguez e Samantha Garcia, que interpretaram obras de Astor Piazzolla, Agustin Lara, Mariano Mores, Ernesto Lecuona e Carlos Gardel, com arranjos musicais de Efraín Oscher exclusivos para Camerata Atlântica.

Este festival contou com os apoios à divulgação de Antena 2, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa e Camerata Atlântica.

 

Julho

No dia 21 de Julho, teve lugar no Palácio Fronteira o Ciclo de Guitarra Portuguesa, com a realização do 2.º Concerto “À Descoberta das Escolas de Coimbra e Lisboa”, com Tiago Rodrigues, Simão Mota e Vasco Rodrigues (em guitarra portuguesa de Coimbra), cantou Fábio Almeida, e Diogo Lucena e Quadros e Rogério Ferreira (em guitarra portuguesa de Lisboa), cantou Maria Emilia, que interpretaram peças de Carlos e Artur Paredes, António Portugal, José Nunes (arr. De Diogo Lucena e Quadros), Armandinho (arr. Diogo Lucena e Quadros) e fados de Lucas Junot, Armando Goes, Almeida d´Eça, Raul Ferrão,

 

 

Outubro

No dia 26 de Outubro, em parceria com a Antena 2, realizou-se no Palácio Fronteira com transmissão em directo pela Antena 2, o concerto de piano a quatro mãos e narração “Heart-Tales”, pelo Duo Harmonia, com as pianistas Pinar Başgöze e Susana Franco Pinto, e narração de Filipa Franco, que interpretaram obras de Mary Prescott, Mário Franco e Turgay Erdener e foram lidos textos de Puangpen Prescott, Sophia de Mello Breyner e Nazim Hikm.

 

 

Novembro

No dia 16 de Novembro, teve lugar no Palácio Fronteira o Ciclo Jovens Talentos, com a realização do 2.º concerto com direcção musical de Ana Beatriz Manzanilla, pelo Quinteto de Sopros Quinvento, com Beatriz Marques (flauta), Rodrigo Marques (oboé), César Luís (trompa), Roberto Arcãleanu (fagote) e Guilherme Duque (clarinete). que interpretarão obras Giuseppe Cambini, Paul Hindermith e Henri Tomasi,

Este concerto contou com o apoio à divulgação de Antena 2. e Camerata Atlântica.

 

 

No dia 23 de Novembro, em parceria com a Antena 2, realizou-se no Palácio Fronteira com transmissão em directo pela Antena 2, o concerto de clarinete, violoncelo e piano, por Ester Georgie (clainete), Maria José Falcão (violoncelo) e Anne Kaasa (piano), que interpretaram obras de Ludwing Van Beethoven, Robert Schumann e Eurico Carrapatoso.

 

 

Dezembro

No dia 7 de Dezembro, em parceria com a Antena 2, realizou-se no Palácio Fronteira com transmissão em directo pela Antena 2, o Concerto de Natal, pela soprano Catarina Archer e o pianista Nuno Tavares, que interpretaram canções clássicas de natal.

 

 

 

 

3.  CONFERÊNCIAS, COLÓQUIOS E JORNADAS

(2.985 pessoas (438 pessoa em actividades programadas + 286 pessoas nas visitas regulares + 2.261 pessoas nos jardins não guiados)

 

 

Abril

No dia 26 de Abril, assinalando o Dia Europeu dos Jardins Históricos, em parceria com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, realizou-se no Palácio Fronteira uma jornada, de acordo com o seguinte programa:

 

  • Visita livre gratuita aos jardins do Palácio Fronteira das 15h30 às 18h00;
  • Abertura da Jornada;
  • Discurso inaugural pelo Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Joel Moedas-Miguel, e pela Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos

Jardins Históricos, Professora Arquitecta Paisagista Teresa Andresen;

  • Mesa Redonda – A Voz aos Proprietários de Jardins Históricos – com moderação de Catarina Valença Gonçalves (CEO SPIRA Revitalização Patrimonial) e a participação de José Luís Vasconcelos e Sousa (Presidente da Direcção de Santar Vila Jardim), João Sousa Rego (Director do Patrrimónio Construído da Parques de Sintra Monte da Lua) e Ana Luísa Soares (Pró-reitora da Universidade de Lisboa com o pelouro dos Jardins Botânicos);
  • Mesa Redonda – Itinerários Culturais Europeus que unem a Europa – com a participação de Manuel Lacerda (Direcção-Geral do Património Cultural) e Teresa Andresen (Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos);
  • Sessão de Encerramento, realizada por Nuno Fazenda (Secretário de Estado do Turismo);
  • Passeio no Jardim pelos participantes na

 

 

No dia 18 de Abril, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sitios Históricos, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna associou-se a esta efeméride abrindo as suas portas para visitas noturnas ao Palácio Fronteira e seus jardins com os seguintes horários:

  • Visitas noturnas guiadas ao interior do Palácio Fronteira: 19h30 (Português), 20h00 (Inglês), 20h30 (Francês), 21h00 (Português);
  • Visita aos Jardins Iluminados do Palácio Fronteira com áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo-guias (em língua gestual portuguesa), das 19h00 às 22h30.
  • Este dia contou com a participação especial de 18 elementos dos Urban Sketchrers Portugal (Ana Crispim, Ana Fernandes, António Tavares, César Caldeira, Fernando Correia, Gilberto Gaspar, Graça Patrão, Helena Serra, Isaura Rosa, Leonor Janeiro, Mariana Cardoso, Mário Crispim, Olga Lalanda, Olga Ogando, Paulo Lourenço, Purificação Gandra, Rosa Parrtot e Vitor Dias) que estiveram a desenhar durante o dia os jardins e Palácio Fronteira.

 

 

Maio

No dia 16 de Maio, assinalado os 210 anos da morte do 3.º Marquês de Alorna (1754-1813), realizou-se no Palácio Fronteira a Conferência “O Último Távora, 3.º Marquês de Alorna, D. Pedro de Almeida Portugal”, por José Norton.

 

 

No dia 18 de Maio, assinalando o Dia Internacional dos Museus, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna associou-se a esta efeméride abrindo as suas portas para visitas ao Palácio Fronteira e seus jardins horários indicados.

  • 10h00 (Inglês), 10h30 (Francês), 11h00 (Espanhol), 11h30 (Inglês), 12h00 (Francês), 12h30 (Português), 13h00 (Inglês), 13h30 (Francês), 14h30 (Inglês), 15h00 (Francês), 15h30 (Espanhol), 16h00 (Inglês), 16h30 (Francês), 17h00 (Português);
  • Visita aos Jardins do Palácio Fronteira com áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo- guias (em língua gestual portuguesa), das 9h30 às 18h00.

 

  • Este dia contou com a participação especial de 20 elementos dos Urban Sketchrers Portugal (Ana Crispim, Ana Fernandes, António Tavares, César Caldeira, Eduardo Alfarrobinha, Fernando Correia, Gilberto Gaspar, Graça Patrão, Helena Serra, Isabel Alfarrobinha, Isaura Rosa, Leonor Janeiro, Mariana Cardoso, Mário Crispim, Olga Lalanda, Olga Ogando, Paulo Lourenço, Purificação Gandra, Rosa Parrtot e Vitor Dias) que estiveram a desenhar durante o dia os jardins e Palácio Fronteira.

 

 

Nos dias 21 e 28 de Maio, realizou-se nos Jardins do Palácio Fronteira, o Festival Jardins Abertos, com o tema “jardins comestíveis”. No âmbito da evocação dos 10 anos da morte de Eduardo Nery (1938-2013) autor artístico da decoração azulejar do jardim do Laranjal, a Fundação associou-se a este festival sob o título “À Descoberta do Jardim de Eduardo Nery no Palácio Fronteira”, com as seguintes actividades:

  • Das 10h00 às 18h00 – Visita livre ao Jardim, com entrada gratuita;
  • 11h00 – Workshop sobre plantas comestíveis e ervas aromáticas, por DAFNE VAZ, com entrada gratuita;
  • 15h00 – Visita guiada ao Jardim do Laranjal, por SUSANA NEVES, com entrada

 

 

Julho

No dia 19 de Julho, assinalando o Dia Mundial dos Palácios, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna associou-se a esta efeméride abrindo as suas portas para visitas noturnas ao Palácio Fronteira e seus jardins com os seguintes horários:

  • 19h30 (Português), 20h00 (Inglês), 20h30 (Francês), 21h00 (Português);
  • Visita aos Jardins Iluminados do Palácio Fronteira com áudio-guia (em português, francês e inglês) e vídeo-guias (em língua gestual portuguesa), das 20h30 às 23h30.

 

 

Setembro

Nos dias 22 e 24 de Setembro, realizaram-se no Palácio Fronteira as Jornadas Europeias do Património, de acordo com o seguinte programa:

 

 

  • No dia 22 de Setembro:
    • 10h00 -20h30, Jardins Abertos, com entrada gratuita;
    • 20h30-23h00, Jardins Iluminados, com áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo- guias (em língua gestual portuguesa), com entrada gratuita;
    • 10h00 às 17h00, Restauro à Vista, com a participação de Rosa Morgado, azulejos;
    • Visitas Regulares (com 50% de desconto): 10h00 (Inglês), 10h30 (Francês), 11h00 (Espanhol), 11h30 (Inglês), 12h00 (Francês), 12h30 (Português), 13h00 (Inglês), 13h30 (Francês), 14h30 (Inglês), 15h00 (Francês), 15h30 (Espanhol), 16h00 (Inglês), 16h30 (Francês), 17h00 (Português);
    • 19h00 – Concerto de Abertura com o fadista Peu

 

 

  • No dia 24 de Setembro:
    • 10h00 -23h00, Jardins Abertos, com entrada gratuita;

 

  • Visitas Regulares (com 50% de desconto): 10h00 (Inglês), 10h30 (Francês), 11h00 (Espanhol), 11h30 (Inglês), 12h00 (Francês), 12h30 (Português), 13h00 (Inglês), 13h30 (Francês), 14h30 (Inglês), 15h00 (Francês), 15h30 (Espanhol), 16h00 (Inglês), 16h30 (Francês), 17h00 (Português);
  • Visitas Temáticas, gratuitas, 10h15 e 15h15 “Figuras Literárias das Casas de Fronteira e Alorna”;
  • Visita Encenada, gratuita, 10h30 “As aventuras de Dom João Mascarenhas, I Marquês de Fronteira”;
  • Visita Temática ao Património local: Palácio Fronteira, Palácio Devisme e Igreja de Nossa Senhora do Rosário, 15h00, com entrada gratuita.

 

 

Outubro

No dia 1 de Outubro, assinalando o Dia Europeu das Fundações e Doadores a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna associou-se a esta efeméride abrindo as suas portas para visitas ao Palácio Fronteira e seus jardins nos horários indicados:

  • Visitas Regulares (com 50% desconto)::10h00 (Inglês),10h30 (Francês), 11h00 (Espanhol), 11h30 (Inglês), 12h00 (Francês), 12h30 (Português), 13h00 (Inglês), 13h30 (Francês), 14h30 (Inglês),15h00 (Francês),15h30 (Espanhol), 16h00 (Inglês), 16h30 (Francês), 17h00 (Português);
  • Visita aos Jardins do Palácio Fronteira com áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo- guias (em língua gestual portuguesa), das 10h00 às 18h00 (com 50% de desconto).

 

 

 

 

Novembro

Nos dias 5 e 12 de Novembro, realizou-se nos Jardins do Palácio Fronteira, o Festival Jardins Abertos, com o tema “jardins comestíveis”. No âmbito da evocação dos 10 anos da morte de Eduardo Nery (1938-2013) autor da decoração azulejar do jardim do Laranjal, a Fundação associou-se a este festival sob o título “À Descoberta do Jardim de Eduardo Nery no Palácio Fronteira”, com as seguintes actividades:

  • Das 10h00 às 17h00 – Visita livre ao Jardim, com entrada gratuita;
  • 11h00 – Workshop sobre plantas comestíveis e ervas aromáticas, por DAFNE VAZ, com entrada gratuita;
  • 14h30 – Workshop sobre Ervas, Frutas e Plantas Destinadas a Infusões e Compotas, por CHEF CLAITON FERREIRA em conjunto com SEBASTIAN FILGUEIRAS, da Companhia Portugueza do Chá, com entrada gratuita.

 

 

 

 

4.  HOMENAGENS E COMEMORAÇÕES

(102 participantes presenciais)

 

 

Outubro

No dia 27 de Outubro, celebrando o Dia da Instituição da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, foi realizada uma actividade cultural com a equipa da Fundação, com o seguinte programa: visita guiada ao Palácio Nacional de Queluz pela equipa de Conservadores dos Parques de Sintra, seguido de almoço convívio.

 

Novembro

Nos dias 17, 18 e 19 de Novembro, assinalando os 10 anos de morte de Eduardo Nery (1938-2013), autor artístico da decoração azulejar do Jardim do Laranjal do Palácio Fronteira, realizou-se no Palácio Fronteira uma homenagem intitulada “Celebrar Eduardo Nery no Palácio Fronteira”, com o seguinte programa:

  • No dia 17 de Novembro:
    • 18h30 Conferência “Astrologia em Eduardo Nery”, por Luís Resina de
  • No dia 18 de Novembro:
    • 15h00 Conferências “Eduardo Nery – 10 anos”, por Maria da Graça Nery e “Recolha e tratamento de espólios no SIPA”, por João Nuno Reis;
    • 16h30-20h00 Inauguração da Exposição “Celebrar Eduardo Nery no Palácio Fronteira”.
  • No dia 19 de Novembro:
    • 10h00-18h00 Exposição “Celebrar Eduardo Nery no Palácio Fronteira”;
    • 15h00 Conferência “O Caçador de Imagens – revisitação da biografia de Eduardo Nery”, por Susana Neves.

 

 

5.  LANÇAMENTO / APRESENTAÇÃO DE LIVROS

(255 participantes presenciais)

 

 

Outubro

No dia 3 de Outubro, teve lugar o lançamento do livro “O Códice Endiabrado – Da Sublevação nas Minas em 1720”, de Rodrigo Bentes Monteiro, da Eduff – Editora da Universidade Federal Fluminense – RJ Brasil. Este lançamento contou com a participação do autor e a apresentação de Nuno Gonçalo Monteiro (ICS, UL). Estiveram presentes 90 pessoas.

 

 

Dezembro

No dia 5 de Dezembro, teve lugar o lançamento do livro “Diplomacia Portuguesa. A Organização da Actividade Diplomática da Restauração ao Liberalismo”, de Ana Leal de Faria, da Editora Tribuna da História. Este lançamento contou com a participação da autora e a apresentação do Embaixador Francisco Seixas da Costa. Estiveram presentes 75 pessoas.

 

 

No dia 13 de Dezembro, teve lugar o lançamento do livro de poemas “Já pertenci a tanta coisa para tentar pertencer a mim” de Mariana Almeida Nogueira, edição de autor..Este lançamento contou com a participação da autora e com a apresentação de Duarte Seabra Calado. Estiveram presentes 90 pessoas.

 

 

6.  PROMOÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA

 

Durante o ano de 2023, a Fundação promoveu o livro a leitura de livros focados na história do Palácio Fronteira e figuras ligadas à família dos Marqueses de Fronteira e Alorna, nomeadamente:

  • Escritos do Cárcere João de Almeida Portugal, 2.º Marquês de Alorna. Estudo introdutório, fixação do texto e anotação de Vanda Anastácio;

 

  • O Último Távora (D. Pedro de Almeida Portugal, 3º Marquês de Alorna), de José Norton;
  • As Luzes de Leonor, de Maria Teresa Horta Um romance sobre a 4.ª Marquesa de Alorna, Leonor de Almeida Portugal;
  • Marquesa de Alorna – Do cativeiro de Chelas à corte de Viena, por Maria de João Lopo de Carvalho. Romance sobre a 4.ª Marquesa de Alorna, D. Leonor de Almeida Portugal;
  • Marquês de Alorna – Memórias Políticas (D. Pedro de Almeida Portugal, º Marquês de Alorna), de José Norton;
  • O Códice Endiabrado – Da Sublevação nas Minas em 1720, de Rodrigo Bentes Monteiro;
  • O Primeiro Marquês de Alorna – Restaurador do Estado Português da Índia (1744-1750), de Filipe do Carmo Francisco. Obra sobre Pedro Miguel de Almeida Portugal – 3.º Conde de Assumar (1733) e 1.º Marquês de Castelo-Novo (1744), título mudado ainda em vida para Marquês de Alorna (1748);

 

Ao longo do ano de 20023, foram recebidos de oferta por leitores particulares, alguns livros que foram adicionados ao ponto oficial de Bookcrossing – Palácio Fronteira, que existe desde 12 e Agosto de 2017 (junto à máquina de vending, ao lado da loja).

 

 

 

 

7.  PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E DE CULTURA

 

Durante o ano de 2023, realizaram-se novos protocolos:

 

 

Museu Nacional do Azulejo

Em 7 de Junho de 2023, celebrou-se entre o Museu Nacional do Azulejo e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, uma parceria cultural. Estão a ser desenvolvidos os trabalhos de criação de um bilhete com desconto para visita ao Museu do Azulejo e Palácio Fronteira.

 

 

EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto

Em Julho de 2023, celebrou-se entre a EPAD – Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto, uma parceria de cooperação para a realização de estágios curriculares destinados aos alunos do Curso Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Ao abrigo desta parceria a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, acolheu durante o mês de Julho de 2023, sob a supervisão do Dr. Joel Moedas-Miguel, o estágio de Mariana Pereira Baião,

 

 

Instituto de Estudos Medievais (NOVA-FCSH) e Projecto VINCULUM

Foi celebrada, a 19 de Julho de 2023, uma parceria de cooperação cultural, tendo-se iniciado os trabalhos para o programa cultural a realizar em 2024.

 

 

Museu da Água e do Património Histórico da EPAL

Celebrou-se entre o Museu da Água e do Património Histórico da EPAL, uma parceria de cooperação cultural para a realização de visitas culturais aos jardins do Palácio Fronteira. Ao abrigo desta parceria realizou-se no dia 21 de Outubro uma visita aos jardins do Palácio Fronteira a 7 pessoas.

 

Antena 2

Em Outubro de 2023, celebrou-se entre a Antena 2 e a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, uma parceria de cooperação cultural para a realização no Palácio Fronteira, com transmissão em directo pela Antena 2, de 3 concertos realizados nos dias 25 de Outubro, 26 de Novembro e 7 de Dezembro de 2023. Estão confirmadas as datas para a realização de 6 concertos no primeiro semestre de 2024 bem como a confirmação da prorrogação dos concertos para o 2.º semestre de 2024. Todos estes concertos estão também a ser gravados em vídeo pela equipa técnica da RTP2.

Ao abrigo de protocolos já existentes, realizaram-se durante o ano de 2023:

 

 

Câmara Municipal de Ponte de Sor, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor

 

 

Exposições:

 

 

Janeiro

(753 participantes presenciais)

Exposição colectiva “Diálogos”, de 5 artistas portugueses com representação internacional, Bela Silva, Bruno Castro Santos, Jorge Nesbitt, Manuel Caldeira e Pedro Quintas, com curadoria de Rui Freire (Galeria Rui Freire Fine Art), inaugurada a 28 de janeiro e patente até 2 de Setembro de 2023.

 

 

Junho

(1030 participantes presenciais)

Exposição “Olhares – Representações do Palácio Fronteira do séc. XVIII aos nossos dias”, com a participação especial dos Urban Sketchers Portugal, inaugurada a 24 de Junho e patente até 2 de Julho de 2023. Foram expostas obras de Ricardo Wolfson (1950-2016), Fernanda Lamelas, Frederico George (1915- 1994), João Reis (1889-1982), Alexandre Jean Noël (desenho), J. Wells (gravura), Charles Legrand (litografia), Alfredo Roque Gameiro (1864-1935), Edgar de Araújo Plantier (1881-1960) (litografia), Michael Sloane (1946-) (impressão offset) e 66 desenhos dos Urban Sketchers Portugal*.

Nesse mesmo dia, realizou-se no Condado da Torre das Vargens, em Ponte de Sor, uma sessão de desenho com a participação de 16 elementos dos Urban Sketchers Portugal (Ana Maria Clemente, Ana Paula Mendes, Eduardo Alfarrobinha, Fernando Correia, Gilberto Gaspar, Graça Patrão, Isa Silva, Isabel Alfarrobinha, Isaura Rosa, Maria de Lurdes da Cunha Brito, Maria Manuela Cortez Pinto, Raul Rosa, Sergei Krotov, Sofia da Palma Nogueira, Virginia Rodrigues Soares e Vitor Dias.

 

 

[(*) Ana Fernandes, Ana Isabel Rosa Lencastre, Ana Maria Clemente, Fernando Correia, Gilberto Gaspar, Graça Patrão, Helena Soares, Isa Silva, Isabel Alfarrobinha, Isaura Rosa, Jorge Pereira, Leonor Janeiro, Ludgero Leote, Maria de Lurdes da Cunha Brito, Maria Manuela Cortez Pinto, Mariana Vasconcelos Cardozo, Olga Lalanda, Paula Lourenço, Purificação Gandra, Rosa Parrot, Rosário Félix, Sofia da Palma Nogueira, Teresa Branco, Thais Santos Frota, Vírginia Rodrigues Soares e Vitória Gorjão].

 

Concertos:

(130 espectadores presenciais)

 

Setembro

No dia 9 de Setembro, integrado na Comemoração do 14.º Aniversário do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, realizou-se no auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, o Concerto Comentado “Ouvir com os Sentidos”, pelos Solistas da Camerata Atântica, com direcção artística de Ana Beatriz Manzanilla, com João Vieira de Andrade e Sandra Escovar (violinos), Pedro Saglimeni Muñoz (viola) e Fernando Costa (violoncelo), que interpretaram obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Antonín Leopold Dvorak. Estiveram presentes 70 pessoas.

 

 

Dezembro

No dia 16 de Dezembro, realizou-se o Concerto de Natal, segundo a tradição inglesa – Leituras e Canções de Natal, pela Schola Cantorum da Catedral de Santarém (cantores adultos* e coralistas adultos**) e pelo Coro da Academia de Música de Santa Cecília***, com a maestrina Maria do Rosário Correia, e a direcção artística e órgão positivo pelo maestro David Paccetti Correia, que intepretaram canções tradicionais de Natal, no Teatro Cinema de Ponte de Sor. Participaram nas 7.ª, 8.ª e 9.ª leituras o Vice-Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, a Vereadora da Cultura e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, respectivamente. Estiveram presentes 60 pessoas.

 

 

[(*) Conceição Correia, Mafalda Lemos Pereira, Marta Carrigy, Maria João Pacheco, sopranos Beatriz Cebola, Margarida Botelho, Sofia David, contraltos Filipe Teixeira, Luís Beirão, Rui Oliveira, tenores Francisco Leite, João Pereira, Miguel La Feria, baixos. / (**) Ana Paula Lima, Teresa Dentinho, Rita Stilwell, sopranos Lisa Carvalho e Silva, Fátima Santos Silva, Tereza Molina, contraltos Eduardo Velloso, Henrique Epifânio, José Santos Silva, Rodrigo Dentinho, baixos. / (***) Maestrina preparadora do Coro da Academia de Música de Santa Cecília: Carolina Gaspar, Afonso Teixeira, Alice Ribeiro, Arad Ashofteh, Beatriz Francisco, Carolina Salgueiro, Carolina Valença, Constança Rocha, Francisca Matos, Francisca Páscoa, Helena Sousa, Joana Ferreira, Joana Norte, Leonor Marques, Madalena Guerreiro, Margarida Madeira, Maria Inês Silva, Maria Marques Frazão, Matilde Sequeira, Pedro Morais, Sofia Ferreira, Sofia Sousa, Tiago Baptista, Tomás Roque.]

  1. TURISMO CULTURAL VISITAS REGULARES

(24.588 visitantes)

 

 

Janeiro a 27 Fevereiro

Continuação de abertura aos feriados, sábados e último domingo do mês.

No feriado de dia 1 Janeiro, ANO NOVO – o Palácio Fronteira esteve encerrado.

Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, à segunda-feira: 10h00, 11h30 e 14h30 – Inglês

10h30, 12h00 e 15h00 – Francês 11h00 e 15h30 – Português / Espanhol

 

Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de terça-feira a sexta-feira; 10h00 e 14h30 – Francês

11h30 e 15h00 – Inglês 12h00 – Português / Espanhol

 

Sábados e ÚLTIMO domingo do mês:

10h00 – Francês 11h30 – Inglês

12h00 – Português / Espanhol

 

28 Fevereiro a 26 Março

Continuação de abertura aos feriados, sábados e último domingo do mês. Foram introduzidos novos horários de visitas regulares.

Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira e FERIADOS 10h00, 11h30 e 14h30 – Inglês

10h30, 12h00 e 15h00 – Francês

11h00 e 15h30 – Português / Espanhol

 

Sábados e ÚLTIMO domingo do mês 10h00 e 11h30 – Inglês

10h30 e 12h00 – Francês 11h00 – Português

 

 

27 Março a 29 Outubro

A 27 de Março foram introduzidos os Horários de Verão.

Continuação de abertura aos feriados, sábados e último domingo do mês.

 

Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira e FERIADOS 10h00, 11h30, 13h00, 14h30 e 16h00 – Inglês

10h30, 12h00, 13h30, 15h00 e 15h30 – Francês 11h00 e 15h30 – Espanhol

12h30 e 17h00 – Português

 

Sábados e ÚLTIMO domingo do mês 10h00, 11h30 e 13h00 – Inglês 10h30,12h00 e 13h40 – Francês 11h00 – Espanhol

12h30 – Português

 

 

A partir de 30 Outubro

A 30 de Outubro foi introduzido o Horário de Inverno.

Continuação de abertura aos feriados e sábados. Deixou de abrir ao último domingo do mês.

 

Visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira, de segunda-feira a sexta-feira, sábados e FERIADOS 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00 – Inglês

10h30, 12h00, 13h30 e 15h00 – Francês 11h00 – Espanhol

12h30 e 15h30 – Português

 

No feriado de dia 25 Dezembro, NATAL – o Palácio Fronteira esteve encerrado.

 

 

 

Visitas Temáticas

 

Visitas à noite ao jardim iluminado

(Visitantes: 7 adultos)

Com vista à dinamização das visitas ao jardim à noite, tirando partido da iluminação dos jardins e espaços exteriores do Palácio Fronteira instalada em 2019, a Fundação da Casas de Fronteira e Alorna abriu os seus jardins à noite pela terceira vez sem guia, dia 27 de Julho, das 20h30 às 23h30 (1 noite). Durante estes passeios o visitante teve à sua disposição os áudio-guias (em português, francês e inglês) e vídeo-guias em língua gestual portuguesa.

 

 

Visita Temática Figuras Literárias das Casas de Fronteira e Alorna

(Visitantes: 3 adultos)

Realizou-se no dia 26 de Março, uma visita temática intitulada “Figuras Literárias das Casas de Fronteira e Alorna”, guiadas ao Palácio Fronteira, para 3 pessoas.

 

 

Visita Temática Segredos do Palácio Fronteira

(Visitantes: 7 adultos)

Realizaram-se nos dias 29 de Janeiro, 26 de Fevereiro, 26 de Março, três visitas temáticas intituladas “Os Segredos do Palácio Fronteira”, guiadas ao Palácio Fronteira e seus jardins, para 7 pessoas.

 

 

Visita Temática “O Mundo dos Deuses”

(Visitantes: 33 adultos)

Realizaram-se nos dias 30 de Abril, 28 de Maio e 27 de Julho (noturna), 29 de Outubro, o ciclo de visitas comentadas de mitologia clássica no Palácio Fronteira, intituladas “O Mundo dos Deuses no Palácio Fronteira”, pelo Professor André Ferreira.

 

 

Actividades Destinadas a Públicos com Necessidades Especiais

Apesar da quebra total nas visitas de pessoas com necessidades especiais, as actividades culturais promovidas pela Fundação continuaram a ser divulgadas nas plataformas da Tur4all www.tur4all.pt e Cultura Acessível www.cultura-acessivel.pt.

 

 

Actividades Dirigidas ao Público Infanto-Juvenil

(17 crianças e 67 adultos)

 

Visita Encenada “D. Leonor, Marquesa de Alorna mostra o Palácio”

Realizaram-se no dia 21 de Maio, 26 de Julho e 1 de Novembro (com duas visitas), no âmbito do Aniversário de Nascimento de D. Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre, 4ª Marquesa de Alorna, quatro visitas encenadas para crianças intitulada “D. Leonor, Marquesa de Alorna mostra o Palácio”, para 14 crianças e 60 adultos.

 

 

Visita Encenada “As Aventuras de Dom João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira”

Assinalando os 390 anos do nascimento de D. João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira (1633-1681), realizaram-se nos dias 25 de Junho, 1 e 8 de Dezembro, 3 visitas encenadas para crianças intitulada “As Aventuras de Dom João Mascarenhas, 1.º Marquês de Fronteira”, para 3 crianças e 7 adultos.

 

 

Acolhimento de Visitas de Estudo e Outras

(355 participantes)

 

 

Março

No dia 4 de Março, realizou-se uma visita guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins, por Dr.Joel Moedas-Miguel, a 19 pessoas do grupo de Amigos do Palácio Nacional da Ajuda.

 

 

No dia 8 de Março, realizou-se uma visita guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins, por Dr. Joel Moedas-Miguel, a 9 pessoas da equipa do Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Direcção da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No dia 9 de Março, realizou-se uma visita de estudo guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins a 44 alunos da Wharton School, Univesity of Pennsylvania, EUA.

No dia 23 de Março, realizou-se uma visita de estudo guiada aos jardins do Palácio Fronteira, a 8 alunos e 2 docentes da unidade curricular de Recuperação e Gestão da Paisagem Cultural, coordenada pela Professora Doutora Cristina Castel-Branco, do Mestrado em Arquitectura Paisagista, do Instituto de Agronomia da Universidade de Lisboa.

 

 

Abril

No dia 17 de Abril, realizou-se uma visita de estudo aos jardins do Palácio Fronteira, a 25 alunos, acompanhados por 2 professores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

No dia 27 de Abril, realizou-se uma visita guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins a 27 alunos e 2 professoras da turma 6.ºB da Escola Delfim Santos, em São Domingos de Benfica, Lisboa. Esta visita foi integrada nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos nos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), sob os temas “O Património na era digital” e “Património Cultural e Natural na Nossa Freguesia”.

 

 

Junho

No dia 19 de Junho, realizou-se uma visita de estudo guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins, a 20 alunos, acompanhados pelo Professor Bonifácio Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

No dia 29 de Junho, realizou-se uma visita guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins, por Dr. Joel Moedas- Miguel, a 14 pessoas do Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga.

 

Julho e Agosto

No dia 18 de Julho, realizou-se uma visita aos jardins do Palácio Fronteira, a 12 crianças de 10/12 anos, acompanhadas por 3 educadoras, do Centro de Actividades de Tempos Livres, de São Domingos de Benfica, Lisboa.

De 31 de Julho a 6 de Agosto, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, associou-se a esta efeméride, e realizou visitas guiadas, com desconto, ao Palácio Fronteira e seus jardins a 56 peregrinos e voluntários.

 

 

Outubro

No dia 12 de Outubro, realizou-se uma visita aos jardins e Palácio Fronteira, para 25 alunos da Faculdade de Arquitectura de Lisboa, conduzidos pelo Eng. Jorge Bastos.

No dia 19 de Outubro, realizou-se uma visita de estudo guiada em francês ao Palácio Fronteira e seus jardins, a 18 alunos do mestrado para guias (património e turismo) da Universidade de Aix-en-Provence / Marseille, do departamento de estudos Portugueses. Esta visita foi organizada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

No dia 24 de Outubro, realizou-se uma visita de estudo guiada aos jardins do Palácio Fronteira, a um grupo de 14 alunos e 2 docentes, da unidade curricular de História e Teoria da Arte dos Jardins, coordenada pela Professora Doutora Cristina Castel-Branco, da Licenciatura em Arquitectura Paisagista, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

 

 

Novembro

No dia 3 de Novembro, realizou-se uma visita de estudo guiada ao Palácio Fronteira e seus jardins, a 30 alunos da cadeira de Introdução às Ciências do Património, acompanhados pelo Professor Doutor Nuno Senos, coordenador do Departamento de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

No dia 22 de Novembro, realizou-se uma visita de estudo aos jardins do Palácio Fronteira, a 12 formados e 1 formador do curso “História dos Jardins de Lisboa”, da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

 

 

9.  COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO

 

Todos os eventos culturais realizados no Palácio Fronteira tiveram cobertura fotográfica por questões de divulgação, mas também de registo interno e prova de realização dos mesmos.

 

 

Site da Fundação

Em Março de 2023 foi disponibilizado no site a loja online da Fundação, permitindo assim pela primeira vez a venda online dos bilhetes paras as visitas livres aos jardins e visitas guiadas ao interior do Palácio Fronteira. Foi também nessa mesma data disponibilizado no site da Fundação as inscrições para as actividades culturais.

Continuaram a ser introduzidos melhoramentos no site da Fundação.

 

Redes Sociais e Multimédia

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna continuou a fazer a difusão das suas actividades através das suas páginas do Facebook e instagram:

 

( https://www.facebook.com/fronteira.alorna/ 8.600 seguidores / 178 publicações). ( https://www.instagram.com/palaciofronteira/ 4.846 seguidores / 178 publicações).

 

Canal Youtube

Durante o ano de 2023, a Fundação gravou 13 concertos realizados no Palácio Fronteira, para futura disponibilização no canal youtube.

 

 

10.  FILMAGENS E SESSÕES FOTOGRÁFICAS

 

Fevereiro

Em Fevereiro, cedência de utilização de fotografias do Palácio Fronteira e seus jardins, a pedido da Associação do Turismo de Lisboa, para uma reportagem sobre o Palácio Fronteira, que foi publicada na Revista Le Figaro, hors series, edição de novembro dedicada em exclusivo a Lisboa.

No dia 3 de Maio, cedência dos jardins e Palácio Fronteira, para filmagem de vídeo dos azulejos para vídeo intitulado “A Rota dos Azulejos” com o objectivo de dar a conhecer aos portugueses e aos visitantes a importância do azulejo em Portugal.

No dia 20 de Junho, cedência dos jardins e Palácio Fronteira, para sessão fotográfica da Associação de Turismo de Lisboa, para promoção do Palácio Fronteira nas redes sociais (instagram, facebook, linkedin e Twitter) do Turismo de Lisboa.

 

 

Abril

No dia 19 de Abril, cedência dos jardins e Palácio Fronteira, para filmagens de uma curta-metragem, por 5 alunos estudantes de audiovisual e storytelling da Escola Superior de Comunicação Social em Benfica, Lisboa, para a disciplina de escrita e curtas metragens da docente Ana Varela, Benfica, em Lisboa.

 

 

Junho

No dia 21 de Junho, cedência de utilização da imagem da fotografia do retrato de D. Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos (1688–1756), 1.º Marquês de Alorna, 4.º Conde de Assumar e 1.º Marquês de Castelo Novo, para integrar a exposição de longa duração do Museu de Mariana, do Instituto da Pedra, em Minas Gerais, Brasil.

 

Setembro

No dia 18 de Setembro, cedência de utilização das imagens das fotografias dos retratos do 3.º Marquês de Alorna, D. Pedro de Almeida Portugal (1754-1813) com a família, e 3.º Marquês de Alorna, D. Pedro de Almeida Portugal (1754-1813) em uniforme de Oficial do Regimento de Cavalaria de Évora que comandou entre 1793 e 1796, para integrar o livro “Uniformes do Exército Português, 1792-1814”, da autoria de Pedro Soares Branco,

 

 

 

 

Outubro

No dia 10 de Outubro, cedência da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira para uma sessão fotográfica aos painéis de azulejos, para artigo dedicado à Restauração da Independência de Portugal e o papel crucial do 1.º Marquês de Fronteira nas batalhas, publicado na Revista Nacional Geographic Portugal – História, edição de Janeiro 2024.

https://www.nationalgeographic.pt/historia/restauracao-independencia-28-anos-decisivos-historia_4591

 

 

Novembro

No dia 6 de Novembro, cedência da utilização da imagem da fotografia do retrato do 3.º Marquês de Alorna, D. Pedro de Almeida Portugal (1754-1813) com a família, para imagem da capa da 4.ª edição do livro “Elites e Poder. Entre o Antigo Regime e o Liberalismo”, da autoria do Professor Doutor Nuno Gonçalo Monteiro, a ser publicado pela Imprensa de Ciências Sociais, editora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.

 

 

 

 

11.  ACTIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO MATERIAL E IMATERIAL DA FUNDAÇÃO

 

Ao longo do ano de 2023, criaram-se as seguintes rubricas:

 

 

Efemérides

 

 

  • 120 anos da morte de Pedro de Morais Sarmento (27.12.1829-10.02.1903), º Marquês de Fronteira;
  • 10 anos da morte de Eduardo Nery (1938-2013), autor da decoração azulejar do Jardim do Laranjal, do Palácio Fronteira.
  • Aniversário de Nascimento de Fernando José Fernandes Costa Mascarenhas (17.04.1945- 12.11.2014), 12.º Marquês de Fronteira, 10.º Marquês de Alorna, 13.º Conde da Torre entre outros títulos históricos que representava. Instituidor e Presidente do Conselho Directivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna;
  • 210 anos da morte de Pedro de Almeida Portugal (1754-1813), 3.º Marquês de Alorna;
  • Aniversário da morte de José Maria Pinto Basto Mascarenhas (10.03.1945-10.06.2020), 13.º Marquês de Fronteira, 11.º Marquês de Alorna, 14-º Conde da Torre, 15.º Conde de Assumar, entre outros títulos

 

históricos que representava. Administrador do património agrícola da Fundação desde a Instituição da Fundação, e Presidente co Conselho Directivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna;

  • 390 anos do nascimento de João Mascarenhas (18.07.1633-16.09.1681), 1.º Marquês de Fronteira e 2.º Conde da Torre;
  • Aniversário da Morte Fernando Penalva Mascarenhas (18.10.1910-05.08.1956), 11.º Marquês de Fronteira. pai do 12.º Marquês deste título e instituidor da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna;
  • Aniversário de Nascimento de D. Juliana de Almeida e Oyenhausen (20.08.1782-2.11.1864), Condessa da Ega, filha de Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lancastre (1750-1839), Condessa de Oyenhausen e 4.ª Marquesa de Alorna;
  • Aniversário de Nascimento de Dona Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lancastre, 4.ª Marquesa de Alorna, 8.ª Condessa de Assumar (31.10.1750-11.10.1839).
  • 383 anos da Restauração da Independência de Portugal (1 Dezembro), destacando o 2.º Conde da Torre, Dom João Mascarenhas (1633-1681), futuro º Marquês de Fronteira, representando na Batalha das Linhas de Elvas, a 14 de Janeiro de 1659, e na Batalha do Ameixial a 8 de Julho de 1663, nos painéis de azulejos da Sala das Batalhas do Palácio Fronteira.

 

 

Peça do mês

  • Retrato de Lopo de Almeida, 5º avô de Alcipe, ª Marquesa de Alorna, pintado pelo famoso pintor El Greco;
  • Serviço constituído por 45 pratos, 4 fruteiros, 2 terrinas e 2 vasos todos com diferentes representações de flores, pintados à mão e com o Brasão da Família Mascarenhas. Encomendado em Paris pelo 7º Marquês de Fronteira, D. José Trasimundo Mascarenhas Barreto (1802-1881), à famosa fábrica de porcelanas Darte Fréres;
  • Contador de “Capela” indo-português do XVIII com uma invulgar forma piramidal;
  • AUTO-RETRATO (no período final da sua vida), de Leonor de Almeida Portugal de Lorena e Lencastre (1750-1839), 4ª Marquesa de Alorna;
  • Tinteiro em porcelana da dinastia QING, PERÍODO QIANLOG (1736-1795), século XVIII, com brasão de armas Almeida-Portugal (Alorna). Tradicionalmente conhecido como o tinteiro de Alcipe, a 4.ª Marquesa de Alorna, D. Leonor de Almeida Portugal (1750-1839), herda este tinteiro de seu Avô, D. Pedro Miguel de Almeida (1688-1756), 1.º Marquês de Alorna. Terá sido usado pela Marquesa na composição das suas famosas Poesias;
  • MARTÍRIO DE SANTA ÚRSULA E COMPANHEIRAS, atribuído a Avelar Rebelo;
  • Berço Dom José I, º quartel do Séc. XVIII;
  • Colecção de Porcelana Celadon;
  • FIGURAS DE PRESÉPIO, segunda metade do séc. XVIII português, atribuídas ao Escultor Silvestre Faria Lobo pelo Alexandre Pais, este conjunto de figuras de presépio pertenceriam originalmente a um conjunto monumental muito semelhante aos conhecidos presépios da Estrela, Madre Deus ou ao presépio do Marquês de Belas, pertencente à coleção do Museu nacional de Arte Antiga.

 

 

12.  PUBLICAÇÕES

 

A Fundação apoiou o lançamento do livro sobre o 3.º Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida Portugal e Vasconcelos (1688-1756), intitulado “O Códice Endiabrado – Da Sublevação nas Minas em 1720”, de Rodrigo Bentes Monteiro, da Eduff – Editora da Universidade Federal Fluminense – RJ Brasil. Este lançamento contou com a participação do autor e a apresentação de Nuno Gonçalo Monteiro (ICS, UL).

 

13.  APOIOS À DIFUSÃO

 

Em 2023 a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna contou com o apoio na divulgação das suas actividades das seguintes entidades:

  • Antena 2
  • Associação de Turismo de Lisboa
  • Associação Portuguesa das Casas Antigas
  • Camerata Atlântica
  • Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor
  • Centro Português de Fundações
  • Coolture Tours
  • Editora Tribuna da História
  • Editora Leya
  • Eduff – Editora da Universidade Federal Fluminense, RJ – Brasil
  • Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
  • Escola Superior de Música de Lisboa
  • Galeria Rui Freire – Fine Art
  • Instituto Politécnico de Lisboa
  • Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica
  • Município de Ponte de Sor

 

 

 

14.  PRÉMIOS E DISTINÇÕES

 

O TripAdvisor (www.tripadvisor.com.br), voltou a atribuir ao Palácio Fronteira o Certificado de Excelência de 2023, resultado dos feedbacks positivos dos visitantes.

 

 

 

 

15.  PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO COM ENTIDADES ASSOCIATIVAS

 

A Fundação continuou a ser membro activo das associações:

 

  • Centro Português de Fundações
  • Associação de Turismo de Lisboa
  • Associação Portuguesa das Casas Antigas
  • Associação Portuguesa dos Jardins Históricos
  • Associação das Aldeias Históricas de Portugal
  • Turismo Acessível
  • GECORPA

 

 

16.  REPRESENTAÇÕES

 

Junho

 

No dia 6 de Junho de 2023, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, na Comemoração do 60.º Aniversário do Gabinete de Art in Embassies do Departamento de Estado dos Estados Unidos em Portugal, que decorreu na Fundação EDP – Central Tejo, em Lisboa.

No dia 29 de Junho de 2023, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, a convite do Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, na na Festa Nacional dos EUA, que decorreu na residência do Sacramento à Lapa, em Lisboa.

 

 

 

 

Setembro

No dia 23 de Setembro de 2023, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, a convite do Embaixador do Peru em Portugal, Carlos Gil Monte e a Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Dra. Ana Paula Lopes Fernandes, na inauguração da exposição de aguarelas do artista peruano Evaristo Callo, que teve lugar na sala de exposições do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

 

 

Novembro

Nos dias 3 e 4 de Novembro de 2023, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, a convite do Presidente da Associação Portuguesa das Casas Históricas, no Encontro das Casas Históricas, que decorreu no Porto.

No dia 23 de Novembro de 2023, a Fundação das Casas de Fronteira e Alorna foi representada pelo Presidente do Conselho Executivo, Dr. Joel Moedas-Miguel, a convite do Director-Geral da Direcção-Geral do Património Cultural, arquitecto Carlos dos Santos, no âmbito da efeméride “10 anos sobre a morte de Eduardo Nery (1938- 2013), no Encontro “Eduardo Nery. O Artista Visual, 1938-2013”, como moderador do primeiro painel, intitulado “A Arte de Ateliê de Eduardo Nery”, que decorreu no auditório do SIPA, Sistema de Informação para o Património Arquitectónico, no Forte de Sacavém, em Loures.

 

 

17.  CEDÊNCIA DE INSTALAÇÕES

(2.668 participantes)

 

 

Janeiro

No dia 6 de Janeiro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Chá de Reis, para os sócios, para dar a conhecer, pela mão de Rosa Morgado, a conservadora-restauradora responsável, a intervenção de conservação e restauro dos dois painéis de azulejo “Balança” e “Escorpião” do Jardim Formal do Palácio Fronteira, inteiramente subsidiados pelos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna em 2022, que contou com a presença de 12 pessoas.

No dia 21 de Janeiro, cedência do Palácio Fronteira, à Soroptimist Internacional (ONG mundial sem fins lucrativos), para a realização de Assembleia Geral da Soroptimist, seguida de um concerto e jantar a favor da Comissão de Emergência Social a Migrantes Timorenses / TimorOan. O concerto foi realizado pela GeraSopros – Orquestra Geração (Associação de Orquestras Sinfónicas Juvenis). Este evento contou com a presença de 74 pessoas.

 

 

Fevereiro

 

No dia 10 de Fevereiro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do XXI Torneio de Canasta do Gato Azul do Palácio Fronteira, com a participação de 44 pessoas.

 

 

Março

No dia 2 de Março, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do 2º Jantar de Fados, com os Fadistas Teresinha Landeiro e Peu Madureira, que contou com a presença de 42 pessoas.

No dia 6 de Março, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Torneio de Bridge, que contou com a participação de 17 pessoas.

 

 

Abril

No dia 3 de Abril, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Torneio de Bridge, que contou com a participação de 18 pessoas.

No dia 27 Abril, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Jantar/Debate com Maria Beatriz Rocha Trindade que proferiu a conferência “Visibilidade Transversal da Presença Migratória em Portugal”. Com o apoio da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, que contou com a presença de 25 pessoas.

No dia 30 de Abril, cedência do Palácio Fronteira, para a final da entrega dos Prémios do VII edição do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, concurso de âmbito nacional de excelência interpretativa, organizado pela “Compasso Supremo Associação” e pela “Camerata Atlântica”, com a presença de 50 pessoas.

 

 

Maio

No dia 2 de Maio, cedência do Palácio Fronteira, para lançamento do primeiro álbum “Espera”, do Fadista Peu Madureira, que contou com a presença de 120 pessoas.

Nos dias 21 e 28 de Maio, a Fundação cedeu os Jardins do Palácio Fronteira, para a realização do Festival Lisboa Jardins Abertos, projecto social organizado pela equipa Tomás Tojo, Rosana Ribeiro, Ana Rita Simões, Maria Albergaria, Rodrigo Pereira, Mafalda Bivar, Rita Gama e Rita Pereira, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e que foram visitados por 1.132 pessoas.

 

 

Junho

No dia 1 de Junho, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do XXI Torneio de Canasta do Gato Azul do Palácio Fronteira, com a participação de 44 pessoas.

No dia 4 de Junho, cedência da Sala das Batalhas, à Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, para a realização do concerto de laureados do Concurso de Músicos da EMNSC, com a presença de 100 pessoas.

No dia 14 de Junho, cedência da Sala das Batalhas para a realização da Assembleia Geral da Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, com a presença de 10 pessoas.

 

 

Setembro

No dia 26 de Setembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do XXII Torneio de Canasta do Gato Azul do Palácio Fronteira, com a participação de 52 pessoas.

 

Outubro

No dia 11 de Outubro, cedência do Palácio Fronteira, para a 11.ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto, presidida pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, uma iniciativa da responsabilidade da MSD, que contou com a presença de 90 pessoas.

 

 

Novembro

Nos dias 5 e 12 de Novembro, a Fundação cedeu os Jardins do Palácio Fronteira, para a realização do Festival Lisboa Jardins Abertos, projecto social organizado pela equipa Tomás Tojo, Rosana Ribeiro, Ana Rita Simões, Maria Albergaria, Rodrigo Pereira, Mafalda Bivar, Rita Gama e Rita Pereira, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e que foram visitados por 708 pessoas.

No dia 9 de Novembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização do 3º Jantar de Fados, com os Fadistas José da Câmara e Teresa da Câmara, acompanhados por Luís Petisca (guitarra portuguesa) e Armando Figueira (viola do fado), que contou com a presença de 56 pessoas.

 

 

Dezembro

No dia 12 de Dezembro, cedência de espaço para realização de reunião de trabalho da Direcção e a Assembleia Geral do Instituto da Nobreza Portuguesa, com a presença de 10 pessoas

No dia 17 de Dezembro, cedência do Palácio Fronteira, à Associação dos Amigos da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, para a realização de um Torneio de Bridge de Natal, que contou com a presença de 64 pessoas, que contou com a participação de 64 pessoas.

 

 

 

 

 

Dados Númericos

 

CONCERTOS

 

 

Data

Actividade

n.º pax

07.01.2023

Concerto de Reis

71

16.02.2023

Conferência/Concerto, com Rui Castilho de Luna

30

28.02.2023

Concerto Ciclo Jovens Talentos, 1º concerto

30

21.04.2023

Ciclo de Guitarra Portuguesa, 1.º concerto

46

9, 10 e

11.05.2023

IV Festival de Música Fernando Mascarenhas – 6 concertos

130

21.07.2023

Ciclo de Guitarra Portuguesa, 2.º concerto

43

26.10.2023

Concerto Antena 2 – 1.º concerto

53

16.11.2023

Concerto Ciclo Jovens Talentos, 2º concerto

27

23.11.2023

Concerto Antena 2 – 2.º concerto

67

07.12.2023

Concerto Antena 2 – 3.º concerto

25

Total –

522

 

 

 

 

 

CONFERÊNCIAS, COLÓQUIOS E JORNADAS

 

 

Data

 

Actividade

n.º pax

26.04.20234

Dia Europeu dos Jardins Históricos

37

16.04.2023

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos

57

16.05.2023

Conferência “O Último Távora”, por José Norton

35

18.05.2023

Dia Internacional dos Museus

120

21 e 28.05.2023

Festival Jardins Abertos

1132

19.07.2023

Dia Mundial dos Palácios

16

22 e 24.09.2023

Jornadas Europeias do Património

807

01.10.2023

Dia Europeu das Fundações e Doadores

73

5 e 12.11.2023

Festival Jardins Abertos

708

Total –

2G85

 

 

 

HOMENAGENS E COMEMORAÇÕES

Data

Actividade

n.º pax

17, 18 e 19.11.2023

Celebrar Eduardo Nery (1938-2013) – 10 anos morte

102

 

 

 

LANÇAMENTO / APRESENTAÇÃO DE LIVROS

 

 

Data

 

Actividade

n.º pax

03.10.2023

“O Códice Endiabrado”, de Rodrigo Bentes Monteiro

90

05.12.2023

“Diplomacia Portuguesa”, de Ana Leal de Faria

75

 

13.12.2023

 

Livro poemas “Já Pertenci a tanta coisa”, de Mariana Almeida Nogueira

 

90

Total –

255

 

 

 

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E CULTURA

 

Data

Actividade

n.º pax

2023

Camara Municipal de Ponte de Sor – 2 exposições e 2 concertos

1783

2023

Museu da Água e do Património Histórico da EPAL

7

 

Total –

17G0

 

 

 

 

 

 

 

VISITAS TEMÁTICAS

 

 

Data

 

Actividade

n.º pax

27.07.2023

Visitas à noite ao jardim iluminado

7

26.03.2023

Figuras Literárias das Casas de Fronteira e Alorna

3

29.01 / 26.02/ 26.03 /

2023

 

Segredos do Palácio

 

7

30.04 / 28.05/ 27.07 /

2023

 

O Mundo dos Deuses

 

33

21.05 / 26.07 / 1.11 /

2023

Visita Encenada – D. Leonor, Marquesa de de Alorna mostra o Palácio

 

84

 

25.06 / 1 E 8/12 / 2023

Visita Encenada – As Aventuras de D. João Mascarenhas, 1º Marquês de Fronteira

 

10

Total –

144

 

 

ACOLHIMENTO DE VISITAS DE ESTUDO E OUTRAS

 

 

n.º pax

Total –

355

 

 

 

CEDÊNCIA DE INSTALAÇÕES

 

Total –

n.º pax

 

2668

 

 

TOTAL GERAL

8821

 

 

 

 

 

18.  ACÇÕES DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÓNIO DA FUNDAÇÃO

 

Ao longo do ano de 2023 foi dada continuidade às obras de conservação e manutenção do património da Fundação, de acordo com os seus estatutos, a seguir discriminadas:

 

 

Património azulejar:

 

  • Iniciados e concluídos os trabalhos de conservação e restauro dos painéis de azulejos Peixes e Capricórnio, do Jardim Formal;
  • Iniciados e concluídos os trabalhos de conservação e restauro do painel “gatos e macacos”, da fonte dos S´s, do Jardim de Vénus;
  • Encontra-se em fase de conclusão os trabalhos de conservação e restauro de dois painéis de azulejos na casa de fresco. (laterais da entrada), do Jardim de Vénus;
  • Trabalhos de Conservação dos painéis laterais da fonte dos S´s, do Jardim de Vénus. Lado direito concluído. Lado esquerdo em fase de conclusão.

 

 

Áreas construídas:

  • Conservação e restauro do gradeamento, portão, brasão e 2 candeeiros da fachada principal do Palácio Fronteira;
  • Intervenção de conservação e restauro com aplicação de facings na pintura mural e estuques no sala principal da ala do séc. XVIII;
  • Intervenção de conservação e restauro com fixação da camada cromática de um painel no tecto de pintura mural Sala dos Painéis;
  • Reformulação da iluminação da Sala das Batalhas;
  • Substituição de 4 interruptores na entrada principal;
  • Instalação de dois carregadores para carros eléctricos;
  • Substituição da central de alarme de incêndio;
  • Substituição do gravador do circuito inteiro das câmaras de vigilância;
  • Realizados, como todos os anos, vários trabalhos de manutenção corrente de iluminação, com menor complexidade e que não implicaram a vinda de empresas exteriores;
  • Conclusão dos trabalhos no chão da Capela (corte e colagem de alguns bocados, afagamento, lixagem, cor e encerramento);
  • Colocação de madeira, betumagem e dada cor na ombreira da porta da Capela;
  • Colagens, Betumagem, lixagem e dada cor na porta da Capela;
  • Colocação e furação do fecho da porta da Capela para colocação de parafusos;
  • Abertura de caixa no chão da Capela;
  • Colocação e afinação da fechadura na porta da Capela;
  • Análise do estado das fechaduras das portas da Sala das Batalhas;
  • Retiradas, soldadas, oleadas e colocadas duas fechaduras da Sala das Batalhas;
  • Foram retiradas, limpas, coladas e montadas as peças, execução de uma peça em falta na almofada da das portas da Sala das Batalhas;
  • Betumagem, lixagem, dada cor e aplicação de peças vai-vem nas portas da Sala das Batalhas;
  • Retiradas massas e colocado vidro novo numa das portas da Sala das Batalhas e reforçada a trave da janela;
  • Aplicação de madeiras, betumagem e afagamento na ombreira da porta da Sala das Batalhas;

 

  • Tapados 2 buracos no soalho da Sala das Batalhas e corredor de passagem;
  • Abertura de caixa, aplicação de betume, lixagem aplicação de cor na junta entre a ombreira da porta e a pedra e aplicação e fixação da peça nova para segurar a ombreira da porta da Biblioteca;
  • Aplicação de espuma de poliuretano no interior da ombreira da Biblioteca;
  • Colocação do puxador e aplicação de ferragens vai-vem na porta da biblioteca;
  • Colagem de 3 peças, betumagem, lixagem e colocação de cera na porta da Biblioteca;
  • Limpeza e lubrificação da fechadura da porta da Biblioteca;
  • Colocada mola na porta da Biblioteca/Loggia;
  • Limada a chapa da ferragem vai-vem na prota da Loggia/Bilioteca;
  • Colocação de puxador na porta do corredor da Sala dos Painéis;
  • Enchimento de madeira e colocação de alguns parafusos para segurar a caixa da tomada de ficha da Sala dos Painéis;
  • Colocação de puxador na porta de passagem do corredor para a cozinha (1.º piso);
  • Pintura das massas na janela do corredor das cozinhas (1.º piso);
  • Colocação de puxador da porta da cozinh/corredor (piso º);
  • Colada a porta do º piso;
  • Execução e montagem do suporte para a dobradiça e acerto da mola da porta º 13;
  • Betumagem, lixagem e dada cor na porta º 13;
  • Arranjo dobradiça da casa de banho exterior no pátio principal do Palácio
  • Aplicação de várias injecções de anti-caruncho no chão da Capela, Sala Íntima, Sala Juno, Loggia, sala interior da ala do séc. XVIII e quarto de visitas do 2.º piso.

 

 

Jardim e ambiente:

No dia 26 de Abril, assinalou-se o Dia Europeu dos Jardins Históricos, em parceria com a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, com a realização de uma jornada, com a participação de Joel Moedas-Miguel (Presidente do Conselho Executivo da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna), Teresa Andresen (Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos), Catarina Valença Gonçalves (CEO SPIRA Revitalização Patrimonial), José Luís Vasconcelos e Sousa (Presidente da Direcção de Santar Vila Jardim), João Sousa Rego (Director do Patrrimónio Construído da Parques de Sintra Monte da Lua), Ana Luísa Soares (Pró-reitora da Universidade de Lisboa com o pelouro dos Jardins Botânicos), Manuel Lacerda (Direcção-Geral do Património Cultural) e Nuno Fazenda (Secretário de Estado do Turismo).

Em Maio de 2023 foi contratada a empresa SAMSIC, sob avença mensal, para apoio à manutenção do Jardim que se traduziu num incremento do melhoramento do estado geral do Jardim de Aparato.

 

 

No ano de 2023 realizaram-se os trabalhos regulares de manutenção tais comos:

  • Mondas;
  • Corte do buxo (topiária de buxos e teixos);
  • Aplicação de tratamentos fitossanitários no buxo (fungicida);
  • Aplicação de fertilizante foliar no buxo;
  • Plantação de brincos-de-princesa nos intervalos das hortenses, na Carranquinha;

 

  • Roçagem de erva nos caminhos e limpeza regular dos talhões do buxo;
  • Limpezas

 

 

 

 

 

Para além disso procedeu-se a:

  • Plantação de sardinheiras de flor encarnada nos vasos das balaustradas do Tanque dos Cavaleiros e Galeria dos Reis;
  • Plantação de hortenses no canteiro de sombra ao longo da base do muro da Galeria dos Reis;
  • Poda da glicinia do caramanchão, no Jardim Aparato;
  • Transplante de buxos no caminho de acesso ao Lago dos S´s;
  • Poda de limpeza e rejuvenescimento do caramanchão de madressilva, no Jardim de Vénus;
  • Poda de desbaste e rejuvenescimento da Strelitzia reginae (bananeira); no Jardim de Vénus;
  • Abate de choupo em senescência acentuada, no Jardim do Laranjal;
  • Poda de freixos para permitir o crescimento aprumado dos ciprestes, no Jardim do Laranjal;
  • Aprumo de ciprestes com pernadas tortas, com recurso a atilhos e podas, no Jardim do Laranjal;
  • Poda da eritrina, no Jardim do Laranjal;
  • Plantação de brincos-de-princesa nos intervalos das hortenses, na Carranquinha;
  • Tratamento das hortenses com fungicida e herbicida, na Carranquinha;
  • Plantação de sardinheiras de flor encarnada nos alegretes e canteiros, na Galeria das Artes;
  • Desbaste da vegetação arbustiva sobre o muro da piscina, na

 

  • Reparação da bomba e aplicação de filtro na Fonte de Vénus para reduzir entupimento dos bicos;
  • Actualização do circuito de alimentação eléctrica da fonte do Jardim de Vénus;
  • Substituição da bomba do furo da

 

 

Foram também realizadas algumas intervenções, instalações e restauros: :

  • Intervenção de correcção da rega gota-gota em diversos talhões de buxo, no Jardim de Aparato;
  • Restauro do caramanchão, no Jardim de Aparato;
  • Instalação de tubagem de rega gota a gota no laranjal para facilitar a rega no Verão, no Jardim do Laranjal;
  • Intervenção de conservação e restauro do caramanchão de glicínia, no Jardim de Aparato;
  • Intervenção de conservação e restauro de uma estátua do Jardim de

 

 

De assinalar, a formalização da intenção de participação no Projecto de Restauro de Matas de Recreio da AJH Associação Portuguesa de Jardins Históricos (a desenvolver em 2024).

 

 

 

Mobiliário

  • Restauro da Travessa grande com gradinha (Loggia),
  • Restauro de 2 imagens da Capela EST-0261 e EST 0260;
  • Limpeza e colagem do pé CAD-0093;
  • Restauro do pé da estatua EST-367A;
  • Restauro de um Tocheiro da Capela TOC-0254;

 

  • Restauradas e desinfestadas as peças da Capela;
  • Colocação de feltros mais altos nas bases dos candelabros da mesa da Sala dos Painéis;
  • Acerto de uma chave para a fechadura da porta do relógio pé alto REL-0104;
  • Montagem de um suporte para uma colcha;
  • Reposta a chave perdida da Papeleira da Sala Íntima;
  • Restauro do banco das escadas BAN-0002;
  • Aplicação de várias injecções de anti-caruncho nos seguintes móveis:
  • Cadeira CAD-0435, cadeira CAD-0088; papeleira PAP-0191; armário na casa r/c; cómodas Luis XV que se encontram na Loggia, Bergere e Mesa de Alcipe
  • Continuação dos trabalhos de inventário do mobiliário, pratas e faqueiro e colocação dos relatórios de intervenção das peças restauradas.

 

 

Restauros em curso:

Mobiliário

  • 1 secretária Davenport em pau santo com tampo forrado a pele gravada (SEC-0034);
  • 6 cadeiras de braços Luís XVI em nogueira com estofo nos assentos, braços e costas (CAD – 403 A/F);
  • 1 mesa conventual (MES-0113);
  • 2 portadas verdes da casa º 2;
  • Sino do portão do pátio principal de entrada do Palácio Fronteira (para fazer o cabeçote).

 

 

 

19.  AQUISIÇÕES E DOAÇÕES RELACIONADAS COM O PATRIMÓNIO DAS CASAS DE FRONTEIRA E ALORNA

 

Foram adquiridos durante o exercício de 2023:

  • 1 Sinete, mão em madeira exótica torneada, 10cm, português, séc. XVIII (2.ª metade), comprado à Cabral Moncada Leilões, leilão 220, lote 0004, comprado em 14.04.2023, pelo valor de 801,29 €;
  • 1 manuscrito, emoldurado, de 1632, de D. Fernando de Mascarenhas, comprado ao Palácio de Correio Velho Leilões e Antiguidades S.A., leilão 2028, lote 779, comprado em 15.12.2023, pelo valor total de 266,22 €.

 

 

Foi generosamente oferecido à Fundação, pelo Pintor Jorge Nesbitt a obra “Serpentin Vert”, 2021, serigrafia sobre papel de algodão artesanal de 330g (200x140cm) com caixa com linogravuras sobre papel com o mesmo título.

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados

Contactos

© 2021 Todos direitos reservados